Saiba o que é o Data Driven Marketing e seus benefícios

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O Data Driven Marketing ou Marketing Baseado em Dados consiste em uma estratégia usada para auxiliar nas tomadas de decisões baseando-se em indicadores reais, orientados por algoritmos matemáticos e estatísticas. 

Dessa forma, é possível entender as preferências, motivações e comportamentos de determinado público, baseando se em fatores reais e não em achismos. Esses dados são utilizados para orientar as decisões de compra na mídia e redes sociais.

O principal intuito do Data Driven Marketing é criar uma maior eficiência de marketing, isso significa tornar a experiência do cliente sempre melhor, obtendo um ROI (Retorno Sobre Investimento) melhor usando os canais de marketing.

Vale ressaltar que o Data Driven Marketing surgiu antes da internet, sendo a sua técnica aprimorada e consolidada após o surgimento dela, a partir do uso de softwares de gerenciamento de relacionamento com o cliente, conhecidos como CRM.

O surgimento do CRM possibilitou às empresas se aproximarem dos seus consumidores possibilitando que as empresas encaminhem mensagens atrativas para um público mais específico.

Esse método para a coleta de dados de marketing, entretanto, criou um novo desafio às marcas, o excesso de dados. Foi assim, que surgiram as plataformas de gerenciamento de dados, desenvolvidas para proporcionar melhor gerenciamento da entrada de tantos dados.

Sendo assim, o Data Driven Marketing foi uma inovação para a coleta de informações relevantes para aproximar as marcas de seus consumidores. Confira a seguir como aplicar o método e os principais benefícios da sua utilização.

Como aplicar o Data Driven Marketing na sua empresa?

Vimos anteriormente que o Data Driven Marketing é uma estratégia eficaz para aproximar a marca dos seus potenciais clientes. Coletando dados sobre as suas preferências e comportamentos, que podem visualizar novas tendências, sendo necessário contar com um bom sistema de integração de dados para o melhor uso dessas informações.

Listamos a seguir algumas dicas para aplicação de uma estratégia baseada em dados de marketing.

  1. Definição dos objetivos – antes de implantar uma estratégia de marketing baseada em dados na sua empresa é preciso analisar quais são os objetivos que pretende alcançar com tal decisão. Isso ajudará a determinar quais os tipos de dados que você irá precisar. É preciso estabelecer metas para criação de perfis do consumidor a fim de entender a jornada do cliente. Após a definição das metas é possível trabalhar com analistas de dados para descobrir quais informações estão faltando.
  2. Automatizar a gestão dos leads e integração de dados – aqui estamos nos referindo ao uso de tecnologias que facilitem a sua vida e otimizem todo o processo de marketing desde a coleta dos dados, passando pela sua integração até o disparo das mensagens.
  3. Trabalho colaborativo – o Data Driven Marketing não pode ser limitado apenas ao departamento de marketing, é preciso que todos os setores da empresa trabalhem em conjunto para o compartilhamento de informações entre as equipes.
  4. Fique atento à concorrência – mesmo não sendo um método novo o Data Driven está sempre se atualizando, conforme as novas tecnologias surgem no mercado, por isso observe a concorrência, observe o que funciona e o que não e esteja por dentro das tendências.
  5. Acompanhe suas métricas de marketing – mantenha seus KPI’s (Indicadores Chave de Performance) atualizados conforme as suas metas, observando sempre se as metas estabelecidas estão sendo atingidas;
  6. Siga as boas práticas – tenha certeza de que esteja de acordo com as boas práticas do marketing baseado em dados, que são:  ter acesso aos dados certos; gerenciar os dados corretamente para obter o seu aproveitamento máximo; seguir as leis relevantes de uso e compartilhamentos de dados e ,por fim, seja transparente.

Apesar de não ser um processo rápido, a implantação do Marketing Baseado em Dados é uma prática simples e eficiente de chegar até o público da sua empresa, ajustando as métricas de marketing para alcançar o resultado que você espera.

Conheça a seguir os principais benefícios do marketing analytics para a sua organização.

Descubra os benefícios do Data Driven Marketing

Graças ao desenvolvimento de estratégias como Marketing Baseado em Dados ficou muito mais simples do consumidor saber onde ele deve comprar. Antes era necessário todo um planejamento e investimentos com mídias eficientes. O uso de algoritmos e estatística tornaram o processo de compra programático.

Além disso, a estratégia permite o direcionamento de mensagens, anúncios e campanhas específicas para um determinado público. Podendo alcançar o público certo. No que se refere a produção de conteúdo, possibilita a criação de um conteúdo direcionado ao público certo com base nos dados dos clientes.

Outro fator relevante sobre a implantação do Data Driven Marketing é que é possível proporcionar uma melhor experiência ao cliente, convertendo-o em leads de vendas e posteriormente tornando-o um cliente recorrente.

A tecnologia do Data Driven Marketing permite usar os dados para criar uma experiência personalizada em uma ampla variedade de plataformas.

Oferece a oportunidade de desenvolver um produto melhor: as empresas podem melhorar o produto usando como base os dados sobre as suas preferências e necessidades dos clientes.

Por último e não menos importante, todos esses benefícios ajudam a aumentar o ROI do marketing. Vale ressaltar ainda que a empresa que não sabe tirar aproveitamento máximo dos seus dados fica para trás em relação à concorrência.

Agora que você já conhece os benefícios do Marketing Baseado em Dados, que tal aprender sobre algumas ferramentas que podem ajudar na sua aplicação.

Conheça algumas ferramentas de Data Driven Marketing

Existem algumas ferramentas que provavelmente você já conhece e até mesmo usa na sua empresa e não sabe que podem ajudar muito nos seus esforços de marketing data-driven. Trata-se de plataformas incríveis, baseadas em novas tecnologias que criaram conceitos fundamentais para a aplicação no marketing digital. 

Hubspot

Conta com uma versão gratuita e uma paga é considerada uma solução para automação de marketing, que possibilita o aproveitamento máximo dos dados.

Google Analytics

Talvez uma das ferramentas mais conhecidas e usadas pelas organizações, é um serviço gratuito que permite obter uma visão mais ampla das interações dos seus usuários com o seu site, como a forma como eles chegam até o site e as ações que realizam quando estão lá.

Salesforce

É uma ótima plataforma de CRM, pois possibilita a criação de um banco de dados completo dos seus clientes.

Pipedrive

Uma ferramenta multifuncional de vendas que pode ajudar a aumentar a receita da sua empresa. Considerada a ferramenta mais fácil de usar, permite que você gerencie melhor os seus leads qualificados. 

Google Search Console

A plataforma fornece ferramentas e relatórios que ajudam você a avaliar o tráfego e o desempenho de pesquisa do seu site, corrigindo problemas e destacando suas qualidades, é um serviço gratuito do Google.

Facebook Ads

Considerada a ferramenta de anúncios online mais utilizada no mundo, é muito eficaz para a aplicação de estratégias de marketing digital. O Facebook Ads é uma plataforma com um site completo, onde as empresas podem usar a sua criatividade para testar anúncios em diferentes formatos. 

Através dela é possível criar diferentes públicos, considerando seus interesses, localizações, gêneros, idades, dentre outras características e direcionar seus anúncios para o público certo.

Google Ads

É a maior ferramenta de links patrocinados do marketing digital. Permite que o seu anúncio seja exibido no momento certo, para as pessoas certas que estão procurando o que você tem a oferecer. 

Pode ser através do computador ou dispositivos móveis, seus potenciais clientes podem encontrar links patrocinados quando estão pesquisando em mecanismos de busca, assistindo vídeos ou visitando sites.

Além de todas as vantagens e maravilhas que as ferramentas de Data Driven Marketing são capazes de oferecer, existem alguns conceitos que se espera de uma boa ferramenta, são eles: resumir os principais indicadores e unificar os canais; complementar os cálculos de métricas e variáveis e interpretar os destaques para os usuários e o que é realmente relevante para eles e suas principais prioridades.

Para uma melhor compreensão dos indicadores apresentados pelas ferramentas, estes devem ser: inteligentes, práticos e objetivos.

Além das ferramentas apresentadas anteriormente existe outra que possibilita uma melhor integração de dados, conheça-a a seguir.

Kondado: uma eficiente plataforma de integração de dados para Data Driven Marketing

A Kondado é uma plataforma criada em 2018 para integração de dados para fins analíticos. Em suma, o cliente entra em nossa plataforma, cria as integrações migrando os dados das suas ferramentas, como o Facebook Ads, Google Ads, Pipedrive, etc, ao seu banco de dados analítico em apenas alguns cliques sem precisar escrever uma linha de código.

Uma vez que os dados encontram-se centralizados nesse banco, o cliente poderá usá-los como quiser, concentrando-os por exemplo em ferramentas de BI para fazer análises e criar gráficos e dashboards.

O cliente pode iniciar o uso da plataforma no período de teste gratuito que dura 14 dias e dá direito a 10 integrações ou 5 milhões de linhas integradas. 

Para entrar na plataforma  o cliente faz o signup, cadastra seu destino de dados, cadastra seus conectores e cria as integrações com alguns cliques em minutos, e nós começamos a enviar os dados conforme a frequência que ele desejar.

Se após os 14 dias, o cliente se interessar pelo serviço, pode escolher um de nossos planos mensais de assinatura. Caso tenha alguma dúvida durante o processo, temos uma equipe à disposição pronta para te ajudar.

Conclusão

Bom, chegamos ao final deste artigo que abordou pontos relevantes sobre o Data Driven Marketing. Que tal relembrarmos tudo o que vimos?

Em primeiro lugar, aprendemos o que é o Data Driven Marketing, uma estratégia que permite obter dados reais sobre o comportamento e preferências de potenciais clientes de uma marca, para direcionar mensagens atrativas para o público certo.

Depois vimos como fazer para aplicar o Marketing Baseado em Dados na sua empresa, com ajuda de um passo a passo para que tenha mais assertividade na implantação dessa importante estratégia.

Em seguida aprendemos alguns benefícios da aplicação do Data Driven Marketing, como por exemplo conhecer melhor as necessidades e preferências dos seus clientes para melhorar o seu produto, ou sair a frente da concorrência.

Também descobrimos que existem ferramentas de alta tecnologia e eficácia de Marketing Baseado em Dados que ajudam a avaliar e identificar os seus potenciais clientes e direcionar mensagens no momento certo para um público mais específico. 

Por fim, conhecemos uma eficiente plataforma de integração de dados, que possibilita conectar as informações das ferramentas de Data Driven Marketing, a plataforma Kondado.

Conquiste novos clientes baseando-se em dados relevantes sobre seu comportamento, movimentações e preferências. Use a plataforma Kondado para centralizar todos os dados de forma rápida e eficiente, totalmente online em apenas alguns cliques.

Aproveite o período de teste gratuito para experimentar a integração de dados em um só lugar e faça melhor proveito dos dados para conseguir chegar até às pessoas certas!

Publicado em 2022-03-01