10 plataformas de marketing digital para conhecer

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O marketing evoluiu junto com as tecnologias, por isso, estratégias de marketing digital são cada vez mais utilizadas por empresas para se conectarem com seu público e garantir sua presença online, uma vez que as mídias offline não são mais suficientes para atender uma população cada vez mais conectada.

O marketing digital engloba o uso de diferentes táticas, como SEO, tráfego pago, marketing de conteúdo e e-mail marketing, com o objetivo de atrair o público-alvo, construir a imagem da marca, manter uma relação com os clientes, entre outros fatores que possam ser considerados em uma estratégia de marketing digital.

Seja uma empresa de pequeno, médio ou grande porte, investir em marketing digital faz a diferença e pode impulsionar o crescimento da empresa e a qualidade de seus serviços.

Neste artigo, vamos falar sobre 10 importantes plataformas de marketing digital e como utilizá-las.

Criteo

O Criteo foi fundado em 2005 e é uma plataforma de publicidade paga que permite a criação de anúncios para os mais variados sites, incluindo os mais conhecidos, como o display do Google, Facebook e Instagram. Além disso, ele conta com mais de 18 mil publishers.

O Criteo oferece um serviço personalizado para cada cliente e, por isso, deve-se considerar que será necessário um investimento para utilizá-la.

Como acessar?

Para criar uma conta no Criteo, siga os passos abaixo:

  • Acesse o site criteo.com;
  • Clique em “Iniciar”;
  • Preencha o formulário de cadastro;
  • Clique em “Criar conta”;
  • Selecione a opção que melhor descreve sua empresa;
  • Forneça mais informações sobre sua empresa, como nome, site e país.

Pronto, sua conta foi criada. Agora, basta aguardar o e-mail de confirmação do Criteo.

Integração de dados do Criteo

Com o conector pré-construído do Criteo na Kondado é possível centralizar e analisar as estatísticas diárias de anúncios criados na plataforma Criteo com alguns cliques, sem que seja necessário conhecimento em programação.

Leve dados do Criteo ao seu banco de dados com alguns cliques

Faça o Teste Gratuito

Facebook Ads 

O Facebook dispensa apresentações. Fundado em 2004 por Mark Zuckerberg, tornou-se a maior rede social do mundo desde então. Muitas pessoas se perguntam se ainda é válido investir em publicidade no Facebook e a resposta é sim. De fato, segundo o relatório digital de 2022¹, a popularidade do Facebook no Brasil continua alta.

Já o Facebook Ads é uma plataforma de publicidade paga do Facebook (hoje chamado de Meta, marca que também é dona do Instagram e WhatsApp), onde são produzidos os anúncios que você provavelmente já deve ter visto no Facebook. Os anúncios são criados no Gerenciador de Anúncios da Meta. Nesse mesmo ambiente, você pode produzir campanhas para o Instagram.

No Gerenciador de Anúncios da Meta, é possível escolher o tipo de campanha (por exemplo, tráfego, reconhecimento de marca), definir o público-alvo usando informações demográficas, interesses e comportamentos, definir o orçamento e o cronograma e monitorar a campanha e seus resultados.

Como acessar?

Uma vez que você já tenha uma conta responsável pelos anúncios, seja ela vinculada a uma página de negócio ou não, siga os passos abaixo. Caso contrário, crie uma conta no Facebook ou Instagram primeiro.

  • Acesse o site do Gerenciador de Anúncios do Facebook em business.facebook.com/create;
  • Faça login com o endereço de e-mail e senha da conta responsável pela produção dos anúncios;
  • Você será redirecionado para a página inicial do Gerenciador de Anúncios. Clique em “Criar conta de anúncios”;
  • Preencha as informações solicitadas, que incluem informações básicas, como nome da empresa e horário de funcionamento;
  • Selecione o método de pagamento para a sua conta de anúncios. Há diversas opções de pagamento.

Pronto, agora você já pode criar a sua primeira campanha.

Integração de dados do Facebook Ads

As integrações do Facebook construídas pela Kondado possibilitam que as estatísticas de campanhas, grupos de anúncio e anúncios, além de formulários de leads e outras métricas, estejam acessíveis e possam ser cruzadas facilmente uma vez que estejam centralizadas em um banco de dados.

Teste gratuitamente as integrações de dados do Facebook Ads

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Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita oferecida pelo Google e muito utilizada para coleta e análise de dados. Trata-se de uma ferramenta de análise da web, algo muito útil para qualquer negócio que tenha presença digital.

Com o Google Analytics, você pode observar o tráfego em seu website, como ele ocorre, quais são os comportamentos das pessoas quando entram em sua página web, assim como o desempenho de campanhas de marketing.

Dentre as informações que você irá encontrar no Google Analytics, incluem-se: número de visitantes em um site, sua localização geográfica, o dispositivo e o navegador que eles estão usando, quanto tempo eles gastam no site, quais páginas eles visitam e como eles interagem com o conteúdo do site.

Dentre os recursos avançados para auxiliar em estratégias de marketing e vendas, temos: análise de funil de conversão, que ajuda a entender o caminho dos usuários pelo site, para identificar oportunidades e melhorar a experiência do usuário e aumentar as conversões; configurar metas personalizadas e acompanhar o progresso dessas; criar relatórios personalizados e compartilhá-los com outras pessoas.

O Google Analytics permite aos profissionais da área de marketing e aos tomadores de decisões acesso a informações de extrema importância para melhorar a experiência dos usuários, o desempenho do site, o aumento de vendas e outras questões que sejam necessárias.

Como acessar?

Para criar sua conta gratuita no Google Analytics, basta ter uma conta Google e seguir os seguintes passos:

  • Acesse o site do Google Analytics em https://analytics.google.com/;
  • Clique no botão “Começar a usar”;
  • Faça login com sua conta do Google;
  • Insira as informações da sua conta, como nome da conta, nome do site e URL do site;
  • Aceite os termos de serviço do Google Analytics;
  • Clique em “Criar” para criar sua nova conta do Google Analytics.

Pronto, agora você já tem acesso a todas as funcionalidades do Google Analytics. Como a plataforma é bastante completa, é normal não saber utilizá-la em seu primeiro acesso. O Google, sabendo disso, oferece cursos próprios e gratuitos, do nível iniciante ao avançado sobre o Google Analytics. Você pode acessá-los clicando aqui!

Integração de dados do Google Analytics

Levar dados do Google Analytics (GA4) ao seu banco de dados possibilita também que eles possam ser integrados à ferramentas de BI, como o Power BI, facilmente. Com a ajuda da plataforma Kondado, você pode selecionar as métricas e dimensões do GA4 que deseja analisar e integrá-las ao seu Data Warehouse ou Data Lake com alguns cliques.

Centralize os dados do GA4 em um banco de dados seu

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Google Ads

Google Ads é uma plataforma de publicidade paga do Google. Nela, é possível criar anúncios em diversos formatos, incluindo pesquisa, display, vídeo e aplicativos. Os anúncios são exibidos nos resultados de pesquisa do Google, no YouTube, no Google Maps e em outros sites que possuem parceria com o Google.

No Google Adwords, é possível segmentar seu público de maneira eficiente e escolher palavras-chave que ajudam a levar o anúncio para quem procura por elas. Outras opções de segmentação incluem localização, idioma, tipo de dispositivo e interesses.

No Google Ads, o pagamento funciona assim: pelo modelo de pagamento por clique (PPC), o anunciante só paga quando um usuário clica no anúncio. O valor do clique depende de diversos fatores, como a concorrência pela palavra-chave escolhida e a qualidade do anúncio. A posição do anúncio na página de resultado de pesquisa é determinada por meio de um sistema de leilão que considera o valor do lance e a relevância do anúncio.

Pode parecer complicado, mas é apenas uma questão de conhecer os termos. O lance se refere ao valor que o anunciante está disposto a pagar por um clique no anúncio, enquanto a relevância é decidida pelo Ad Rank. O Ad Rank leva em consideração a relevância do anúncio, a experiência na página de destino e a taxa de cliques esperada, gerando uma nota de 1 a 10 que é usada para determinar se o anúncio é relevante para a pesquisa.

O modelo de leilão do Google Ads é um processo contínuo e os anunciantes costumam editar suas campanhas em busca de melhor ranqueamento.

Como acessar?

Criar sua conta no Google Ads é fácil. Você só precisa possuir uma conta Google (e-mail), e seguir os seguintes passos:

  •  Acesse o site do Google Ads em https://ads.google.com/;
  • Faça login com a sua conta do Google;
  • Siga as instruções para configurar sua conta.

Pronto, agora você já pode criar e gerenciar campanhas publicitárias no Google Ads.

Integração de dados do Google Ads

Ao criar integrações do Google Ads com a plataforma Kondado, é possível escolher quais relatórios, métricas e dimensões deseja levar ao seu banco de dados. Uma vez que estejam no seu banco de dados, os dados do Google Adwords podem ser acessados nas plataformas de BI da sua escolha.

Integre as métricas do Google Ads ao seu banco de dados

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Google Search Console

O Google Search Console é uma ferramenta gratuita fornecida pelo Google que ajuda a melhorar o ranqueamento de sites nos resultados de pesquisa do Google. Ela oferece informações sobre o tráfego do site, páginas indexadas e backlinks, além de ajudar na identificação e solução de problemas de SEO. É a ferramenta ideal para melhorar o ranqueamento de um website.

Como acessar?

Para criar uma conta no Google Search Console, siga os seguintes passos:

Pronto, agora você já pode acompanhar informações detalhadas sobre seu site por meio do Google Search Console.

Integração de dados do Google Search Console

Centralizar as informações de buscas do Search Console em um banco de dados facilita o cruzamento dos dados com informações de outras ferramentas, possibilitando uma análise mais rica e voltada às necessidades do negócio.

Centralize suas informações de buscas do Search Console

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Instagram

O Instagram foi lançado em 2010 como uma rede social para compartilhamento de fotos e vídeos, exclusiva para usuários de iOS na época. Em 2012, a plataforma foi comprada pelo Facebook, hoje Meta, devido à sua popularidade.

Ao longo dos anos, o Instagram adicionou diversos recursos, como stories, reels e lives, para melhorar a experiência do usuário.

A plataforma é ideal para empresas alcançarem um público amplo e interagir com ele, além de permitir a criação de conteúdo e anúncios pagos pelo Gerenciador de Anúncios da Meta.

Outra opção de marketing no Instagram é a parceria com criadores de conteúdo já consolidados para que promovam o produto ou serviço, aumentando o alcance da empresa.

Como acessar?

Para criar sua conta no Instagram, basta seguir estes passos:

Com isso, você já terá acesso ao Gerenciador de Anúncios do Meta. Bastará, então, escolher qual estratégia de marketing no instagram é ideal para seu negócio.

Integração de dados do Instagram

As integrações de dados do Instagram disponíveis na plataforma Kondado possibilitam a extração e centralização de estatísticas diárias de perfil, estatísticas de mídias e audiência, além de outras informações. Para construí-las bastam alguns cliques, não sendo necessário conhecimento técnico em processos de ETL e integração de dados.

Tire o máximo de proveito dos seus dados do Instagram

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LinkedIn

Embora sua popularidade seja recente, o LinkedIn foi fundado em 2002 e lançado no ano seguinte. Trata-se de uma rede social profissional que tem como objetivo facilitar a conexão entre profissionais ao redor do mundo. O LinkedIn foi adquirido pela Microsoft em 2016.

As opções de marketing no LinkedIn incluem a criação de conteúdo relevante na área profissional, anúncios patrocinados e o desenvolvimento de relacionamentos com profissionais e outras empresas.

O LinkedIn é uma ótima plataforma para aumentar o reconhecimento da marca, construir networking, auxiliar no processo de recrutamento e gerar leads por meio de anúncios pagos.

Como acessar?

Para criar uma página empresarial no LinkedIn, siga os seguintes passos:

  • Acesse o site linkedin.com;
  • Faça login com uma conta pessoal ;
  • Clique em “Soluções” na parte superior direita;
  • Selecione “Criar Página do LinkedIn +”.

Integração de dados do Linkedin

A integração de dados do Linkedin Ads criada pela Kondado possibilita que você tenha acesso aos seus dados de anúncios da ferramenta na sua nuvem analítica. Além disso, também estão disponíveis dados orgânicos de páginas e posts, para que você possa ter uma visão completa dos resultados das suas estratégias de reconhecimento de marca na ferramenta Linkedin.

Integre dados orgânicos e de anúncios do Linkedin

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Taboola

A Taboola é uma plataforma paga que permite ao anunciante exibir anúncios em sites de terceiros. Os anúncios são integrados ao design do site, melhorando a experiência do usuário e aumentando a visibilidade dos anúncios.

É uma ótima plataforma para investir em anúncios em sites, indo além das plataformas do Google e Meta.

Como acessar?

Para acessar o Taboola, é necessário criar uma conta no site.

No Taboola, é necessário fornecer informações sobre a sua empresa e a campanha que deseja criar, incluindo público-alvo, orçamento e tipo de anúncio.

A criação de uma conta no Taboola está sujeita à aprovação da plataforma, pois deve atender aos requisitos da política de publicidade.

Integração de dados do Taboola

Não é necessário conhecimento em programação para integrar os dados do Taboola a um Data Warehouse ou Data Lake, com a ajuda da plataforma Kondado é possível fazer isso de forma fácil e rápida.

Centralize os dados do Taboola no seu banco analítico

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WordPress

O WordPress é uma plataforma de criação e administração de sites e blogs. Foi lançado em 2003 e hoje é utilizado por mais de 40% dos sites da internet ².

O WordPress é uma ferramenta gratuita, com diversas opções de temas e plugins para a criação de sites de alta qualidade, sem a necessidade de conhecimentos em programação.

Além disso, o WordPress é altamente otimizado para SEO, o que ajuda a posicionar bem o site nos resultados de busca do Google e outros mecanismos de pesquisa similares.

Para o marketing digital, o WordPress facilita a criação de um website, auxilia no seu ranqueamento e, consequentemente, em toda a estratégia de SEO.

Como acessar?

Para criar uma conta no WordPress, siga os seguintes passos:

  • Acesse o site: wordpress.com;
  • Clique em “Comece agora”;
  • Escolha um nome para seu site e um endereço (URL);
  • Escolha um plano de assinatura (para ter acesso a ferramentas mais avançadas) ou siga com o plano grátis;
  • Insira um endereço de e-mail e senha ;
  • Clique em “Crie seu site” e siga as instruções para finalizar a criação da conta.

Integração de dados do WordPress

É possível acessar os dados do WordPress através do banco de dados MySQL. Com a ajuda da plataforma Kondado você pode centralizar os dados do WordPress que estão no MySQL em um banco de dados analítico, possibilitando o cruzamento com outras fontes de dados.

Cruze os dados do WordPress com outras fontes de dados

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Youtube

O YouTube dispensa apresentações como a maior plataforma de compartilhamento de vídeos do mundo. Fundada em 2005 por Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim, a empresa foi adquirida pelo Google em 2006. 

Inicialmente, o YouTube era uma plataforma para compartilhamento de vídeos pessoais e amadores, mas atualmente oferece uma ampla gama de conteúdo de entretenimento para diversos interesses e públicos. 

O YouTube é uma plataforma altamente lucrativa para empresas e criadores de conteúdo, permitindo alcançar novos públicos, construir marcas e gerar receita através de anúncios e patrocínios. 

Além da opção de produzir anúncios, outras estratégias de marketing no YouTube incluem a criação de conteúdo próprio e publicidade em canais consolidados, onde os produtores de conteúdo já estabelecidos falam sobre um produto para seu público.

Como acessar?

Criar uma conta no YouTube é muito simples, basta seguir estes passos:

  • Acesse o site www.youtube.com;
  • Clique no botão “Fazer login”;
  • Na página de login, selecione a opção “Criar conta”.

Pronto, agora basta escolher qual estratégia de marketing você irá utilizar.

Integração de dados do Youtube

Com as integrações do Youtube disponíveis na plataforma Kondado é possível levar estatísticas do seu canal ao seu banco analítico com alguns cliques.

Extraia as estatísticas do seu canal do Youtube com alguns cliques

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Esperamos que esse artigo possa ajudá-lo na implantação ou melhoria do Marketing Digital em seu negócio.


Referências:

¹ https://www.slideshare.net/DataReportal/digital-2022-essential-facebook-stats-for-q2-2022-v01

² – https://w3techs.com/technologies/history_overview/content_management/all/y

Publicado em 2023-03-01