PostgreSQL

O PostgreSQL é o banco de uso geral mais eficiente para criação de Data Warehouses e Data Lakes pela sua eficência em joins complexos e alta disponibilidade durante inserções de altos volumes de informações.

Não possui um banco de dados? 
Veja este tutorial de como criar um banco PostgreSQL na AWS
Veja este tutorial de como criar um banco PostgreSQL na Locaweb

Clique aqui para acessar o tutorial de como conectar à sua ferramenta de visualização:
Looker Studio
Power BI

Neste artigo, iremos mostrar como cadastrar um banco PostgreSQL como destino na plataforma da Kondado. Caso você ainda não possua um banco de dados de destino criado, clique aqui para ler o nosso artigo ensinando como criá-lo na AWS.

Antes de adicionar o banco de dados, assegure-se que o usuário e o servidor do banco são acessíveis aos nossos IPs que estão listados aqui e depois siga os passos abaixo:

1) Faça login na plataforma da Kondado

2) Navegue até a página de adição de destinos e selecione o destino PostgreSQL conforme imagem abaixo

3) Preencha as informações do seu banco de dados conforme imagem abaixo:

  1. Nome: Essa é a descrição interna do seu destino na plataforma da Kondado
  2. Endereço: O endereço de servidor do seu banco de dados (IP ou DNS) – veja exemplo de onde encontrá-lo no passo 26 deste tutorial
  3. Porta: A porta do seu banco de dados (geralmente 5432)
  4. Banco de dados: o nome do database – para bancos hospedados na AWS, é a informação inserida no passo 14 deste tutorial (“Initial Database Name”)
  5. Usuário: o nome do usuário que a Kondado irá usar para inserir dados no seu banco. Este usuário deve ter permissões de DROP, INSERT, CREATE, ALTER, SELECT e DELETE tabelas e schemas – informação do campo “Master username” do passo 7 deste tutorial no caso de bancos criados na AWS
  6. Senha: a senha do usuário – informação do campo “Master password” do passo 7 deste tutorial no caso de bancos criados na AWS
  7. Schema: informe um schema ou deixe o padrão “public” [1]
  8. Clique em salvar e o seu novo destino será criado!

[1] A Kondado irá tentar criar o schema com valor informado no parâmetro “schema” e caso não seja possível (por exemplo, por falta de permissão), será utilizado o schema public. Mesmo que o schema já exista, a Kondado deve ter permissão para criação de schemas (“GRANT CREATE ON DATABASE db TO user”) caso você não queira utilizar o schema public. Para schemas existentes, também é importante que o usuário cadastrado na Kondado tenha permissão para utilizar o schema (“GRANT USAGE ON SCHEMA schema_name TO user;”)