6 ferramentas para ajudar na gestão de projetos e processos da sua empresa

6 ferramentas para ajudar na gestão de projetos e processos da sua empresa

Inscreva-se

Abordamos dados e análises dentro das empresas.

Receba novos artigos por e-mail


Compartilhe

Realizar a gestão dos projetos e processos da sua empresa é uma das tarefas principais para garantir a eficiência das atividades da mesma.

Mas, para que isso aconteça é preciso compreender o que são os processos e projetos. Ambos são ações que fazem parte da rotina e funcionamento das mais diversas organizações, sendo responsáveis por garantir a sustentação do trabalho e do objetivo da equipe, independente do segmento de atuação ou porte da empresa.

Entretanto, é necessário entender como medir seus processos e projetos e qual a importância dessa atividade. Saber como organizar seus projetos e processos é de extrema relevância para sua organização, pois é preciso assegurar que tudo ocorra de acordo com o que foi planejado e que os objetivos possam ser alcançados.

Para isso, existem ferramentas de gestão de projetos e ferramentas de gerenciamento de processos que ajudam a mensurar tais ações e garantir mais efetividade para as atividades realizadas. 

Entre os aspectos que uma gestão de projetos e processos pode melhorar dentro das organizações, destacam-se:

  • Gestão de esforços da equipe;
  • Divisão de tarefas em projetos para um melhor acompanhamento do andamento;
  • Maior visibilidade dos projetos e atividades em andamento, facilitando a gestão de equipe no home office;
  • Possibilidade de digitalizar os processos o seu acompanhamento online;
  • Entre outros.

Se você procura por ferramentas que auxiliem na organização, gestão e mensuração dos projetos e processos da sua empresa, então continue acompanhando este artigo.

Qual a necessidade da coleta de dados dos projetos e processos?

Antes de mais nada é preciso ressaltar a importância da coleta de dados como fonte de informação relevante para otimizar os mais diversos tipos de ações, e com os projetos e processos da sua empresa, não é diferente. 

Primeiro vamos esclarecer o que é a coleta de dados: consiste em um procedimento onde são coletados dados de diferentes ferramentas e centralizados em um só lugar, ou seja, em um único banco de dados, facilitando a realização de análises. 

Dessa forma, facilita a gestão e organização dos seus projetos e processos de maneira mais eficiente e prática.

Mas afinal, qual a necessidade da coleta dos dados de projetos e processos?

Para responder a esta pergunta, primeiro precisamos pontuar as principais características de cada uma dessas ações. 

As características do processo são:

  • Trabalho contínuo e rotineiro;
  • Obtém resultados constantes e padronizados;
  • Permanente e replicável;
  • Relacionado a maneira que a empresa trabalha;
  • Promove a valorização da entrega ao cliente.

Entre as características dos projetos, destacam-se:

  • Trabalho temporário e único;
  • Deve seguir etapas, de início, meio e fim;
  • Propõe melhoria nos processos;
  • Gera resultados únicos;
  • Elaborado de forma progressiva;
  • Conectado a um ou mais processos da empresa;
  • Deve ter seu escopo e recursos bem definidos.

Ao coletar os dados da gestão de projetos e processos da sua organização, você estará contribuindo para obtenção de insights que trazem benefícios  para o seu negócio, para medir seus projetos e processos de forma mais assertiva, como:

  • Medição do tempo gasto com um determinado processo;
  • Tempo ganho com a otimização de um processo;
  • Previsão de tempo que um tarefa poderá demandar;
  • Medição da carga de trabalho das equipes;
  • Entre outros.

Para uma melhor otimização dessas atividades existem ferramentas que organizam seus projetos e processos de forma prática, totalmente online. Confira a seguir algumas ferramentas gestão de projetos e ferramentas de gerenciamento de processos.

Descubra quais são as principais ferramentas para organização e gerenciamento dos seus projetos e processos

Como mencionado anteriormente, a organização dos dados da gestão de projetos e processos requer o uso de ferramentas e/ou plataformas que possibilitem uma melhor estruturação das informações, bem como o compartilhamento delas de forma simples e prática.

Conheça a seguir as principais características das 6 ferramentas mais utilizadas para a organização de projetos e processos:

Jira

O Jira Software foi desenvolvido para que cada componente da sua equipe de software tenha autonomia para planejar, acompanhar e lançar softwares de alta performance. 

Essa ferramenta possibilita que você planeje histórias de usuários e problemas, além de sprints e distribua tarefas para toda a sua equipe. 

Também permite que você acompanhe o trabalho da sua equipe, podendo visualizar o contexto completo das atividades.

A integração de dados do Jira para o seu data warehouse ou data lake pode ser feita com a ajuda de uma plataforma específica, a Kondado, que permite que você crie um ETL do Jira com apenas alguns cliques.

Pipefy

Trata-se de uma ferramenta no-code completa para criação de workflows sem burocracia e otimização do seu tempo. A ferramenta possibilita a automatização de tarefas manuais, centralização de processos e conexão de departamentos.

De fácil implementação, você pode começar a usar rapidamente sem precisar da ajuda de terceiros. E com a ajuda da Kondado é possível levar os dados do Pipefy ao seu banco de dados com poucos cliques, e até cruzá-los com dados de outras ferramentas da sua empresa.

Google Sheets

O Google Sheets permite criar e colaborar em planilhas on-line, em tempo real e usando qualquer dispositivo. Com o auxílio da ferramenta é possível otimizar seu trabalho e tarefas.

Essa ferramenta permite que você trabalhe sempre com dados atualizados, pois as alterações são salvas automaticamente no histórico de versões, facilitando o rastreamento, a reversão de mudanças e até mesmo o acompanhamento do histórico de edições.

Para integrar o Google Sheets ao seu data warehouse você pode contar com a ajuda da plataforma Kondado, que se encarrega de gerenciar o fluxo de ETL do Google Sheets, para que você não precise se preocupar com isso .

Trello

Através da ferramenta Trello é possível automatizar e agilizar o trabalho das suas equipes. A ferramenta permite a colaboração em gerenciamento de projetos, processos e atividades do dia a dia. 

É uma ótima solução para trabalhar em equipe, você pode personalizar seu quadro Trello para acrescentar mais funções na medida que suas tarefas e equipe forem aumentando. 

Ideal para gerenciar projetos, organizar tarefas e manter o espírito colaborativo do trabalho em equipe. Com a integração dos dados do Trello para o seu data warehouse ou data lake criada pela Kondado, você consegue começar a analisar seus dados em instantes e sem precisar programar.

Clickup

Ferramenta completa para organizar seu trabalho em um único lugar: tarefas, documentos, metas e muito mais. Visualize seu trabalho em tempo real, e adapte a ferramenta conforme as suas necessidades.

Acompanhe suas tarefas usando listas, atualize os fluxos de trabalho em quadros, arraste e solte os prazos de entrega usando o calendário e muitas outras funcionalidades.

Você pode fazer a integração dos seus dados do Clickup com a ajuda da plataforma Kondado, migrando-os para o seu data warehouse ou data lake em instantes.

Clockify

O Clockifly é um app de rastreamento de tempo e um quadro de horários que possibilita o acompanhamento em horas de trabalhos dos seus projetos. Integre seus dados do Clockify com a ajuda da Kondado, plataforma que pode se encarregar pelo gerenciamento do fluxo de ETL do Clockify, para que você não tenha que se preocupar com a gestão de nenhum servidor.

Agora que você já sabe as principais ferramentas para organizar projetos e processos, que tal conhecer mais sobre a plataforma Kondado?

Kondado: a sua plataforma para integração de dados

A Kondado sabe que a integração de dados é considerada o coração da área de Data Science e BI Moderno, e pensando nisso, desenvolveu uma plataforma que permite que dados de vários lugares sejam centralizados em um único lugar.

Oferecemos a analistas, gestores e cientistas a possibilidade de cruzar informações, consultar e analisar dados de forma eficiente e rápida.

Nossa plataforma permite a realização de mais de 80 integrações de forma online, sem precisar instalar nada ou se preocupar com a manutenção de um servidor. Além disso, contamos com uma sessão de modelagem de dados em SQL, permitindo a automatização de toda a preparação de dados para as suas análises.

Para saber como funciona a plataforma, aproveite o período de teste gratuito, que dura 14 dias e dá direito a 10 integrações ou 5 milhões de linhas integradas, não sendo necessário informar cartão de crédito.

Se após o período de teste você se interessar em contratar nossos serviços, você pode escolher um dos nossos planos de assinatura, a contratação pode ser feita pela própria plataforma, sem precisar passar por nenhum vendedor.

Durante todo o processo, se você tiver qualquer dúvida a nossa equipe do chat estará sempre pronta para te ajudar. Você também pode mudar o plano ou cancelar a assinatura quando quiser.

Conclusão

Já que estamos no final deste artigo que abordou de forma clara e objetiva sobre a importância de organizar os dados dos seus projetos e processos, que tal recapitularmos os pontos mais relevantes sobre o tema?

Em primeiro lugar aprendemos que projeto e processo são duas ações que fazem parte de qualquer organização, e referem-se ao modo que você estrutura o seu trabalho e os objetivos que sua empresa pretende alcançar.

Depois vimos o porque é necessário realizar a coleta de dados de projetos e processos, que são fundamentais para medir tempo gasto e tempo ganho, além de outras informações que são importantes para a produtividade da sua empresa.

Também conhecemos 6 das principais ferramentas para medir seus processos e projetos, como: Jira, Pipefy, Google Sheets, Trello, Clickup e Clockify e como a plataforma Kondado auxilia na integração dos dados dessas ferramentas.

Por fim, apresentamos a plataforma de integração de dados Kondado, que permite que você integre os dados das ferramentas que auxiliam na gestão de processos e projetos da sua empresa.

Centralize todos os dados de gerenciamento dos projetos e processos da sua empresa em um único lugar, sem precisar instalar nada ou realizar a manutenção de um servidor. Utilize nossos 14 dias de teste grátis!

Publicado em 2022-05-17