Dados qualitativos: O que são e quando usá-los?

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A pesquisa de dados qualitativos deve referenciar informações sobre qualificação e qualidade de determinadas situações empresariais, auxiliando na compreensão dessas informações por apresentá-las por meio de palavras ao invés de números.

O real objetivo dos dados qualitativos é garantir o entendimento aprofundado sobre o assunto que será abordado, considerando informações compartilhadas pelos clientes por meio da pesquisa de satisfação, por exemplo.

Portanto, esse tipo de representação de dados deve revelar conceitos abstratos, complicados de serem quantificados. Entenda melhor sobre dados qualitativos e as suas diferenças em relação aos dados quantitativos!

Dados Qualitativos, o que são?

O dado qualitativo apresenta de forma explícita e compreensível, as informações de um assunto em questão. Sendo uma forma de entendimento de um dado por meio de palavras ou textos, diferente dos dados qualitativos, que são classificados de forma numérica..

Esse tipo de “dado de qualidade” pode abordar assimilações mais complexas em relação aos temas abordados, podendo conter expressões mais abstratas e assertivas de acordo com as opiniões dos clientes, como sensações e sentimentos, podendo levar ao cerne das motivações e conceitos estabelecidos pelos consumidores estudados.

Por exemplo, por meio de uma coleta de pesquisa de satisfação, podemos entender melhor o padrão de consumo de um cliente e seu nível de envolvimento com a marca ou produto.

Existem diversos softwares e métodos de coleta que se utilizam dessa metodologia para a extração e dimensão desse tipo de informação.

Qual a diferença entre dados qualitativos e dados quantitativos?

Os dados qualitativos e quantitativos são essencialmente diferentes, via de regra, enquanto o dado qualitativo apresenta as informações em forma de textos, os dados quantitativos as apresentam em forma de estatística.

Dados qualitativos:

  • Descrevem os dados em forma de impressões, opiniões e pontos de vista;
  • Apresentam informações sobre o grupo de pessoas que foi estudado;
  • Proporcionam uma compreensão mais detalhada.

Os dados qualitativos reúnem informações, que contém argumentos, impressões, motivações, idéias e atitudes das pessoas, entregando uma compreensão mais aprofundada sobre a pesquisa levantada.

Dados quantitativos:

  • Coletam fatos concretos em forma de números;
  • Estruturados em forma de estatísticas;
  • Base para extração de conclusões gerais relacionadas à pesquisa.

Os dados quantitativos servem de base para análises de resultados conclusivos sobre a pesquisa, levando em consideração números específicos que visam medir algo.

Quando usar a pesquisa qualitativa ou quantitativa?

Os dados qualitativos auxiliam no entendimento geral, permitindo a visualização de uma perspectiva humanizada sobre os dados relacionados à pesquisa, por meio de alguns métodos utilizados no projeto de pesquisa. Já os dados quantitativos são utilizados para se obter informações concretas sobre determinado assunto, possibilitando a criação de análises e relatórios.

Esses dois tipos de pesquisa de dados costumam se complementar, dependendo da minuciosidade que os resultados da pesquisa precisam ser apresentados.Em determinados momentos, será essencial para sua empresa utilizar da pesquisa qualitativa e quantitativa. Confira quando cada um deve ser usado:

Formular hipóteses: Coleta informações minuciosas relacionadas a um tópico específico, essas informações serão utilizadas para iniciar a pesquisa, descobrindo problemas e oportunidades, gerando hipóteses que podem ser  confirmadas por meio da pesquisa quantitativa.

Validação de hipóteses: O estudo quantitativo possibilita a obtenção de dados numéricos, que podem ser aplicados em uma análise estatística, a fim de validar hipóteses, respondendo questões sobre a veracidade das hipóteses apresentadas, além de possibilitar que a tomada de decisões seja realizada com base em observações objetivas.

Evidenciação de respostas: Normalmente a pesquisa quantitativa apresenta mais respostas do que a pesquisa qualitativa, auxiliando em encontrar respostas de perguntas menos complexas, como: “Quais anúncios mais atrativos?”; “Os potenciais clientes preferem a marca A ou B?”.

Engloba opiniões humanas: A pesquisa de dados qualitativos auxilia nas últimas etapas do projeto, visto que as respostas obtidas por meio de entrevistas ou pesquisas de satisfação, incorporam uma perspectiva humanizada sobre os dados apresentados. Ao ouvir descrições de sua empresa pelo ponto de vista de um cliente, é mais fácil identificar os pontos a melhorar.

Os principais métodos de coleta de dados qualitativos

As coletas desse tipo de dado costumam ser realizadas através de interações específicas com o público alvo, a fim de promover questionamentos sobre o assunto em questão, o que gera um aprofundamento sobre as opiniões do grupo inerente, e logo leva a dados complexos. 

Por exemplo, o método Focus Group, ou grupo focal, onde um grupo de pessoas que representa o alvo da pesquisa, participa de interações, como debates, conversas ou dinâmicas de entrevistas sobre as suas convicções como consumidores. Ou então, a metodologia Storytelling, o contar de histórias, em que os participantes da pesquisa relatam uma crônica onde expõem seus receios e os motivos das suas tomadas de decisão para com a marca, ou apenas suas vivências e visão sobre o produto ou serviço.

Estes métodos atualmente são colhidos geralmente de forma digital através de ferramentas online de interação, possuindo fóruns, enquetes e comunidades para debate.

Análise dos dados qualitativos

A análise qualitativa gera respostas sobre um determinado dado, de forma mais complexa, ao auxiliar na análise de dados que não são fáceis de mensurar, sendo indicada para avaliar situações como, por exemplo, as chances de uma determinada ação da empresa ser bem sucedida.

Esse tipo de análise disponibiliza diversas metodologias que podem ser utilizadas, sendo elas:

Etnografia: Indispensável para a criação de análises e relatórios, a etnografia estuda os padrões de comportamento de um determinado grupo social, sendo realizada a partir da observação de uma pessoa ou grupo, sem necessariamente interagir com eles.

Pesquisa participativa: As pessoas do grupo analisado participam da pesquisa, comumente usada em pesquisas de satisfação a fim de receber feedback dos próprios clientes.

Entrevistas: Semelhante a pesquisa participativa, a entrevista interage diretamente com o cliente para que ele apresente sua opinião sobre o tema solicitado.

As ferramentas que auxiliam na coleta e análise de Dados Qualitativos 

Atualmente existem diversas ferramentas disponíveis no mercado criadas para gerar maior agilidade e precisão nos processos relacionados à análise, coleta de dados e centralização deles, sejam eles qualitativos ou quantitativos. Por exemplo, as ferramentas de automação de marketing ou CRMs (Customer Relationship Management) podem ajudar na coleta de dados quantitativos e qualitativos, pois possuem diversas  funcionalidades que possibilitam a observação e monitoramento de diversos processos relacionados ao cliente ou lead. 

Além disso, investir em uma ferramenta que realiza os processos de integração desses dados a um data warehouse de sua escolha, é essencial, visto que facilita o trabalho de análise. 

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Publicado em 2023-01-12