O que é integridade de dados?

O que é integridade de dados?

Inscreva-se

Abordamos dados e análises dentro das empresas.

Receba novos artigos por e-mail


Compartilhe

A integridade de dados é uma característica essencial para a segurança dos mesmos, por proporcionar a garantia de que as informações não sofreram alterações impróprias que não foram autorizadas pelo administrador. Essa característica garante a veracidade, confiabilidade e integridade dos dados inseridos no banco de dados.

Confira quais são os tipos de integridade de dados e a importância para sua empresa!

O que é Integridade de dados 

Integridade de dados é um termo referente à manutenção de dados, a fim de preservar a precisão e constância das informações durante seu ciclo de vida útil, sua implementação é essencial em sistemas de armazenamento de dados, por possibilitar o processamento e recuperação das informações.

Esse conceito é importante para garantir que os dados sejam gravados e armazenados de forma que seja possível recuperá-los, visto que falhas inesperadas, como erro humano e defeito no hardware (caso seus dados não estejam em nuvem), podem comprometer a integridade dos dados.

Existem diversos procedimentos que auxiliam na preservação da integridade dos dados, sendo essencial realizá-los seguindo as regras e boas práticas estabelecidas, como os princípios de verificação e validação, a fim de conferir e corrigir quaisquer inconsistências que possam ocorrer. 

Tipos de Integridade de Dados

A integridade de dados se divide em dois tipos, integridade física e integridade lógica, sendo que a integridade lógica se subdivide em mais 4 tipos. Confira os tipos de integridade de dados.

Integridade Física

Esse tipo de integridade de dados lida com os desafios relacionados ao armazenamento e obtenção dos dados. Como falhas eletromecânicas ou de projeto, fadiga de material, corrosão, quedas de energia, desastres naturais, ou até mesmo desastres ambientais que prejudiquem o armazenamento.

Para garantir a integridade física dos dados é necessário aplicar métodos como redundância de hardware e até mesmo investir em fontes de alimentação ininterruptas.

Outra alternativa muito usada e recomendada para mitigar os riscos de falhas na integridade física dos seus dados, é movê-los para a nuvem.

Integridade Lógica

A integridade lógica preserva os dados de forma inalterada, já que serão utilizados de formas diferentes dentro de um banco de dados relacional, dessa forma os dados são protegidos contra erro humano e ataques hackers.

Os dois tipos de integridade de dados precisam lidar com desafios em comum como, erros humanos e falhas de projeto e também precisam lidar corretamente com solicitações simultâneas para gravar e recuperar dados.

Entretanto a integridade lógica possui quatro subdivisões.

Integridade da Entidade

A integridade da entidade é essencial para bancos de dados relacionais, já que por meio dela há a garantia de que não haverá campos nulos ou dados repetidos dentro das colunas e linhas das tabelas.

Integridade Referencial

É um conjunto de processos que visam no armazenamento o uso adequado e consistente dos dados, garantindo que alterações como, adições e remoções sejam realizadas apenas por meio do uso de chaves de acesso.

Esse tipo de integridade possibilita a criação e incorporação de regras/restrições no banco de dados que visam a melhoria das informações armazenadas, exemplo:  

  • Remoção de dados duplicados; 
  • Garantir que os dados adicionados são precisos; 
  • Vetar a entrada de dados que não se aplicam ao sistema.

Integridade de Domínio

Esse tipo de integridade é um conjunto de processos que garantem a precisão de cada parte dos dados de um domínio, sendo este definido como um conjunto de valores adequado para ser incluído em uma determinada coluna de uma tabela.

Possibilita a criação de regras que limitam o volume, tipo e o formato das informações que serão inseridas no banco de dados relacional, garantindo que todas colunas tenham um domínio definido.

Integridade definida pelo usuário

Possibilita que o usuário crie regras personalizadas para proteger suas informações da forma mais refinada.

Muitas vezes os outros tipos de integridade de dados não atendem as normas específicas do meio corporativo, portanto, a integridade definida pelo usuário possibilita a criação de regras específicas que atendem as necessidades da empresa de forma padronizada.

Importância da Integridade dos Dados

A integridade dos dados impacta diretamente na tomada de decisão. Atualmente as empresas baseiam suas metas e desafios por meio dos dados, portanto, quanto mais compreensíveis, confiáveis e constantes os dados são, melhores são as chances de sucesso do negócio.

Essa metodologia é essencial para qualquer empreendimento, principalmente para garantir a acessibilidade das informações, facilitando o seu fluxo de manejamento de dados em ações empresariais, como criação de apresentações, projeções, análises e tomada de decisão. 

O refinamento na busca por dados específicos auxilia na forma de relacionamento corporativo, possibilitando a ampliação do contato entre os consumidores e potenciais consumidores, B2C ou até mesmo B2B.

Como garantir a integridade dos dados?

As práticas mais eficazes para minimizar ou eliminar os riscos de erro ou violação na integridade dos dados de banco de dados, são:

Restringir e limitar o acesso aos dados

Por meio das permissões, restrinja o acesso para que apenas usuários aprovados realizem qualquer modificação nos dados armazenados. 

Valide os dados

Fique atento no processo de validação de dados, para garantir a precisão dos dados coletados ou integrados.

Realize backup

É essencial realizar frequentemente um backup dos dados, para que em caso de falha, não haja uma grande perda de informações.

Monitore os dados

Utilize de logs para realizar o monitoramento dos dados, a fim de ter o controle de quando são inseridos, alterados ou apagados.

Garanta que os dados sejam atualizados

É importante realizar auditorias internas sistemáticas, para assegurar que as informações estão sendo atualizadas.

Ameaças à integridade de dados

Os fatores mais comuns que afetam a integridade dos dados, são:

Erro humano

  • Burlar os protocolos estipulados pela empresa; 
  • Inserção de informações incorretas ou duplicadas;
  • Ou em caso de exclusão de todos os dados presentes no banco.

Erros de transferência

Quando ocorre algum erro de transferência de informações de um ambiente para o outro. Pode acontecer quando um dado é referenciado na tabela de destino, mas não está presente na sua tabela de origem.

Bugs e vírus

Spywares, malwares, vírus, entre outros programas maliciosos, podem invadir o sistema, alterar, excluir e até mesmo roubar informações, comprometendo a integridade dos dados.

Hardware comprometido

Hardware comprometido, computador com falha súbita ou servidores com problemas de funcionamento, comprometem a integridade dos dados armazenados. 

Ferramenta para auxiliar na integridade de dados

Garantir a segurança das informações é essencial, portanto é necessário que a corporação invista em segurança de software e ferramentas de armazenamento em nuvem, para eliminar os riscos físicos e permitir que o conteúdo seja acessado/visualizado em tempo real.

Esse tipo de ferramenta deve incluir outros tipos de proteções, como:

Validação de entrada: quando um dado for inserido por uma fonte ou usuário desconhecido será necessário realizar uma autenticação de segurança.

Remoção de dados duplicados: possibilita a eliminação de informações duplicadas por meio da limpeza de dados.

Backup frequente: para evitar qualquer tipo de perdas permanentes de dados.

Sobretudo, é indispensável investir em uma plataforma completamente em nuvem que realize o processo de centralização dos dados por meio de integrações completas, para atender as necessidades do seu negócio. 

Conte com  a Kondado, uma plataforma de integração de dados que garante a integridade e segurança dos seus dados durante a transferência das informações das suas ferramentas ao seu banco de dados em nuvem. 

Realize o teste de 14 dias gratuitos e conheça os benefícios da plataforma Kondado!

Publicado em 2023-01-09