A transformação de dados consiste em um processo para conversão para um outro formato ou estrutura, diferente do seu original, que facilite a sua análise.
Esse processo pode incluir diferentes atividades como: transformar/converter seus dados filtrando-os baseando-se em regras e na junção de campos diferentes para obtenção de uma visão mais ampla.
Vale ressaltar que existem dois métodos para a transformação de dados, são eles:
- ETL (Extract, Transform, Load)
A sigla pode ser traduzida como, Extração, Transformação e Carregamento.
Nesse método, a transformação é o segundo passo, logo após a extração dos dados e antes de carregá-los ao seu destino final. - ELT (Extract, Load, Transform)
Sigla que em português significa, Extração, Carregamento e Transformação.
Como pode ser observado, esse é um método onde os dados são extraídos e, depois de carregados para seu destino final, são transformados.
É considerado um processo mais ágil e moderno e está cada vez mais difundido em empresas que baseiam a sua estrutura de dados em nuvem.
Se você pretende converter ou estruturar melhor seus dados para uma análise de dados mais assertiva, então continue acompanhando esta leitura e entenda a importância e necessidade de apostar na transformação dos seus dados.
Qual a importância da transformação de dados?
Existem vários motivos pelos quais transformar grandes volumes de dados, como:
- Consolidar os registros;
- Excluir duplicatas;
- Alterar o formato;
- Organização;
- Estruturação;
- Validação;
- Preparação e modelagem.
A transformação dos dados é considerada bastante benéfica, e em muitos casos o uso de ferramentas ou plataformas específicas pode ajudar muito nesse processo.
Existem vários meios possíveis de realizar transformações de dados, conheça alguns deles a seguir.
7 meios para transformar dados
Antes de mais nada é preciso conhecer uma plataforma, a Kondado, criada para facilitar todas as etapas que fazem parte do processo de dados da sua empresa, que aposta na implementação do método de ELT em escala.
Na Kondado é possível extrair os dados das mais diversas fontes, para um único lugar, proporcionando a integração de dados, facilitando a análise de dados e também a transformação de dados.
Tudo isso, feito de forma simples e rápida.
Com apenas alguns cliques suas fontes serão integradas ao seu data warehouse.
Por issom confira abaixo 7 meios que podem ser utilizados para transformar seus dados.
Criando views no banco de dados
Usando SQL é possível criar consultas direto no banco de dados e salvá-las com a transformação desejada.
As views são resultados gerados de uma consulta predefinida, e não chegam a materializar uma nova tabela no banco de dados, por conta disso elas podem ser consideradas tabelas virtuais.
Mas é preciso esclarecer que se trata de uma representação de visão de dados e não contém os dados.
Criando modelos na Kondado
Os modelos criados na plataforma Kondado são diferentes de views, pois as transformações são materializadas em tabelas no destino de dados, garantindo a performance da consulta final, e fazendo com que sempre que dados novos cheguem ao seu destino, as tabelas materializadas das transformações sejam automaticamente atualizadas e estejam sempre prontas para uso.
Tais transformações são bem simples de serem feitas, sendo definidas dentro da própria plataforma por meio de SQL. Além disso, a funcionalidade de modelos é completamente gratuita!
Usando Power BI
Uma vez que os dados estiverem num banco de destino é possível conectá-los e transformá-los no Power BI.
Usando o Power BI, além de conectar dados é possível criar relatórios e dashboards e compartilhá-los com outras pessoas.
Usando o Tableau
O Tableau é uma plataforma que ajuda na visualização de dados e na sua compreensão.
Possibilita análises rápidas, exploração de dados de qualquer tamanho, atualizações feitas de forma automática, conta com painéis inteligentes e permite o compartilhamento em segundos.
Tendo os dados centralizados em um data warehouse para conectá-lo ao Tableau, fica muito fácil cruzar e transformar dados de várias fontes.
Usando o Google Data Studio
O Google Data Studio possibilita criar campos calculados usando métodos de matemática simples, além de permitir a criação de expressões condicionais para avaliação dos seus dados e obtenção de resultados.
Usar o Looker Studio com o destino BigQuery do Google e a Kondado para fazer a integração dos seus dados é muito simples, veja aqui.
Usando outras ferramentas de BI ou visualização de dados
Manter o controle das suas informações não é uma tarefa tão simples. Pensando nisso, recomenda-se a utilização de plataformas e ferramentas que auxiliem nessa tarefa.
Existem muitas ferramentas de BI em que é possível agregar dados e facilitar a sua visualização.
Essas ferramentas são capazes de unir um grande volume de informação e dispô-las de uma maneira que seja de boa legibilidade e fácil interpretação, usando diferentes gráficos encontrados na plataforma.
No que se refere às ferramentas de visualização de dados permitem a organização e fácil acesso aos dados quando você quiser, são alguns exemplos: Looker, Metabase, Redash, Looqbox, dentre outras plataformas.
Usando Excel ou Google Sheets
Tanto o Excel, como o Google Sheets são planilhas para a organização e análise de dados, mas eles podem se tornar os seus maiores inimigos na escalabilidade e eficiência do processo de transformação de dados.
Isso porque, a coleta, tratamento, transformação e análise dos dados são feitas de forma manual e podem levar horas ou até mesmo dias, podendo muitas vezes prejudicar o timing da tomada de decisão da sua empresa.
Além de um processo manual, o Excel pode não responder adequadamente às grandes quantidades de dados.
Por isso, é recomendado utilizar uma ferramenta que faça isso de forma automática e inteligente.
Saiba mais sobre essa eficiente plataforma de integração de dados, a Kondado.
Plataforma de integração e transformação de dados: Conheça a Kondado
Como já citamos anteriormente, a Kondado é uma plataforma de integração de dados para fins analíticos.
De forma mais clara, trata-se de um plataforma onde o cliente acessa, cria suas integrações migrando os dados das suas ferramentas, como Facebook, Google Ads, RD Station, etc, para o seu banco de dados analítico, com apenas alguns cliques.
Estando os dados centralizados nesse banco, o cliente poderá usá-los como quiser, como por exemplo, conectá-los a ferramentas de BI, como o Power BI ou Data Studio para realizar a análise de dados ou criar gráficos e dashboards.
Através da nossa plataforma é possível integrar mais de 80 fontes de forma online, sem precisar instalar nada ou se preocupar com a manutenção de um servidor.
Temos também uma sessão de modelagem de dados em SQL, possibilitando a automação de toda a preparação de dados para suas análises e visualizações.
Você pode aproveitar nosso teste grátis para conhecer os serviços da plataforma.
O teste tem duração de 14 dias e dá direito a 30 integrações ou 10 milhões de linhas integradas.
Após o período você pode contratar um dos nossos planos pela própria plataforma sem nenhuma burocracia e sem precisar passar por um vendedor.
Não perca tempo, acesse agora mesmo a nossa plataforma e crie suas integrações sem a necessidade de instalar nada ou se preocupar com a manutenção de um servidor.
A Kondado faz suas integrações totalmente online com muita praticidade e agilidade, e você não precisa nem ser um especialista em dados para usar a nossa plataforma!
Publicado em 2022-05-24