01. Criando modelos

Falamos um pouco nesse artigo sobre como a Kondado lida com a transformação dos dados, e porquê acreditamos que a nossa funcionalidade de criação de modelos simplifica e agiliza o seu fluxo de informações.

Uma vez que você criou sua integração pela Kondado, e deseja transformar os dados no seu banco de destino, ao criar um modelo você criará uma nova tabela no seu banco, que será atualizada sempre que o seu acionador (integração ou outro modelo) for executado, e garantirá que seus dados estejam sempre transformados e frescos.

Se preferir, assista ao vídeo tutorial clicando aqui.

Para criar um modelo pela Kondado, siga os passos abaixo:

1) Acesse a página de modelos na plataforma da Kondado;

2) Clique em “Novo Modelo”:

3) Dê um nome para o seu modelo e clique em “Salvar”:

4) Nesse momento, você será direcionado para a página de criação e edição dos modelos. Na parte esquerda da tela estarão todas as configurações do modelo, explicamos um pouco mais sobre elas abaixo:

  • Nome: Nome do modelo que você definiu no passo anterior.
  • Ativo?: Indica se o seu modelo está ativo. Ao terminar todas as configurações do modelo é importante se certificar que esse campo esteja marcado como “Sim”, para que seu modelo seja executado sempre que um acionador for executado. Esse campo deve ser marcado ao final de todas as edições.
  • Nome da tabela: Aqui você define o nome que a tabela gerada pelo modelo terá no seu banco de dados. Lembrando que você deve seguir o mesmo padrão de nome de tabelas do seu banco, espaços e acentos não são permitidos.
  • Destino: Ao clicar nessa configuração você será apresentado com uma lista de todos os seus bancos de destino cadastrados na Kondado, você deverá escolher em qual banco deseja criar a nova tabela (é importante que as tabelas que serão consultadas no modelo estejam no banco de destino).
  • Acionadores: Aqui você deverá escolher quais integrações ou modelos irão acionar a execução do seu novo modelo. Isso é, assim que esses acionadores forem executados seu modelo automaticamente será atualizado. Você pode ter até 10 acionadores para cada modelo.
  • Acionar: Nessa configuração você poderá escolher se o modelo irá rodar apenas após todos os acionadores definidos no passo anterior forem executados, ou se apenas a execução de um dos acionadores será suficiente para a execução do modelo.
  • Intervalo entre execuções: Aqui você define qual o tempo mínimo de intervalo entre as execuções do modelo. Por exemplo: se você selecionar dois acionadores que são executados de 5 em 5 minutos, mas deseja que seu modelo seja acionado apenas num intervalo de 30 minutos, ao selecionar o intervalo o modelo será acionado apenas após esse tempo.

5) Após definir todas as configurações do modelo, insira a sua query no editor. Não é necessário criar comandos como “DROP TABLE” ou “CREATE TABLE”, basta colocar o “SELECT”:

6) Clique em “Salvar” na parte inferior do editor:

7) Clique em “Publicar”:

8) E por fim, mude a configuração “Ativo?” para “Sim”:

Agora que o seu modelo está ativo, basta aguardar a primeira execução dos seus acionadores para que a tabela seja criada no seu banco de dados. O modelo será atualizado automaticamente sempre que os acionadores sejam executados, dentro do intervalo definidido.

Para desativar o seu modelo, basta editar a configuração “Ativo” para “Não” e ele não será mais atualizado.

Arquivando modelos

Ao arquivar seu modelo, ele deixará de aparecer na maioria dos lugares da plataforma e apenas será acessível via URL. Esta ação não poderá ser desfeita e seu modelo não poderá mais ser alterado após arquivado

Para arquivar seu modelo, basta primeiro desativá-lo e, então, clicar no botão ARQUIVAR que estará ao final da lista de configurações