As vantagens de automatizar a integração de dados

As vantagens de automatizar a integração de dados

Inscreva-se

Abordamos dados e análises dentro das empresas.

Receba novos artigos por e-mail


Compartilhe

A integração de dados é uma prática adotada para centralizar dados de diferentes fontes com a finalidade de produzir informações relevantes que possam proporcionar uma visão mais ampla da organização. Por meio desse processo é possível reunir os dados mais importantes em um só lugar.

Optar pela integração automatizada de dados, proporciona inúmeros benefícios, o primeiro deles é eliminar a necessidade de criar e manter diferentes conectores de dados ou normalizar os dados.

O segundo fator relevante da automatização da integração é que a implantação de um data warehouse em nuvem, proporciona mais velocidade para consulta de dados, e por último não menos importante, podemos citar uma maior facilidade no uso de ferramentas de business intelligence, que facilitam a visualização de dados e a criação de relatórios e dashboards que pode ser compartilhados com toda a organização.

Continue acompanhando este artigo para descobrir quais as vantagens de automatizar a integração de dados para a sua empresa.

Como automatizar a integração de dados?

Em primeiro lugar é preciso que esclareçamos o uso de duas técnicas comumente aplicadas no processo de integração de dados, são elas o ETL e o ELT.

O ETL é a sigla em inglês de Extract, Transform, Load que significa operação de extração, transformação e carregamento. Ou seja, essa forma de fazer integração extrai os dados de sua fonte de origem, transforma os dados para consulta e os carrega para uma base de dados de destino.

A operação de ETL é capaz de solucionar os problemas que causam fracasso no processo de analytics, deixando os dados no formato ideal para consulta, dispondo uma nova base de dados para consulta e outras fontes que podem ser integradas a um mesmo destino final.

Entretanto, essa operação pode trazer outros problemas, proporcionando uma maior complexidade na integração de dados, devido a etapa de transformação ocorrer antes do carregamento dos dados no destino.

Existe, porém, outra técnica de integração: a ELT, sigla de Extract, Load then Transform. Nessa operação primeiramente é feito ocarregamento dos dados no destino e depois a sua transformação.

Ou seja, são replicados os dados brutos da fonte de dados para o destino final, deixando os analistas e cientistas de dados com a função de aplicar as transformações que acharem necessárias. 

A integração de dados pode ser automatizada utilizando ferramentas online, que permitem conectar o seu banco de dados, migrando os dados, e deixando-os disponíveis para que sejam transformados em informações relevantes para a tomada de decisões da sua empresa.

Agora que você já conhece as duas principais operações para integrar dados e como é possível automatizar esse processo, que tal conferir as vantagens de optar por essa solução?

Descubra as vantagens em automatizar a integração de dados

A implantação de um stack de dados moderno pode agregar muito valor para as empresas, independente do seu tamanho. Um stack de dadosé a combinação de boas práticas, ferramentas de analytics e demais tecnologias usadas para a criação de infraestrutura de dados flexíveis e adaptáveis.

Portanto, trata-se de uma solução moderna que reúne todos os elementos fundamentais para solucionar os desafios de data science e analytics que muitas empresas enfrentam.

Uma parte fundamental de um stack de dados de sucesso é a implementação de uma solução eficiente para integração de dados. A seguir listamos as maiores vantagens de contar com uma plataforma pronta para automatizar os pipelines de integrações:

  1. Não é preciso lidar com uma infraestrutura de dados: contar com uma solução para automatização dos pipelines de dados faz com que não seja necessário manter servidores para o funcionamento das integrações;
  2. Redução de gastos com  engenharia de dados, já que automatizar integrações elimina a necessidade de criar e manter pipelines de dados ou normalizar os dados de APIs, além do tempo gasto com o estudo da documentação, definição de uma estratégia de replicação e desenvolvimento em si. Isso é possível, pois conectores de dados pré-construídos e gerenciados podem ser iniciados em minutos fornecendo dados prontos para consulta em seu data warehouse;
  3. Aumenta a capacidade do time de dados das empresas, pois ao automatizar os pipelines de dados,  o tempo do engenheiro de dados pode ser gasto com outras atividades complexas que geram alto valor para o negócio;
  4. Diminui o tempo de geração de relatórios, garantindo ainda que os mesmos estejam sempre atualizados sem que isso precise ser feito manualmente;
  5. As ferramentas modernas de BI são desenvolvidas para facilitar o acesso aos dados, tanto para usuários de negócios, quanto para funcionários que não possuem habilidades técnicas na área. Ou seja, o acesso aos dados será mais democrático e poderá beneficiar outros setores da empresa;
  6.  Combinar e cruzar dados de diversas fontes com mais facilidade e rapidez, proporcionará a realização de análises mais ricas e aprofundadas, com dados mais completos;
  7. Com uma base de dados centralizada e completa é possível construir múltiplas métricas automatizadas para diversas áreas do negócio com mais facilidade, o que fará com que os gestores possam tomar decisões mais assertivas e baseadas em dados, transformando a cultura da empresa.

Você já sabe que a utilização de uma ferramenta específica de automação para integração de dados, pode proporcionar muitas vantagens para a sua empresa, não é mesmo? Que tal conhecer uma plataforma especializada neste tipo de processo?

Fique por dentro da plataforma de integração de dados Kondado

A Kondado é uma plataforma de integração de dados, que possibilita a migração de dados de diversas fontes para um único lugar. Damos a analistas, gestores e cientistas a possibilidade de cruzar informações, consultar e analisar dados de forma eficiente e rápida.

Através da nossa plataforma é possível a integração de mais de 80 fontes de forma online, sem a necessidade de instalar nada ou se preocupar com a manutenção de um servidor. Temos também uma sessão de modelagem de dados em SQL, permitindo a automatização de toda a preparação de dados para suas análises e visualizações.

É muito fácil acessar a nossa plataforma, confira o passo a passo:

  1. O cliente pode criar suas integrações migrando os dados das suas ferramentas, como Facebook, Google Ads, Pipedrive, etc ao seu banco de dados analíticos em apenas alguns cliques;
  2. Uma vez que os dados foram centralizados neste banco, o cliente poderá usá-los como quiser, conectando-os a ferramentas de BI, realizando análise ou criando gráficos e dashboards;
  3. Começamos a enviar os dados ao cliente conforme a frequência que ele escolher.

Para conhecer melhor a nossa plataforma, oferecemos o período de teste gratuito que dura 14 dias e dá direito a 10 integrações ou 5 milhões de linhas integradas. Se durante esse período o cliente gostar dos nossos serviços ele pode fazer a assinatura de um dos nossos planos mensais.

Oferecemos uma ótima solução para organizações independente do tamanho, automatizar a integração de dados, possibilitando que o time de dados tenha mais tempo para se dedicar a execução de novos projetos de dados.

Conclusão

Chegamos ao final deste artigo que abordou de forma completa e objetiva sobre a integração de dados e como a sua automatização pode ser muito vantajosa para a sua empresa.

Primeiro esclarecemos o que é a integração de dados, um processo permite reúne informações de diferentes fontes em um só lugar. Conferimos neste primeiro tópico também alguns benefícios da automatização da integração como a eliminação da necessidade de manter diferentes conectores de dados.

Em seguida conhecemos duas operações usadas para integrar dados, o ETL e o ELT que apesar das suas facilidades em reunir dados em um único destino final, possuem complexidades que poderiam ser eliminadas com a automatização do processo, realizada com o uso de um stack de dados moderno, por exemplo.

Vimos que as vantagens do seu uso possibilitam a automatização da integração de dados, proporcionando muitas vantagens às organizações como: não é preciso lidar com uma infraestrutura de dados, as informações são sempre atualizadas, aumenta a capacidade do time de dados, a equipe pode focar em novos projetos, entre outras.

Por fim, conhecemos a Kondado uma ferramenta que permite integrar dados de forma automatizada, preparando os dados para análises e visualizações. Uma ferramenta online que integra os dados em um só lugar de forma rápida e simples, não precisando instalar nada ou realizar a manutenção de um servidor.

Contrate os serviços de integração automatizada de dados da Kondado

Na Kondado seus dados estarão sempre disponíveis quando você precisar, em apenas alguns cliques, em minutos sem precisar escrever uma linha de código. Te oferecemos a ajuda que tanto precisa para reunir os dados da sua empresa em um único lugar, que seja de fácil acesso e boa visualização, como a nossa plataforma.

Automatizamos um processo que demandaria tempo, gastos e recursos internos, como a integração de dados, desenvolvendo uma plataforma que em apenas alguns cliques centraliza os dados da sua empresa, traduzindo-os a informações relevantes para tomada de decisões do seu negócio.

Temos diferentes opções de planos mensais, que variam entre 10 milhões de registros, dando direito a 30 integrações, e 2 bilhões de registros que dá direito a 2.000 integrações.

Oferecemos 14 dias de teste gratuito da nossa plataforma, se após o período você se interessar em contratar o serviço, pode escolher um dos nossos planos de assinatura mensal, que pode ser contratado pela própria plataforma (o pagamento pode ser feito por cartão de crédito ou boleto), você não precisa passar por nenhum vendedor.

Durante todo o processo, caso você tenha qualquer dúvida, temos uma equipe disponível no chat da plataforma que está sempre pronta para te ajudar. É possível também realizar a mudança de plano (aumentando ou diminuindo) ou até mesmo realizar o cancelamento da assinatura quando quiser.

Não perca tempo realizando diferentes operações para migrar seus dados a uma única base, aproveite o teste grátis da Kondado e experimente essa ferramenta de automação de integração de dados.

Conheça nossos planos e escolha por aquele que melhor atenda as necessidades da sua empresa e tenha acesso aos seus dados sempre que precisar, sem a necessidade de um servidor ou outra ferramenta. Acesse seus dados de forma online, com mais segurança, eficiência e agilidade. 

Crie sua conta agora mesmo na plataforma da Kondado e automatize a integração dos seus dados de forma rápida!

Publicado em 2022-02-22