6 motivos (e um bônus) para você aprender SQL o quanto antes

6 motivos (e um bônus) para você aprender SQL o quanto antes

Inscreva-se

Abordamos dados e análises dentro das empresas.

Receba novos artigos por e-mail


Compartilhe

SQL (abreviação de Structured Query Language) é uma linguagem de programação criada na década de 70 pela IBM, especialmente feita para o uso em bases de dados relacionais.

Entre suas principais funções estão:

  • Criar novas bases de dados
  • Criar novas tabelas nas bases de dados
  • Guardar dados na base de dados
  • Atualizar dados na base de dados
  • Consultar dados na base de dados

Escrever uma query em SQL significa dizer para o seu computador como ele deve extrair uma informação de uma base de dados. Mas, porquê se importar em aprender SQL enquanto existem linguagens de programação mais modernas como Python/R ? Pensamos em te responder essa pergunta com alguns tópicos.

1. SQL está em todo lugar

Uma das grandes vantagens de aprender SQL é que a linguagem pode ser encontrada nas mais variadas aplicações, tamanhos de empresas e áreas. As maiores gigantes da tecnologia como Uber, Google, Netflix, Amazon, Facebook, todas usam SQL para consultar e analisar dados.

Uma rápida busca em sites de carreiras mostrará que há uma demanda muito maior de profissionais com habilidades em SQL do que em Python e R, por exemplo. De acordo com uma pesquisa realizada anualmente pelo site Stack Overflow, SQL é a terceira linguagem de programação mais usada, atrás apenas de Javascript e HTML.

2. É intuitiva e fácil de aprender

A linguagem SQL é bastante literal e fácil de aprender, mesmo que você não tenha formação ou experiência na área de programação, não deverá ter problemas para compreender seus conceitos.

A partir do momento em que você aprender os conceitos básicos (como SELECT, FROM, WHERE, JOIN…) não demorará muito para que você avance para níveis mais completos e amplie as aplicações para as quais irá utilizar SQL.

3. SQL veio para ficar

Apesar de ser uma linguagem de programação considerada antiga, a demanda por profissionais com habilidades em SQL só vem crescendo ao longo dos anos. Enquanto algumas linguagens estão sujeitas à modismos e logo perdem força, a SQL mostra ano após ano que não só continua sendo uma das linguagens mais usadas pelos programadores, como também é uma das mais amadas (de acordo com pesquisa anual realizada pelo site Stack Overflow).

4. Torna rápido o acesso aos dados

Com a crescente digitalização das operações das empresas e usos de ferramentas específicas de negócio, a quantidade de dados gerados no mundo tem crescido exponencialmente todos os anos. Em 2010 foram gerados 1,2 zettabytes de dados no mundo todo, já nesse ano a projeção é que sejam gerados 40 zettabytes (fonte: EMC). Dito isso, os bancos de dados hoje em dia armazenam quantidades extremamente altas de dados, e a maioria deles usa SQL como sua linguagem padrão.

Saber usar a linguagem SQL possibilitará que você encontre em segundos as respostas que procura em bilhões de linhas de dados, algo que com certeza levaria muito mais tempo usando Excel, por exemplo.

5. Facilita a combinação de várias fontes de dados

Ao fazer análises mais profundas no seu negócio você irá se deparar com a necessidade de cruzar dados de diferentes fontes, mas essa tarefa pode levar algum tempo se feita manualmente. Usando SQL, você consegue cruzar e combinar dados de diferentes fontes usando apenas uma função de JOIN. Com certeza irá economizar bastante tempo.

6. Quando algo der errado, é fácil debugar

Por ser bastante intuitiva, a linguagem SQL mostra exatamente qual o erro quando algo estiver errado na query, fazendo com que você não precise gastar muito tempo descobrindo no que errou e possa logo fazer as correções necessárias.

Bônus: Você poderá aproveitar ao máximo a funcionalidade de criação de modelos na Kondado

Além de tudo que falamos acima, a funcionalidade de criação de modelos da Kondado também utiliza SQL para deixar seus dados transformados prontos para serem consultados a qualquer momento.

É importante ressaltar que você não precisa saber SQL para usar a Kondado, mas caso queira fazer alguma transformação nos seus dados, basta criar um modelo dentro da Kondado, definir seus acionadores e inserir sua query em SQL, que uma nova tabela será criada e atualizada automaticamente no seu banco de dados com os seus dados modelados. Para conferir como é simples, veja aqui!

Publicado em 2020-08-05