Conectando o Excel ao Power BI

Conectando o Excel ao Power BI

Inscreva-se

Abordamos dados e análises dentro das empresas.

Receba novos artigos por e-mail


Compartilhe

Bem-vindo ao mundo dinâmico da análise de dados! Neste tutorial vamos mergulhar nas diversas técnicas de conectar o Excel Online ao Power BI, abrindo um leque de possibilidades para o seu arsenal de dados. Em meio a essas estratégias, faremos uma breve incursão pela Kondado, uma ferramenta que pode adicionar uma camada extra de eficiência à sua jornada de integração. Prepare-se para desbloquear novos níveis de insights e produtividade, transformando a maneira como você lida com dados e relatórios. Vamos começar?

Caso você use o Power BI na versão gratuita:

Se você possui assinatura do Power BI:

Centralizando dados no Excel Online com a Kondado

1.Criando seus conectores: Os conectores são as fontes de dados ou ferramentas das quais você deseja extrair dados para centralizar no Excel Online. Para cadastrar suas fontes de dados na Kondado, escolha-as nessa lista e siga o respectivo passo a passo

2. Cadastrando seu Excel como Destino na Kondado: Agora é hora de cadastrar o Excel como destino na Kondado para receber os dados de suas ferramentas. Para cadastrar seu Excel como destino, siga o passo a passo mostrado na nossa documentação.

3. Criando sua primeira integração: Agora que seu destino de dados e seus conectores estão cadastrados, você já pode criar a sua primeira integração. Para saber como criar a sua primeira integração, clique aqui.

Conectando o Excel Online ao Power BI Online

Alternativa 1: Modelo Semântico

A primeira forma, e mais recomendada para quem tem assinatura do Power BI Service, é a conexão com o Excel Online através de um modelo semântico. Para fazer essa conexão, basta seguir os passos abaixo:

1. Dentro do seu workspace no Power BI Oline, clique em “New” ou “Novo” e então em “Semantic Model” ou “Modelo Semântico”:

upload-one-drive

2. Na próxima tela, selecione a opção “Excel”:

3. Selecione o arquivo Excel que deseja utilizar no Power BI e clique em “Import” ou “Importar”:

4. Pronto! Seus dados estarão disponíveis para consulta e criação de visualizações no Power BI Online:

Alternativa 2: Upload do arquivo OneDrive

Caso não deseje utilizar um modelo semântico, você poderá fazer a conexão do Excel Online com o Power BI Online através do upload de um arquivo OneDrive for Business no seu workspace:

1. Dentro do seu workspace no Power BI Online, clique em “Upload” ou “Carregar” e então em “One Drive for Business”

2. Escolha o arquivo Excel gerado pela integração criada na Kondado, e então clique em “Upload” ou “Carregar”

3. Pronto! Seu arquivo de Excel estará disponível no Power BI Online

Conectando o Excel Online ao Power BI Desktop

Caso você não tenha assinatura do Power BI Service (online) ou tenha uma assinatura e prefira acessar seus dados do Excel no Power BI Desktop, basta escolher uma das alternativas abaixo.

Alternativa 1: Fazendo a conexão através de um dataset do Power BI Online

Caso tenha feito a importação do seu arquivo Excel Online para o Power BI Service através de um modelo semântico ou do upload do arquivo no seu workspace, é possível consultá-lo no Power BI Desktop seguindo os passos abaixo:

1. Em “Obter Dados” selecione “Power BI datasets” ou “Datasets do Power BI”:

2. Selecione o arquivo Excel desejado e clique em “Conectar”:

3. Pronto! Seus dados do Excel Online que foram importados para o Power BI Service estarão disponíveis também no Power BI Destkop:

Caso você não tenha uma assinatura do Power BI Service (online) você pode fazer a conexão com o Excel Online através de um link (web) seguindo os passos abaixo. Este tutorial é destinado para quem possui uma conta organizacional (sharepoint) da Microsoft. Caso sua conta da Microsoft seja pessoal, clique aqui para ir ao tutorial.

1. No site do One Drive web, acesse “My Files” (ou meus ficheiros) na barra lateral esquerda, localize o arquivo do Excel Online que deseja conectar, clique nele e então em “Details” ou “Detalhes”:

2. Na barra lateral esquerda que irá abrir, encontre o “Path” ou “Caminho” do arquivo e clique no ícone para copiá-lo:

3. Com o link copiado, vá até o Power BI Desktop e clique em “Obter Dados” ou “Get Data”, e então selecione “Web”:

4. Cole o link no campo “URL” e clique em “Ok”:

5. Faça o login com as mesmas credenciais utilizadas para acessar seu sharepoint do One Drive, e então clique para conectar:

6. Selecione uma ou mais tabelas que deseja conectar ao seu Power BI e clique em “Load” ou “Carregar”:

Observação: Em alguns casos é possível que apareçam duas tabelas ou abas com o mesmo nome (apenas com um 1 no final de diferença). Caso isso aconteça com você, escolha a aba cujo ícone tem o detalhe azul, conforme o exemplo abaixo:

7. Pronto! Sua tabela estará disponível para ser usada no Power BI Desktop. Dessa forma, sempre que os dados forem atualizados pela Kondado na sua planilha de destino do Excel Online, eles serão atualizados também no Power BI!

1. No site do OneDrive clique em “Meus Arquivos” ou “My Files” e localize a planilha Excel criada pela integração da Kondado. Clique nela com o botão direito, e então em “Inserir” ou “Embed” :

2. Na tela que irá abrir à direita, clique em “Gerar” ou “Generate”:

3. Copie o código inteiro que será gerado no quadro destacado em vermelho abaixo:

4. Cole o código gerado no passo anterior no quadro abaixo e clique em “Gerar Link da Planilha”:

5. Copie o link gerado no passo acima, vá até o Power BI Desktop e clique em “Obter Dados” ou “Get Data”, e então selecione “Web”:

6. Cole o link no campo “URL” e clique em “Ok”:

7. Faça o login com as mesmas credenciais utilizadas para acessar o One Drive, e então clique para conectar:

8. Selecione uma ou mais tabelas que deseja conectar ao seu Power BI e clique em “Load” ou “Carregar”:

Observação: Em alguns casos é possível que apareçam duas tabelas ou abas com o mesmo nome (apenas com um 1 no final de diferença). Caso isso aconteça com você, escolha a aba cujo ícone tem o detalhe azul, conforme o exemplo abaixo:

9. Pronto! Sua tabela estará disponível para ser usada no Power BI Desktop. Dessa forma, sempre que os dados forem atualizados pela Kondado na sua planilha de destino do Excel Online, eles serão atualizados também no Power BI!

Publicado em 2023-11-28