Conectando o Microsoft SQL Server ao Power BI

Conectando o Microsoft SQL Server ao Power BI

Inscreva-se

Abordamos dados e análises dentro das empresas.

Receba novos artigos por e-mail


Compartilhe

Clique aqui para acessar o tutorial mostrando as maneiras de compartilhamento no Power BI

Antes de mergulharmos no tutorial, vamos entender a importância do Microsoft SQL Server e do Power BI, juntamente com as vantagens de conectá-los.

O Microsoft SQL Server é um sistema de gerenciamento de banco de dados robusto que permite armazenar, acessar e gerenciar grandes volumes de dados de forma eficiente. Ele é amplamente utilizado em empresas de todo o mundo para armazenar dados transacionais e analíticos.

Já o Power BI, é uma poderosa ferramenta de visualização e análise de dados da Microsoft. Ela permite que você importe dados de várias fontes, crie relatórios interativos e painéis de controle impressionantes e compartilhe insights valiosos com sua equipe.

Vantagens de Conectar o SQL Server ao Power BI

Agora que entendemos o que são o Microsoft SQL Server e o Power BI, vamos explorar por que você pode querer conectá-los:

1. Visualizações de Dados Atraentes: O Power BI oferece uma variedade de opções de visualização de dados, desde gráficos simples até painéis interativos, tornando os dados mais compreensíveis e atrativos.

2. Análise em Tempo Real: Ao conectar o SQL Server ao Power BI, você pode realizar análises em tempo real dos seus dados, permitindo uma tomada de decisão mais ágil e informada.

3. Consolidação de Dados: O Power BI permite consolidar dados de várias fontes, incluindo o SQL Server, em um único local, simplificando a análise de dados de diferentes departamentos ou sistemas.

Agora que temos um entendimento claro sobre o que cada plataforma oferece, vamos ao passo a passo!

Centralizando dados no Microsoft SQL Server com a Kondado

1.Preparando o seu Data Warehouse: Caso você não tenha o seu SQL Server ainda, siga esse passo a passo para criá-lo e deixá-lo pronto para receber os dados da Kondado.

2. Cadastrando seu  Microsoft SQL Server como Destino na Kondado: Agora que você já tem o seu banco de dados, é hora de entrar na Kondado e cadastrá-lo para receber os dados de suas ferramentas. Para cadastrar seu SQL Server como destino, siga o passo a passo mostrado na nossa documentação.

3.Criando seus conectores: Os conectores são as fontes de dados ou ferramentas das quais você deseja extrair dados para centralizar no SQL Server. Para cadastrar suas fontes de dados na Kondado, escolha-as nessa lista e siga o respectivo passo a passo

4. Criando sua primeira integração: Agora que seu destino de dados e seus conectores estão cadastrados, você já pode criar a sua primeira integração. Para saber como criar a sua primeira integração, clique aqui.

Conectando o Microsoft SQL Server ao Power BI

  • Abra o Power BI Desktop em seu computador e na tela inicial do Power BI, clique em “Obter dados”.
  • Na janela que se abre, você pode escolher entre ir na seção de pesquisa, no lado superior esquerdo e procurar “Microsoft SQL Server” ou selecionar “Banco de Dados” e depois “Microsoft SQL Server”. Foi demonstrada na imagem a primeira opção.
  • Preencha os detalhes do servidor em que seu SQL Server está hospedado, e o nome do banco de dados. Em seguida, clique em “OK” para conectar-se ao SQL Server.

Selecione a opção “DirectQuery” para que os dados sejam atualizados no Power BI à medida que forem atualizados no seu banco de dados.

  • Forneça suas credenciais de usuário e senha para o banco de dados.
  • Selecione as tabelas ou consultas que deseja importar para o Power BI e clique em “Carregar” para importar os dados.

Pronto! Seu banco de dados Microsoft SQL Server foi integrado com sucesso ao Power BI, o que possibilita que você explore, analise e visualize seus dados de maneira mais eficiente e intuitiva. 

Publicado em 2023-10-27