Conheça 6 dos melhores CRMs do mercado

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Quando você procura por uma plataforma de CRM, é comum se deparar com diversas opções e não saber qual escolher. Na verdade, não existe um CRM perfeito no mercado, mas sim uma ferramenta ideal para as necessidades de cada empresa. Neste artigo, vamos apresentar as 6 melhores ferramentas de CRM do mercado, bem como as suas características e como escolher a mais adequada para a sua empresa.

O que é uma ferramenta de CRM? 

CRM significa “Gestão de Relacionamento com Clientes”, da sua sigla em inglês para “Customer relationship management”. Para ajudar as empresas neste processo, existem softwares que gerenciam e melhoram a interação da empresa com seus clientes.

Quais são as características de um CRM de qualidade que pode auxiliar sua empresa?

• Gestão de clientes e leads: Uma ferramenta de CRM permite centralizar e organizar informações sobre os clientes e leads, aumentando a eficiência na gestão de compradores e potenciais clientes. 

• Atendimento ao cliente: Outra vantagem é a melhora no atendimento, pois o responsável terá acesso fácil e rápido às informações do cliente, o que ajuda a personalizar o atendimento de acordo com a jornada do cliente. 

• Análise de dados: Uma ferramenta de CRM também permite acompanhar e analisar os dados da empresa, mostrando tendências, áreas em crescimento e áreas em declínio, além de outras informações importantes para a tomada de decisão. 

• Automatização de tarefas: Uma boa ferramenta de CRM permite automatizar tarefas repetitivas, economizando tempo da equipe e permitindo seu foco em outras tarefas. 

• Integração de equipes: Uma ferramenta eficaz de CRM integra as equipes de vendas, marketing e atendimento, possibilitando o alinhamento de objetivos e a troca de informações, como a já citada jornada do cliente.

Quais serão as plataformas apresentadas neste artigo?

Salesforce, Hubspot, Pipedrive, RD Station, Bitrix24 e Piperun. As informações de funcionalidades e preços de cada uma das ferramentas foram pesquisadas em Fevereiro de 2023.

Salesforce 

O Salesforce é o líder de mercado em plataformas de CRM, e não alcançou esse posto por acaso. A plataforma oferece uma ampla gama de recursos, incluindo gerenciamento de contatos e leads, rastreamento de oportunidades, gerenciamento de contas e análise, e permite às empresas atenderem às suas necessidades específicas com a construção de aplicativos personalizados.

Sua ampla variedade de funcionalidades resultou na criação do treinamento Trailhead, onde milhares de pessoas, conhecidas como “Trailblazers”, se capacitam gratuitamente para utilizar a ferramenta.

Fonte: Salesforce

Para quem o Salesforce é recomendado?

O Salesforce é com certeza o vencedor no quesito aplicativos e ferramentas, tanto que os “Trailblazers” costumam se dedicar a apenas uma área, como marketing, ou vendas ou programação. Essa informação oferece uma dimensão do tamanho de possibilidades oferecidas pelo Salesforce. Não é necessário optar por todos os aplicativos e ferramentas, há opções de planos focados em apenas uma área de interesse.

Com tantos recursos, a complexidade do Salesforce requer a presença de especialistas na plataforma dentro de um time que opte por utilizá-lo. Além disso, o Salesforce requer investimentos mais elevados, tanto em seus planos quanto na necessidade de profissionais capacitados para usá-lo, o que pode não ser a melhor escolha para empresas de pequeno e médio porte.

Assim, o Salesforce é ideal para empresas maiores, com times mais completos e com capacidade de investimento maiores.

Preço: Os valores são em dólares americanos, com o preço variando entre os diferentes planos. Possui teste grátis de 30 dias. 

Integração de dados do Salesforce

A integração de dados do Salesforce para o seu Data Warehouse ou Data Lake criada pela Kondado possibilita a criação de um ETL do Salesforce com apenas alguns cliques, levando dados de leads, oportunidades, contas e outros objetos. Veja mais sobre a integração de dados do Salesforce clicando aqui.

Hubspot

O Hubspot foi fundado por Brian Halligan e Dharmesh Shah, criadores do termo Inbound Marketing, com o objetivo de tornar o marketing digital mais humano e efetivo para o público atual. É reconhecido na área por seu enfoque no Inbound Marketing e é considerado uma das melhores opções de CRM disponíveis. Além disso, oferece cursos gratuitos e pagos em áreas como Inbound Marketing, SEO e vendas.

Entre as funcionalidades do CRM da Hubspot, estão o gerenciamento de contatos, rastreamento de leads, agendamento de reuniões e integração com outras ferramentas, como Gmail e LinkedIn.

Fonte: Hubspot

Para quem o CRM Hubspot é recomendado?

Com seu serviço de CRM gratuito, o Hubspot é uma boa opção para empresas em crescimento ou para iniciantes no campo de CRM que ainda contam com poucos clientes. É importante lembrar que esse plano gratuito é limitado e, eventualmente, se torna insuficiente. No entanto, à medida que a área de CRM da empresa cresce, é possível optar por um dos planos pagos.

A principal diferença entre o Hubspot e sua competidora estadunidense, o Salesforce, é o enfoque no inbound marketing. Por isso, a escolha depende do melhor caminho de marketing para a sua empresa.

Preço: O CRM Hubspot possui uma versão gratuita, enquanto as versões pagas começam a partir de $29,97 mensal com o plano Starter, chegando até $4.999,99 no plano Enterprise.

Integração de dados do Hubspot

A integração de dados do Hubspot criada pela Kondado possibilita a centralização de dados de deals, contatos, pipelines, e várias outras informações do Hubspot, deixando a criação de análises e cruzamentos muito mais fácil. Conheça a integração de dados do Hubspot clicando aqui.

Pipedrive

O Pipedrive é descrito como um CRM desenvolvido por vendedores para vendedores. É originário de Tallinn, Estônia e foi criado com o objetivo de ajudar outros vendedores, com foco na experiência do usuário.

Entre suas funcionalidades, encontramos: organização das atividades de vendas, acompanhamento das interações com o cliente, priorização de leads e integração com ferramentas de e-mail, calendário e pagamento.

Fonte: Pipedrive

Para quem o Pipedrive é recomendado?

Aqui a questão do tamanho da empresa não é tão importante quanto suas necessidades principais. Por isso, o Pipedrive é ideal para aqueles que buscam automatizar e investir na área de vendas. Com uma interface amigável, ele pode ser uma grande ajuda para equipes de vendas que enfrentam desafios e encontram problemas de crescimento ou organização. 

Preço: Os valores são expressos em dólares americanos, começando com o plano Essencial por US$12,50, chegando até o plano Corporativo com mensalidade de US $74,90. Além disso, oferece teste gratuito de 14 dias. 

Integração de dados do Pipedrive

Levar dados de negócios, organizações, atividades e pessoas do Pipedrive para um banco de dados é muito fácil e rápido com as integrações criadas pela Kondado. Ter todos esses dados centralizados em um data warehouse ou data lake facilita inclusive a visualização deles em ferramentas como Power BI, Tableau ou Google Data Studio. Veja mais sobre as integrações da Kondado e faça um teste gratuito aqui.

RD Station CRM

A RD Station é uma empresa nacional fundada em 2011 e é considerada uma das principais plataformas de CRM no Brasil. Entre suas funcionalidades estão a captura de leads, o nurturing de leads, a análise e relatórios, as integrações, a gestão de contatos e a gestão de vendas, abrangendo todas as principais necessidades de gestão de relacionamento com o cliente e automação de marketing.

Fonte: RD Station

Para quem o RD Station CRM é recomendado? 

O RD Station CRM oferece pagamento em reais e tem uma interface intuitiva. Suas funcionalidades abrangem as necessidades comerciais mais importantes e são capazes de aumentar a eficiência e efetividade de estratégias de marketing e vendas, sem a necessidade de treinamento especializado. É fácil de ser integrado à rotina de um time comercial, seja ele de pequeno, médio ou grande porte. Além disso, a interface intuitiva torna a utilização da plataforma mais fácil, ao contrário da Salesforce, onde é necessária a contratação de um especialista na plataforma.

Preço: Diferente das anteriores, seus valores são em reais, começando pelo plano Basic de R$48,60 mensais, chegando até o plano Pro de R$69,30. A plataforma oferece teste gratuito de 10 dias.

Integração de dados do RD Station CRM

O conector do RD Station CRM criado pela Kondado traz integrações pré-construídas de oportunidades, tarefas, produtos, empresas, contatos, usuários e campos personalizados. Veja mais aqui.

Bitrix24

Bitrix24 é uma plataforma de CRM russa, representada no Brasil pela Br24. Seu foco está na área de gerenciamento de projetos e suas funcionalidades incluem gerenciamento de tarefas, projetos, chat em grupo, armazenamento de arquivos, gerenciamento de clientes e vendas.

É ideal para pequenas e médias empresas e possui uma versão gratuita, assim como o HubSpot, mas oferece mais funcionalidades na sua versão paga. É considerado de interface intuitiva e fácil de usar.

Fonte: Bitrix24

Para quem o Bitrix24 CRM é recomendado?

Para pequenas e médias empresas que desejam iniciar suas atividades de CRM e organizar seus projetos de maneira mais efetiva. Para aquelas que não desejam ou não podem investir muito alto, mas mesmo assim desejam contar com uma plataforma intuitiva que possibilite a automação de diversas atividades.

Preço: Possui versão gratuita. As versões pagas são em reais, começando pelo plano Basic com mensalidade de R$249,00, e chegando até o plano Enterprise de R$999.

Integração de dados do Bitrix24 CRM

Integrar dados do Bitrix24 CRM a um Data Warehouse ou Data Lake é possível com apenas alguns cliques usando o conector do Bitrix24 da plataforma Kondado. Para saber mais sobre esse conector, é só clicar aqui.

Piperun

O Piperun é um software nacional com foco em integração (incluindo com o WhatsApp e o RD Station). A empresa se destaca pelo seu sistema de atendimento ao cliente, que inclui consultores para avaliar o melhor plano para cada empresa. 

Suas funcionalidades apresentam uma tendência para ferramentas na área de vendas, incluindo o funil de vendas, propostas e gerenciamento de produtos, contratos e comissões, integração com o WhatsApp e um chatbot, além de workflow e automações.

Fonte: Piperun

Para quem o Piperun é recomendado?

Para empresas que fazem contato frequente com seus clientes e cujo fluxo de trabalho é focado em atendimento, assim como a rapidez e qualidade desse atendimento. 

Sua integração com o WhatsApp é um grande diferencial, é também um facilitador para aqueles que utilizam a ferramenta diariamente, além disso o chatbox ajuda a resolver as demandas mais comuns e de soluções simples.

Preço: Os preços são em reais e começam com o Basic de R$125,00, até o mais completo Flow de R$377,00. A Piperun oferece um teste gratuito de 14 dias

Integração de dados do Piperun

Analisar dados de oportunidades do funil de vendas do Piperun em ferramentas de BI, como Power BI ou Google Data Studio, é muito mais rápido usando a plataforma Kondado para centralizar tudo em um banco de dados. Para testar essa e várias outras integrações, basta clicar aqui.

Publicado em 2023-02-14