Quais as habilidades que um analista de dados precisa ter?

Quais as habilidades que um analista de dados precisa ter?

Inscreva-se

Abordamos dados e análises dentro das empresas.

Receba novos artigos por e-mail


Compartilhe

O analista de dados é um profissional que conta com habilidades técnicas para analisar dados e apresentar insights. São habilidades esperadas de um profissional da área de analytics, o SQL usado para extração de dados de um banco de dados de uma empresa, além de manipular os dados e saber como comunicar os resultados obtidos para um público específico.

Para quem pretende se tornar um analista de dados é indispensável adquirir certas habilidades técnicas como o SQL, por exemplo. Além de aprender funções básicas de estatística e criar projetos de análise de dados focados em hard e soft skills.

A função de um analista de dados é traduzir dados em informações, que podem ajudar as empresas a tomar decisões mais estratégicas e precisas para os seus negócios. Portanto, trata-se de um papel importante nas organizações, analisando como os dados podem ser utilizados para a resolução de problemas.

Se você pretende atuar no setor de analytics ou quer entender melhor a importância do analista de dados para a sua empresa continue acompanhando este artigo.

Conheça as principais habilidades de um analista de dados

Como vimos anteriormente, o profissional da área de analytics tem uma função de extrema importância para organizações, realizando a coleta e tradução de seus bancos de dados para uma melhor visualização de dados e do uso dessas informações para resolução de problemas.

Mas, afinal quais as principais habilidades esperadas de um analista de dados. Vamos listar algumas a seguir.

  1. Verificação e preparação dos dados – uma das principais funções do analista é a centralização de dados de uma ou mais fontes e prepará-los para que sejam usados em análises numéricas e por categoria;
  2. Analisar e explorar os dados – saber analisar os dados é uma das principais habilidades de um analista, pois significa identificar uma necessidade de negócio e transformá-la em uma questão de dados. Após uma análise minuciosa é possível chegar a uma resposta. Já a exploração de dados refere-se a análise com intuito de identificar insights relevantes que agregam valor ao negócio;
  3. Conhecimento em estatística – conhecer sobre a estatística é um dos pontos fundamentais para o trabalho do analista de dados. Uma base sólida possibilita que faça suas análises e explore os dados com mais compreensão e profundidade;
  4. Facilitar a visualização de dados – nem todas as pessoas tem facilidade em  compreender números e planilhas, sendo a função do analista criar diagramas e gráficos que facilitam a obtenção de insights, ajudando na comunicação e descoberta de dados;
  5. Criar painéis e relatórios – o analista deve ajudar outras pessoas na empresa a usar os dados para tomar decisões importantes. Para isso, elabora painéis e relatórios que simplificam o acesso aos dados;
  6. Saber se comunicar – A habilidade de comunicação é fundamental para que o analista de dados saiba se expressar de diferentes formas para convencer seus colegas que suas descobertas são relevantes para o negócio;
  7. Conhecer o segmento da empresa – para lidar com os dados de uma organização é preciso ter domínio sobre o seu segmento de atuação para uma melhor integração de dados e tradução de informações que sejam relevantes para aquele tipo de negócio;
  8. Solucionar problemas – como em qualquer profissão, o analista de dados irá encontrar obstáculos em sua frente é preciso que tenha habilidades e criatividade para encontrar uma resolução e contornar o problema.

Agora que você já sabe quais os tipos de habilidades são necessárias para atuar como analista de dados, que tal conhecer as suas responsabilidades?

Descubra o que faz um profissional da área de analytics

Os analistas de dados devem ter capacidade não apenas para saber identificar dados, ou utilizar ferramentas de business intelligence,mas também saber comunicar e explicar os números que estão sendo analisados e como eles podem ajudar a solucionar problemas de negócios.

Entre as responsabilidades que podem ser atribuídas a um analista de dados, destacam-se:

  • Trabalhar em conjunto com o departamento de TI;
  • Realizar a mineração de dados de fontes primárias e secundárias;
  • Limpeza e exploração dos dados para encontrar informações relevantes para o negócio;
  • Análise e interpretação dos resultados usandos ferramentas e habilidades de estatística;
  • Identificação de tendências e padrões em um conjunto de dados;
  • Criação e apresentação de relatórios;
  • Projeto e manutenção de bancos e sistemas de dados;
  • Correção de problemas de código e problemas com os dados.

Você já conferiu algumas das responsabilidades que podem ser designadas a um analista de dados, vamos conhecer a seguir uma das principais ferramentas usadas para organização de dados o business intelligence.

Confira a empresa que pode revolucionar o trabalho do analista de dados

A Kondado é uma plataforma de integração de dados usada especificamente para finalidades analíticas. Oferecemos uma plataforma que permite a criação de integração, migrando os dados das ferramentas da sua empresa ao seu banco de dados analítico em apenas alguns cliques.

Nossa plataforma permite a centralização dos dados em um banco, onde o cliente possa usá-los como quiser, conectando a ferramentas de BI, por exemplo. Sabemos que a integração de dados é o coração do Data Science e BI de qualquer empresa, possibilitando a concentração de dados em um só lugar.

Fornecemos aos analistas de dados, gestores e cientistas a possibilidade de cruzar informações e analisar os dados de forma mais eficiente e rápida.  Permitimos a integração de mais de 80 fontes de forma online, sem a necessidade de instalação de softwares ou a manutenção de um servidor. Contamos com uma sessão de modelagem de dados em SQL, automatizando a preparação de dados para análise e visualização.

Você pode usar nossa plataforma no período de teste gratuito, que dura 14 dias e permite realizar até 10 integrações ou 5 milhões de linhas integradas. O acesso a nossa ferramenta é muito simples, basta fazer o signup, entrar na plataforma  cadastrar o seu destino de dados e seus conectores.

O próximo passo é criar as integrações e você receberá os dados conforme a frequencia que escolher. Se após o período de teste você gostar dos nossos serviços, escolha um dos nossos planos mensais de assinatura.

Durante todo o processo, se houver qualquer dúvida, colocamos uma equipe à disposição no chat da plataforma, que estará pronta para te ajudar.

Conclusão

Chegamos ao final deste conteúdo que abordou sobre as principais habilidades de um analista de dados e qual a importância delas da análise de dados nas empresas. Vamos relembrar dos principais pontos discutidos?

Em primeiro lugar vimos como é importante o papel dos analistas de dados e porque este deve contar com algumas habilidades que facilitam o seu trabalho. Neste tópico reforçamos a função deste profissional e como a tradução dos dados são importantes informações para a tomada de decisões nas empresas.

Depois listamos algumas das habilidades que são essenciais para o trabalho do analista de dados, que vão desde a preparação dos dados até saber lidar com a resolução de problemas que possam surgir.

Vimos também quais são as responsabilidades atribuídas aos analistas de dados, que vão desde o trabalho com a equipe de tecnologia, passando pela limpeza e organização dos dados até a correção de problemas relacionados aos códigos e dados.

Por fim, conhecemos a Kondado uma plataforma de integração de dados que facilita o trabalho dos analistas possibilitando o cruzamento e análise de informações de forma mais rápida e simples.

Procure os serviços de integração de dados da Kondado

Graças às ferramentas de integração de dados, como a Kondado não é necessário que analistas de dados criem ETLs ou ELTs, nossa plataforma ajuda a automatizar esse processo, possibilitando que o tempo dos analistas seja gasto em atividades de maior relevância realizando suas análises e insights.

Apresentamos muitos diferenciais, como: cobramos em real, quando a maioria das plataformas cobram em dólar, deixando a solução muito mais cara para as empresas brasileiras.

Possuímos diversas fontes de dados brasileiras como: Meetime, Pagarme, VTEX, Mercado Livre, dentre outros.

Nossa plataforma foi desenvolvida para que qualquer pessoa possa fazer a integração de dados, sem precisar necessariamente saber programar. Contamos com uma vasta documentação de todos os conectores, destinos e funcionalidades da plataforma para ajudar durante todo o processo. Nosso time de suporte é ágil e especializado.

Não perca tempo criando ETLs ou ELTs, simplifique a análise de dados usando uma plataforma brasileira de integração de dados que permite a automatização do processo, e possibilita que o analista de dados foque em atividades que são realmente importantes para a sua empresa.

Aproveite o período de teste gratuito oferecido pela Kondado e veja como é simples centralizar os seus dados em um lugar só. Faça o seu cadastro e receba dados na frequência que desejar de forma simples, rápida e totalmente online.

O time de suporte da Kondado está preparado para te auxiliar em caso de dúvidas e te orientar para a escolha de um dos nossos planos mensais de assinatura que atenda melhor às necessidades da sua empresa. Assine agora!

Publicado em 2022-02-15