Conectando o SQL Server ao Looker Studio

Conectando o SQL Server ao Looker Studio

Inscreva-se

Abordamos dados e análises dentro das empresas.

Receba novos artigos por e-mail


Compartilhe

Clique aqui para acessar o tutorial mostrando as maneiras de compartilhamento no Looker Studio

Antes de mergulharmos no tutorial, vamos entender o que é o SQL Server e o Looker Studio e por que você pode querer conectá-los.

O SQL Server é um sistema de gerenciamento de banco de dados relacional desenvolvido pela Microsoft. Ele é amplamente utilizado em empresas de todos os tamanhos para armazenar e gerenciar dados de forma eficiente e segura. Com o SQL Server, você pode criar bancos de dados robustos, executar consultas complexas e garantir a integridade dos seus dados.

Por outro lado, o Looker Studio é uma plataforma de análise de dados que permite às empresas explorar, visualizar e compartilhar insights a partir de dados armazenados em diversas fontes, incluindo bancos de dados SQL Server. Através do Looker, você pode criar painéis de controle interativos, relatórios personalizados e análises avançadas para tomar decisões informadas com base nos seus dados.

Conectar o SQL Server ao Looker Studio oferece uma série de vantagens para sua empresa:

1. Acesso Unificado aos Dados: Ao conectar o SQL Server ao Looker, você centraliza o acesso aos seus dados, tornando mais fácil para as equipes de análise e tomada de decisões encontrar e utilizar as informações necessárias.

2. Visualizações Interativas: O Looker Studio permite criar visualizações interativas e personalizadas dos seus dados do SQL Server. Isso facilita a compreensão dos dados e agiliza a geração de insights.

3. Agilidade nas Análises: Com a conexão entre o SQL Server e o Looker, você pode realizar análises mais rapidamente, sem depender de desenvolvedores de consultas complexas. Isso permite que as equipes de negócios tenham mais autonomia na exploração dos dados.

4. Tomada de Decisões Baseadas em Dados: Ao ter acesso fácil às informações do SQL Server por meio do Looker, você pode tomar decisões mais informadas e estratégicas, impulsionando o sucesso da sua empresa.

Centralizando dados no SQL Server com a Kondado

1.Preparando o seu Data Warehouse: Caso você não tenha o seu SQL Server ainda, siga esse passo a passo para criá-lo e deixá-lo pronto para receber os dados da Kondado.

2. Cadastrando seu  Microsoft SQL Server como Destino na Kondado: Agora que você já tem o seu banco de dados, é hora de entrar na Kondado e cadastrá-lo para receber os dados de suas ferramentas. Para cadastrar seu SQL Server como destino, siga o passo a passo mostrado na nossa documentação.

3.Criando seus conectores: Os conectores são as fontes de dados ou ferramentas das quais você deseja extrair dados para centralizar no SQL Server. Para cadastrar suas fontes de dados na Kondado, escolha-as nessa lista e siga o respectivo passo a passo

4. Criando sua primeira integração: Agora que seu destino de dados e seus conectores estão cadastrados, você já pode criar a sua primeira integração. Para saber como criar a sua primeira integração, clique aqui.

Agora, vamos ao passo a passo para conectar o SQL Server ao Looker Studio:

  • Acesse o Look Studio e faça login na sua conta do Looker Studio e clique em “Create”.
  • Em seguida, selecione a opção “Data Source”
  • Selecione o conector do Microsoft SQL Server.
  • Preencha os detalhes da conexão, incluindo o nome da fonte, o endereço do servidor SQL Server, a porta, o nome do banco de dados, e suas credenciais de acesso.
  • Selecione a tabela desejada na lista e depois clique em “Connect”.
  • Após a conexão ser estabelecida com sucesso, você poderá começar a criar visualizações e relatórios a partir dos dados do SQL Server no Looker Studio.

Publicado em 2023-10-31