Dicas e truques do Google Sheets (Planilhas Google) – Parte I

Dicas e truques do Google Sheets (Planilhas Google) – Parte I

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No artigo de hoje, parte de nossa série de postagens sobre o Google Sheets, demonstraremos algumas opções interessantes e que facilitam a organização e uso de dados dentro do Google Sheets. 

Como mencionado aqui no blog, o Google Sheets é uma planilha eletrônica em nuvem, que pertence ao Google e é muito similar ao Microsoft Excel. 

Como proteger células no Google Planilhas

Este é um modo muito simples de proteger determinadas informações em suas planilhas eletrônicas, especialmente no Google Sheets, onde as planilhas podem ser compartilhadas e editadas em tempo real por diversas pessoas.

Em nosso exemplo, temos vários produtos de um e-commerce. Em nossa tabela, temos o número inicial de produtos em estoque. Não desejamos que esse número seja editado e, por isso, vamos proteger essas células, de modo que apenas aqueles com permissões possam editá-las. É bem simples:

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Basta selecionar o intervalo desejado, nesse caso Estoque Inicial, e clicar com o botão direito do mouse. Em seguida, clique em Ver mais ações da célula e depois em Proteger Intervalo.

Imagem 1.1

Certifique-se que o intervalo de células selecionadas está correto. O intervalo pode ser editado em qualquer momento.

Imagem 2

Você pode permitir a edição dessa célula por outros usuários, ou apenas por você. 

Imagem 3

Pronto! Agora você já tem células que só podem ser editadas por uma ou mais pessoas, evitando possíveis acidentes ou erros.

Como fazer lista suspensa no Google Planilhas

Um modo muito interessante de aplicar opções dependentes de uma primeira condição. Isso permite que aqueles que acessam a planilha escolham entre as opções disponíveis em vez de escrevê-las manualmente, facilitando o processo e também ajudando a manter um padrão.

Em nosso exemplo, só é possível selecionar as cidades disponíveis após a seleção do estado.

Imagem 4

Aqui temos nossa tabela com as informações de estados e cidades. Nesse caso, as cidades dependem do estado. Assim, a coluna C depende da coluna B.

Imagem 5

Agora, clicamos em Dados, logo em seguida em Validação de Dados. Em Regras de Validação de Dados em Critérios selecionamos Menu suspenso (de um intervalo) e embaixo o intervalo que desejamos, que neste caso é intervalo embaixo da coluna ESTADO.

Imagem 6

Na página onde temos nossos dados de estados e cidades, iremos usar a fórmula Filter. A sintaxe da fórmula Filter, é a seguinte:

FILTER(intervalo; condicao1; [condicao2; …])

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Onde, o nosso primeiro intervalo é aquele de dados que dependem de outro – no nosso exemplo, é a CIDADE. Assim, nesse caso, a condicao1 é o ESTADO e, por fim, a condicao2 é onde a condição será informada – neste caso, na célula C3 da tabela anterior.

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E por fim, iremos validar os dados para a célula C4.

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Agora temos uma tabela muito mais organizada, facilitando seu preenchimento. 

Como colocar Caixa de Seleção no Google Planilhas

A caixa de seleção, é uma caixa dentro de uma célula que possui um valor atrelado a ela. Como no exemplo abaixo:

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Para criar uma caixa de seleção é muito simples, basta clicar em uma célula, selecionar Inserir, e Caixa de Seleção. 

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Você irá perceber que uma vez preenchida ela conta com o valor VERDADEIRO, quando não, conta com o valor FALSO

Com a caixa de seleção como apoio, você pode utilizar diversas funções presentes no Google Sheets, um exemplo, é a função SUM ou SOMA.

Contamos com a tabela abaixo, e iremos somar o valor apenas dos produtos selecionados, que em nossa tabela significa disponível.

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Para isso, utilizaremos a função SUMIF ou SOMASE, já falamos sobre essa função em nosso blog. Nesse caso o critério será o intervalo de Disponível, onde estão as caixas de seleção.

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Outras funções que podem ser usadas são SOMA ou SUM, ou mesmo COUNTIF.

Como fazer Quebra de Texto no Google Planilhas

A quebra de texto, ou simplesmente ‘pular linha’, ajuda a organizar a planilha. Principalmente quando várias informações são importadas de outro arquivo, é comum que elas não estejam no padrão desejado da planilha.

No nosso exemplo, seria mais interessante visualmente ter o nome e a idade em linhas separadas.

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Basta clicar na célula, na caixa de texto clicar onde você deseja que ocorra a quebra e então CRTL + ENTER.

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Muito simples e útil, não?

Como Mesclar Células no Google Planilhas

Outra dica ideal para organizar melhor a planilha é a opção de mesclar célular, como no exemplo onde temos uma lista de Nome e Sobrenome de Alunos.

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Queremos que a célula Alunos cubra por igual as células Nome e Sobrenome. Para isso basta selecionar a célula que você deseja mesclar, nesse caso Alunos , e clicar em Mesclar Células no topo da página no lado direto, como na imagem

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Gostou das dicas? Temos mais dicas e informações sobre o Google Sheets em nosso blog!

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Publicado em 2023-05-09