O que é Data Science? Conheça mais sobre a área

O que é Data Science? Conheça mais sobre a área

Inscreva-se

Abordamos dados e análises dentro das empresas.

Receba novos artigos por e-mail


Compartilhe

Data Science, ou Ciência de Dados, é um assunto popular atualmente. Principalmente no que diz respeito à área profissional, a popularidade do termo e a demanda por profissionais aumentam constantemente. Existem diversos cursos dedicados à área e promessas de alto salário, o que tornou a Ciência de Dados um assunto popular nas redes.

Mas o que é a Ciência de Dados? 

A Ciência de Dados é uma área interdisciplinar que exige conhecimentos em estatística, matemática, programação e negócios. Utilizando dados armazenados, a Ciência de Dados permite criar modelos estatísticos e de aprendizado de máquina para prever o futuro da melhor forma possível. 

Por exemplo, na área financeira, podemos citar a previsão de modelagem de crédito, que avalia se novos clientes serão bons ou maus pagadores. Outro exemplo seria a análise da relação de compras, por exemplo, se um cliente x comprou um produto y e também o produto z em um período específico.

O trabalho de um cientista de dados é compreender os dados recebidos e extrair insights e soluções. Isso significa que o cientista deve compreender as necessidades e dificuldades do cliente. Discutiremos as características de um profissional de Ciência de Dados mais adiante.

Por que a Ciência de Dados é importante? 

A Ciência de Dados surgiu com a evolução da tecnologia da informação e com a necessidade de transformar a quantidade crescente de dados gerados e armazenados em informações úteis. A Ciência de Dados ajuda empresas e organizações a tomarem decisões, compreender suas necessidades e alcançar seus objetivos. 

É uma área em constante evolução, pois a capacidade de extrair insights valiosos a partir de dados é fundamental para tomar decisões e obter vantagens competitivas para empresas e formular objetivos para organizações.

Atualmente, a Ciência de Dados é utilizada em diversas áreas, como:

  • Medicina;
  • Segurança;
  • Finanças;
  • Tecnologia;
  • Instituições governamentais;
  • Etc…

O que faz um Cientista de Dados?

Os profissionais de ciência de dados usam técnicas como mineração de dados, aprendizado de máquina, análise de dados, e visualização de dados para interpretar grandes volumes de dados e extrair relações relevantes e insights. Eles fazem previsões futuras a partir das informações coletadas diariamente.

O cientista de dados conhece as regras de negócio e também os desafios e metas do cliente. O profissional definirá a metodologia ideal e ferramentas para sanar um problema.

O dia a dia de um cientista de dados pode ser descrito como focado para a estratégia e compreensão do problema, entendendo os dados recebidos e procurando por soluções. Por isso é importante que o profissional de dados tenha gosto pela área de negócio.

O que é necessário para ser um profissional da área?

Um cientista de dados precisa ter conhecimentos técnicos em estatística, SQL, programação (as linguagens mais comuns são Python e R), machine learning, além de conhecimentos em negócios e visualização de dados. Na área técnica também são utilizadas bibliotecas como Pandas, Numpy, Matplotlib e Seaborn. 

Além disso, ele precisa desenvolver suas habilidades comportamentais, como estrategista, entendendo as necessidades do cliente e como ajudá-lo com os dados fornecidos. O profissional deve ser capaz de explicar termos complexos, como, por exemplo, álgebra linear, de maneira simplificada para os tomadores de decisão e outros profissionais que não são tão técnicos.

Diferenças entre uma cientista de dados e outros profissionais da área de dados

Analista de Dados

O Analista de Dados tem como função analisar dados históricos e criar relatórios a partir deles, usando ferramentas como Power BI, Excel e SQL. Eles trabalham com dados armazenados em bases de dados para criar gráficos e relatórios, ajudando na tomada de decisões baseadas em informações passadas. É importante que o Analista de Dados tenha habilidades sólidas em comunicação e visualização de dados. O Analista de Dados deve ter boa capacidade de storytelling e assim como o cientista, deve saber transmitir conceitos complexos de modo simplificado. 

Engenheiro de Dados

O Engenheiro de Dados constrói a estrutura e a infraestrutura necessárias para que os Cientistas e Analistas de Dados possam utilizá-las. Esta área inclui a arquitetura de Data Lake e Data Warehouse, onde as informações são armazenadas para acesso futuro.

Ele também é responsável por toda a parte ETL. Como missão, o Engenheiro de Dados tem como objetivo limpar os dados recebidos e organizá-los de maneira fácil e compreensível.

Automatize suas integrações de dados com alguns cliques

Outros cargos relacionados a dados incluem Analista de Governança de Dados e Analista de Business Intelligence (BI).

Em resumo, o Analista em Governança de Dados é conhecedor das regras e leis que envolvem proteção e uso de dados. Esse profissional também será responsável pela proteção dos dados armazenados e a organização relacionada ao acesso a eles dentro da empresa. 

Já o Analista de Business Intelligence (BI), no Brasil, tem uma função muito similar ao Analista de Dados, com a principal diferença sendo o conhecimento do Analista de BI em negócios em geral.

Como posso me tornar um cientista de dados?

Cientistas de dados são originários de várias áreas, como ciência da computação, contabilidade, análise e desenvolvimento de sistemas, e administrativas, como economia e administração. Além disso, há pessoas de áreas não relacionadas, como comunicação, que trocam de profissão para atuar nesta área. A alta demanda por profissionais da ciência de dados levou à criação de cursos de bacharelado em Ciência de Dados.

Se você deseja entrar na área e já possui um bacharelado, pode optar por um MBA ou até mesmo um mestrado, dependendo de sua preferência. Além disso, há cursos dedicados para aqueles que desejam começar na área. No Brasil, alguns dos mais populares são oferecidos pela Data Science Academy e pelo Alura.

Ciência de Dados para outras áreas 

Embora o trabalho de um Cientista de Dados seja específico a esse profissional, conhecimentos gerais sobre dados, principalmente em visualização e compreensão de dados, bem como a soft skill de curiosidade para buscar soluções e resolver problemas, cada vez mais se expandem para várias áreas, e estes conhecimentos fazem diferença na carreira de profissionais, incluindo aqueles dedicados à pesquisa. Não há dúvidas, a demanda por profissionais capacitados nesta área cresce todos os dias.

Centralize dados de mais de 80 fontes em um banco de dados seu

Faça um teste grátis

link: https://www.datascienceacademy.com.br/bundle/formacao-cientista-de-dados
link: https://www.alura.com.br/formacao-data-science

Publicado em 2023-02-14