Data Storytelling – entenda o que é

Data Storytelling – entenda o que é

Inscreva-se

Abordamos dados e análises dentro das empresas.

Receba novos artigos por e-mail


Compartilhe

O Data Storytelling consiste em uma técnica que combina diferentes formatos de visualização de dados, como gráficos, mapas, quadros, dentre outros, com elementos narrativos.

Seu principal objetivo é aumentar sua capacidade de comunicação efetiva, combinando um conjunto de dados com certo grau de complexidade para contar uma narrativa de forma simples e objetiva.

A técnica do Data Storytelling pode ser aplicada para contextualização de insights de dados e influenciar as ações do seu público.

Existem alguns componentes que são indispensáveis para construir uma boa história baseada em dados, são eles:

  • Dados – uma boa análise de dados precisos e coerentes oferece uma base para a construção da história. A análise deve ser feita de forma descritiva, diagnóstica, preditiva e prescritiva, permitindo uma compreensão do quadro completo;
  • Narrativa – a narrativa seja ela escrita ou verbal, conhecida como enredo é uma forma assertiva de usar os dados para comunicar insights obtidos através dos dados e criar um contexto que inspire o seu público;
  • Visualização – o uso de elementos visuais podem ilustrar melhor a sua narrativa e podem ser favoráveis para comunicar a sua história com mais clareza. Os recursos visuais podem ser gráficos, diagramas, imagens ou vídeos.

Se você ficou interessado na técnica do Data Storytelling, acompanhe o artigo para descobrir como aplicá-lo e como seu uso pode ser relevante para a visualização de dados.

Confira algumas dicas de como aplicar o Data Storytelling

Vale ressaltar, que a prática de contar histórias é muito antiga e acompanha a evolução humana, sendo uma técnica usada por muitos povos para se comunicar uns com os outros e registrar relatos da sua vida cotidiana.

Mesmo que os métodos de contar histórias tenham evoluído ao longo do tempo, seu poder psicológico se mantém legítimo após dezenas de milhares de anos.

Isso porque, o cérebro humano assimila melhor histórias ao invés de dados completos, pois não consegue distinguir entre tantas informações o que é de fato relevante e ainda lembrar do que precisa ser destacado.

Sendo assim, a narração de histórias através de dados possibilita uma simplificação e compreensão de informações mais complexas, pois estabelece um contexto, informação relevante e interpretação dos fatos, dando mais sentido e tornando a análise de dados mais interessante.

Mas afinal, como posso aplicar o Data Storytelling? Confira a seguir algumas dicas para colocar essa técnica de comunicação de dados em prática.

  1. Colete os dados – invista em soluções tecnológicas que auxiliem na coleta de dados, que promovam a integração de dados em um só lugar e ainda facilite a análise de dados em grandes volumes. Atualmente existem ferramentas online como a Kondado que centralizam e organizam os dados, transformando-os em informações relevantes;
  2. Identifique a história contida nos dados – observe os dados e tente encontrar neles valores de importância, tendências inspiradoras, discrepâncias e outras informações que despertem interesse;
  3. Transforme os dados em narrativas atraentes – faça dos dados obtidos histórias que tenham valor, que possam de alguma forma ensinar, questionar ou inspirar ações e decisões;
  4. Utilize diferentes formatos para apresentar a narrativa – não se limite apenas ao texto, use outros formatos como o vídeo ou áudio. Dessa forma, você consegue aumentar o alcance da mensagem que sua marca deseja passar através das suas histórias de dados.

Portanto, ao invés de apresentar a sua equipe ou clientes planilhas cheia de números, da próxima vez tente envolvê-los com uma narrativa de dados cativante, que possa provocar uma resposta emocional e servir como inspiração para que tomem uma decisão ou executem uma ação.

Agora que você descobriu como aplicar o Data Storytelling, que tal conferir alguns segredos para criar uma narrativa de dados de sucesso?

Saiba como criar uma boa narrativa de dados

A narrativa de dados assim como todas as demais histórias que você já ouviu, leu ou contou deve estar apoiada em alguns elementos, como: personagens, enredo, conflito e conclusão.

Em termos ilustrativos, considere que você seja um profissional de data analytics e que tenha recebido dados relevantes sobre uma recente diminuição nas vendas da sua empresa e que tenha encontrado o público que impulsionou este declínio, a partir daí você pode criar uma narrativa usando os elementos principais para a construção de uma história, que são:

  • Personagens – defina os principais atores da sua história, identifique nos seus dados os stakeholders, consumidores e sua equipe interna;
  • Enredo – estabeleça o cenário em que ocorreu o problema. Com a ajuda da visualização de dados demonstre, por exemplo o declínio do público;
  • Conflito – toda boa história tem um conflito, a sua não é diferente, aqui você irá descrever a raiz do problema. Nessa parte da história, você pode incluir pesquisas de como os consumidores se comportam, suas preferências e tendências;
  •  Conclusão – chegamos a parte do desfecho da história. Aqui você pode apresentar quais as metas que a empresa pode alcançar, concentrar os esforços dos departamentos de marketing e relações públicas e usar a visualização de dados.

Lembre-se que independente da história de dados que você pretende contar, a comunicação deve ser feita de forma eficaz, estruturando a sua narrativa com os elementos destacados acima e direcionado-a ao seu público com a ajuda da visualização de dados.

Vale ressaltar também, que vivemos uma tendência de interatividade do marketing digital, que faz com que as empresas invistam em estratégias para coleta de informações de seus clientes, para aproximar a sua marca e direcioná-la ao público certo.

Neste processo, o uso de elementos de visualização de dados oferecem não apenas uma maior participação do público, como também os encoraja.

Descubra quais habilidades são necessárias para a construção de um Data Storytelling de sucesso.

Conte com a ajuda de um especialista em análise de dados para a construção do Data Storytelling

Não basta apenas ter criatividade para construir uma narrativa de dados, a base principal das informações da Era Digital são apoiadas em dados e originalidade.

Portanto, a construção de um Data Storytelling exige uma combinação destes dois fatores, para transformar informações complexas em uma narrativa de fácil compreensão e relevância.

Por isso, é importante contar com um profissional de data analytics para identificação de dados que possam contar uma história, que faça sentido ao público a quem ela será direcionada.

Existem plataformas que tornam mais fácil os processos de análises e visualizações de dados, que dependem de dados de qualidade, completos e sempre atualizados, como faz a Kondado.

Conheça a plataforma de integração de dados Kondado que irá te ajudar na construção do Data Storytelling

A Kondado é uma plataforma de integração de dados que permite que dados de vários lugares sejam centralizados em um só lugar. Oferecemos aos analistas, gestores e cientistas uma solução capaz de otimizar o cruzamento de informações, consulta e análise de dados de forma eficiente e rápida.

Em nossa plataforma é possível a integração de dados de mais 80 fontes de forma online, sem a necessidade de instalar nada ou se preocupar com a manutenção de um servidor. Temos uma sessão de modelagem de dados em SQL, permitindo a automatização de toda a preparação de dados para as suas análises e visualizações.

Somos uma plataforma de integração de dados para fins analíticos. O cliente entra na plataforma, cria as suas integrações migrando os dados das suas ferramentas (Facebook, Google ADS, Pipedrive, etc) ao seu banco de dados análicos em apenas alguns cliques. 

Uma vez que os dados encontram-se centralizados em nossa plataforma, é possível que o cliente utilize-os como desejar, conectando-os a ferramentas de BI como o Power BI ou Data Studio para fazer análises e criar gráficos e dashboards, por exemplo.

Você pode conhecer nossa plataforma iniciando com o período de teste gratuito que dura 14 dias e dá direito a 10 integrações ou 5 milhões de linhas integradas.

O acesso a plataforma é fácil e simples, basta fazer o signup, entrar na plataforma e fazer o cadastro do seu destino de dados, cadastrar seus conectores e criar as suas integração com poucos cliques. Nós iremos enviar os dados conforme a frequência que você escolher.

Caso você goste do nosso serviço, pode fazer a assinatura de um dos nossos planos mensais, pela própria plataforma, sem precisar de nenhum vendedor. Durante todo o processo, se tiver qualquer dúvida contate nossa equipe através do chat da plataforma, estaremos sempre prontos para te ajudar.

Conclusão

Chegamos ao final deste artigo que apresentou de forma completa e objetiva o que é a técnica de Data Storytelling e como ele pode ser favorável para uma melhor visualização de dados. Que tal recapitularmos os principais aspectos abordados sobre o tema?

Primeiro fomos apresentados à técnica de Data Storytelling, conhecida como história de dados, que facilita a visualização de dados, combinando as informações de planilhas e números com elementos narrativos, que podem influenciar em ações e decisões.

Em seguida oferecemos dicas para a aplicação do Storytelling e de como a técnica facilita a visualização de dados, pois as narrativas fazem parte da história da humanidade há dezenas de milhares de anos, e por serem uma representação com elementos da vida cotidiana, são mais fáceis de assimilar suas informações do que os dados.

Também vimos quais elementos são indispensáveis para a construção de uma boa narrativa de dados, como: personagens, enredo, conflito e conclusão.

Depois aprendemos que uma boa narrativa deve ser apoiada em dados e na criatividade e que o papel do profissional de data analytics se torna fundamental para a identificação de dados que possam estruturar uma história.

Por último, conhecemos a Kondado uma plataforma que pode ajudar no processo de criação do Data Storytelling pois proporciona a integração de dados, efetivando a análise e visualização de dados completos e sempre atualizados.

Faça seu cadastro no teste gratuito da Kondado

Se você pretende reunir seus dados em um lugar só, a Kondado é a opção certa. Nossa plataforma é simples e rápida possibilitando a conexão de suas ferramentas e migração de dados do seu banco de destino para uma plataforma eficaz e totalmente online.

Oferecemos uma plataforma segura para transformar os seus dados e informações relevantes e construir Data Storytelling com informações de interesse, de forma que possa provocar uma reação emocional no público determinado.

Aproveite nosso período de teste grátis, para conhecer a plataforma e realizar integrações de dados de forma simples e eficaz. Conheça nossos planos de assinatura mensal que variam entre 10 milhões de registros dando direito a 30 integrações e 2 bilhões de registros dando direito a 2.000 integrações.

Tenha acesso a informações relevantes, através da integração de dados de qualidade e efetive a análise e visualização de dados para a construção de narrativas de dados cativantes.

Faça seu registro em nossa plataforma e aproveite todos os benefícios dos nossos serviços. Temos uma equipe à disposição que estará sempre pronta para te ajudar a obter o aproveitamento máximo dos recursos da nossa plataforma. Comece usando o período de teste gratuito de 14 dias!

Publicado em 2022-03-08