O que é Data Driven? Conheça esse conceito!

O que é Data Driven? Conheça esse conceito!

Inscreva-se

Abordamos dados e análises dentro das empresas.

Receba novos artigos por e-mail


Compartilhe

Dentro do universo de dados é possível realizar a coleta, a transformação e a interpretação de diversos tipos de dados, a fim de gerar informações que serão valiosas para as decisões de sua empresa. 

O ato de tomar qualquer tipo de decisão baseada em dados é chamado de data driven (em português, “orientado a dados”). Uma empresa que utiliza do conceito data driven, cultiva a cultura de utilizar as informações coletadas por diversas ferramentas para tomar qualquer tipo de decisão, além de antecipar possíveis mudanças do mercado. Compreenda melhor o conceito de Data Driven!

O que significa Data Driven?

Data Driven é qualquer processo organizacional orientado por dados. A análise de dados auxilia a tomada de decisão, já que a resolução será influenciada por evidências concretas de forma mais assertiva.

Essa metodologia confere uma maior capacidade de aproveitamento de oportunidades, antecipação de tendências e possíveis problemas. 

Uma iniciativa data driven pode ser aplicada em diversas escalas, sendo elas complexas (uso de grandes volumes de dados para gerar previsões e análises profundas), ou de forma simples (uso de dados para auxiliar na tomada de decisões do dia a dia).

Em sua forma simplificada os dados serão coletados a partir de diversas fontes, internas e externas, e cruzados de forma que possibilita uma análise humana, a fim de que essas informações sejam usadas para tomar decisões estratégicas baseadas em evidências.

Motivos para aplicar o Data Driven

Ao implementar o conceito de data driven em sua empresa diversos processos serão beneficiados, confira as principais vantagens de ser uma empresa orientada por dados.

Agilidade e Eficiência 

Uma empresa data driven é capaz de identificar pontos de ineficiência e oportunidades de melhoria mais rapidamente, possibilitando uma resposta rápida e aumentando a eficiência de seus processos. Identificar problemas e oportunidades de forma ágil permite que a empresa seja mais eficiente.

Previsões assertivas 

Basear-se em dados abre a oportunidade de realizar previsões sobre sua empresa, sejam elas positivas ou negativas. Essas previsões assertivas possibilitam um maior tempo de reação preventiva, a fim de evitar problemas futuros.

Decisões confiáveis

Atualmente, uma pessoa não precisa mais se basear apenas no feeling para a tomada de decisão. Com o apoio de dados, é possível fazer isso com um grau de confiança maior. 

Reduções de custo 

Uma organização data driven tem uma gestão baseada em dados, e isso faz com que ela tenha visibilidade da onde os seus recursos terão melhor proveito. Além disso, ela irá identificar oportunidades de melhoria, prever situações de risco ou perdas e tomar as devidas ações quando ainda há tempo de corrigi-las, dessa forma é possível reduzir custos com processos que antes eram ineficientes ou poderiam ter um melhor resultado.

Desenvolvimento

Devido aos insights obtidos através dos dados coletados quantitativos e qualitativos é possível criar uma base para o crescimento duradouro e sustentável de sua empresa, além de ajudar a melhorar os produtos com base nas preferências e necessidades dos clientes.

Adaptabilidade 

A possibilidade de antecipar as mudanças no mercado, garante uma reação rápida e melhor adaptabilidade às mudanças devido a possibilidade de prever esses fatores.

Planejamento de estratégias 

Com base em dados históricos, é possível planejar com mais confiança e assertividade a estratégia da organização, identificando possíveis falhas e mudanças de mercado, e o melhor caminho para que os resultados desejados sejam atingidos.

Aumento de ROI 

A possibilidade de controlar os processos e antever os rumos do mercado faz com que uma empresa orientada por dados tenha mais facilidade em controlar seu retorno sobre investimento (ROI), já que ter controle sobre cada ação executada auxilia na análise de quais irão gerar lucro ou não.

Autonomia

Aplicar os conceitos de data driven significa que o acesso aos dados será democratizado, possibilitando que pessoas sem familiaridade com o processo de análise de dados obtenha insights por conta própria, sem depender de um profissional de dados para todas as decisões. 

Enquanto os gestores das áreas conseguem acessar e interpretar os seus dados e começam a incluir eles em suas decisões organicamente,  os profissionais de dados podem focar em análises complexas e iniciativas de machine learning e IA.

Ter uma cultura data driven é um processo de transformação complexo e que exige esforço e dedicação de todas as partes de uma empresa, entretanto, apresenta benefícios de curto, médio e longo prazo em todas as áreas do seu negócio.

Como aplicar o conceito de Data Driven em sua empresa?

Antes de iniciar uma metodologia data driven em uma empresa, é necessário entender que esse processo exige tempo. A cultura data driven precisa ser nutrida para que se torne rotineira no ambiente de trabalho.

Portanto, é necessário uma mudança geral no mindset da empresa, não só realizar a aplicação do conceito, é importante que a cultura data driven seja integrada aos valores da organização, para que apresente melhores resultados.

1° Passo – Manter a equipe alinhada.

É importante garantir que os líderes promovam a cultura de data driven para os colaboradores de suas equipes, todos precisam entender a nova cultura da empresa e a importância de incorporar esse novo método no dia a dia. Manter a equipe alinhada é essencial para o sucesso de uma cultura orientada a dados.

2° Passo –  Extrair valor de ferramentas

Contar com boas ferramentas de apoio é essencial para a manutenção de sua cultura orientada por dados, sendo assim esteja atento se os sistemas atuais de sua empresa tem os requisitos para atender a essas novas necessidades.

3° Passo – Definir estratégias

Definir as diretrizes em relação a coleta de dados e armazenamento é de extrema importância na cultura data driven, sendo necessário que os colaboradores saibam quais dados são importantes, quais poderão ser descartados, e onde encontrar os dados que precisam para usar no dia a dia.

Estruturação da Cultura de Data Driven

Para que a cultura data driven funcione adequadamente em uma empresa é necessário realizar algumas adequações. 

Pessoas

Ao iniciar uma cultura data driven na empresa, é necessário que disponham-se de pessoas que conheçam e entendam de dados, capacitados para explicar a importância nessa mudança organizacional e treinar os demais funcionários, para que se adaptem a essa nova realidade e incluam esse novo método em seu dia a dia 

Dados

Os dados coletados de diversas fontes, são organizados de forma acessível e integrada, permitindo que todos tenham fácil acesso a essas informações, a democratização ao acesso de dados é uma parte importante do conceito data driven.

Tecnologia

 É importante que a empresa que deseja integrar o conceito data driven busque aprimorar suas ferramentas para sustentar a transformação empresarial. Possuir instrumentos eficientes irá afetar positivamente todas as áreas envolvidas.

Ferramentas da Cultura Data Driven

A Cultura Data driven precisa ser integrada em todas as áreas de uma empresa para que funcione adequadamente e traga os melhores resultados, dito isso é necessário a utilização de diversas ferramentas e softwares. Confira as principais:

Softwares de Controle

A utilização de softwares de controle de processo como CRMs (Customer Relationship Management) e ERPs (Sistema integrado de gestão empresarial) também são importantes, já que esses dados ficam computadorizados, possibilitando uma integração e a análise, para a obtenção de insights. 

Ferramentas de Visualização

Ferramentas de visualização de dados como Power BI, Tableau, Metabase, Google Data Studio, ajudam na manipulação e visualização dos dados gerados pela empresa, sendo ferramentas essenciais para a manutenção de sua cultura data driven.

Ferramentas de Integração

A utilização de uma ferramenta de integração de dados, como a Kondado, é essencial para o funcionamento da metodologia data driven, visto que os dados extraídos de diversas fontes precisam estar adequadamente organizados para facilitar o acesso e a análise dessas informações. 

Aplicar adequadamente uma cultura data driven em sua empresa irá garantir diversos benefícios, principalmente na hora de tomar alguma decisão, entretanto, também é necessário garantir que possui ferramentas adequadas para integração e visualização de seus dados. 

A Kondado foi criada para tornar o processo de integração de dados simples e intuitivo, com a plataforma é possível integrar dados de mais de 80 ferramentas e softwares com poucos cliques, sem programação, e com a garantia que suas informações estarão sempre atualizadas quando sua empresa precisar delas.

Publicado em 2022-08-02