Os silos de dados e os seus impactos nas organizações

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Você já participou de uma reunião em que duas áreas levaram resultados diferentes para a mesma informação? O representante de vendas diz que fez 30 vendas, enquanto o representante da equipe de marketing diz que na verdade foram feitas 28 vendas. Infelizmente esse é um cenário mais comum do que você pode imaginar, e muitas vezes isso não ocorre porque alguma das duas áreas compilou a informação equivocadamente, e sim pela forma como os dados estão estruturados (ou não) dentro da empresa. Provavelmente essas duas vendas de diferença estão armazenadas em algum local ao qual a equipe de marketing não tem acesso, como e-mails, planilhas e outros sistemas: os chamados Data Silos, ou silos de dados.

Os silos de dados são conjuntos de dados ou sistemas independentes que estão restritos a uma área e não se relacionam com o restante dos dados da organização. Na maior parte das vezes eles são consequência do crescimento das empresas, que ao criar mais áreas e unidades de negócio sem priorizar a integração total entre elas, acaba criando bases de dados fragmentadas e limitadas a cada área, dificultando assim o fluxo de informação entre elas.

A falta de unificação dos dados da empresa pode ser muito prejudicial pelos seguintes fatores:

  • Falta de confiabilidade: No próprio exemplo que demos acima, da reunião de resultados, fica difícil (ou impossível) para a gestão saber rapidamente qual das áreas está levando a informação correta, e portanto tomar decisões com base nela. Se todas as áreas levarem o mesmo resultado, elimina-se o tempo de discussão e validação de dados, e a pauta da reunião deixa de ser “quem está certo?” para “que ações podemos tomar com base nessa informação?”.
  • Perda de visão integral do negócio: Se os dados de marketing não estão integrados aos dados de vendas, marketing não terá a visão necessária para trazer mais leads qualificados, que de fato resultem em vendas. Ou se os dados de vendas não estão integrados aos dados de pós vendas, vendas não terá uma visão de como os novos clientes se comportam depois da venda, e não saberão quais são os perfis de clientes mais rentáveis para a companhia. Além de diminuir a fricção entre as áreas, fazer com que todos os dados se conversem é essencial para uma análise profunda do negócio, onde todos os times tenham a mesma visão e consigam trabalhar juntos em torno do mesmo objetivo.
  • Recursos desperdiçados: Se duas equipes mantém duas bases de dados distintas contendo a mesma informação, o custo de armazenamento desses dados será duplicado sem necessidade. Ou se essas duas áreas mantém planilhas diferentes também contendo a mesma informação, dois profissionais diferentes estão gastando tempo compilando esses dados , tempo esse que poderia ser gasto com outras tarefas. Eliminar esses silos de dados e substituí-los por uma base de dados unificada irá acabar com o desperdício de tempo e dinheiro que é manter dados repetidos e descentralizados entre as áreas.

Como eliminar silos de dados?

Mesmo sabendo o quão prejudiciais eles podem ser, muitas organizações hesitam em desfazer os seus silos de dados. Isso porque com tantos sistemas diferentes e específicos para cada área, fazer eles conversarem entre si pode ser custoso e demorado. Felizmente, existe uma solução muito mais rápida e igualmente efetiva: a centralização de todas as informações em uma base de dados unificada.

Levar os dados de todos os sistemas da empresa para um data warehouse é mais fácil do que se imagina usando ferramentas de ELT em nuvem como a Kondado, e pode ser feito sem nenhum conhecimento em programação. Com todas as informações unificadas, basta modelar os dados cruzando tabelas de diferentes fontes e deixando-as prontas para serem consultadas por toda a organização, dando assim uma visão 360º do negócio.

Publicado em 2020-10-14