Manter um acompanhamento constante das negociações e interações com clientes é fundamental para uma operação comercial bem-sucedida. Para extrair o máximo dessa ferramenta, criar relatórios estruturados é essencial para identificar oportunidades, otimizar processos e aumentar a taxa de conversão.
Neste artigo, vamos explorar as métricas indispensáveis para um relatório do RD Station CRM e as formas mais eficientes de criar esses relatórios.
Métricas essenciais para um relatório completo
Manter um acompanhamento constante das negociações e interações com clientes é fundamental para uma operação comercial bem-sucedida. Para extrair o máximo dessa ferramenta, criar relatórios estruturados é essencial para identificar oportunidades, otimizar processos e aumentar a taxa de conversão.
Neste artigo, vamos explorar as métricas indispensáveis para um relatório do RD Station CRM e as formas mais eficientes de criar esses relatórios.
Métricas essenciais para um relatório completo
1. Visão geral das Negociações Criadas
Apresenta a quantidade de negociações criadas em um determinado período, facilitando o acompanhamento da geração de oportunidades comerciais.

2. Gráfico Negociações por Status
Permite visualizar o estágio em que cada negociação se encontra (em andamento, ganha e perdida), ajudando a entender o fluxo do funil de vendas. A linha pontilhada no gráfico representa a contagem total das negociações criadas no período indicado no eixo X do gráfico, destacando a variação ao longo do tempo.

3. Gráfico Motivos de Perda de Negociações
Este gráfico mostra as principais razões pelas quais as negociações não foram concluídas, permitindo ajustar estratégias para minimizar perdas futuras.

4. Gráfico Fontes das Negociações
Indica o total das negociações do período definido e suas principais origens ( tráfego orgânico, tráfego pago, prospecção, entre outros), auxiliando na análise da eficácia dos canais de prospecção.

5. Tabela Lista de Negociações
Apresenta um detalhamento das negociações, incluindo informações como nome, data de criação, responsável, valor, e status.

6. Gráfico Tarefas Concluídas por Tipo
Lista a quantidade de tarefas finalizadas, segmentadas por tipo (ligações, reuniões, email, etc).

7. Gráfico Tempo de Resposta Médio (Dias)
Representa o intervalo médio entre a criação das negociações e a conclusão da primeira tarefa vinculada. Para negociações em andamento que ainda não possuem tarefas associadas, é calculado o tempo entre a data atual e a data de criação da negociação.
Já no caso de negociações finalizadas (ganhas ou perdidas) sem tarefas registradas, o cálculo considera o número de dias entre o fechamento da negociação e a criação dela.

8. Tabela Lista de Tarefas
Detalha todas as tarefas vinculadas às negociações com informações como funil de vendas, status e responsável, facilitando o acompanhamento das atividades pendentes e concluídas.

9. Ticket Médio
Calcula o valor médio por venda dividindo o valor de vendas pela quantidade de vendas.

10. Gráfico Ciclo Médio (Dias)
Mede o tempo médio necessário para que uma negociação seja concluída, auxiliando na identificação de gargalos no processo comercial.

11. Taxa de Conversão Negociação <> Venda
Percentual de negociações iniciadas em um determinado período que se tornaram vendas concluídas.

Formas de Criar o Relatório do RD Station CRM
As formas de criar e visualizar relatórios do RD Station CRM são:
- Manual: Os dados podem ser extraídos e estruturados manualmente em planilhas para análise. Essa opção permite personalização, mas exige mais tempo e esforço para atualizações constantes.
- Pela Kondado: A integração da Kondado com o RD Station CRM permite criar dashboards personalizados com gráficos interativos sem necessidade de programação e automatizar seus relatórios em ferramentas de planilhas como Google Sheets e Excel, plataformas de BI como Power BI e Looker Studio e também bancos de dados como Microsoft SQL Server e o Redshift.
- Templates prontos da Kondado: Nossos templates facilitam suas análises e possibilitam que você visualize todas as métricas essenciais de forma clara e organizada em poucos minutos.
Basta conectar sua conta ao RD Station CRM e explorar os insights de maneira prática.
Veja detalhes sobre o dashboard RD Station CRM no Looker Studio

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Publicado em 2025-05-12