Dashboard RD Station CRM (Looker Studio)

Clique aqui para acessar o dashboard do RD Station CRM no Looker Studio criado pela Kondado

Índice

Como usar os seus dados no template de dashboard da Kondado

Acessando a Kondado e criando suas integrações

1. Na página inicial do dashboard escolha um método de login para criar a sua conta de teste grátis na Kondado. Você também pode fazer isso clicando em algum dos botões “Use seus próprios dados” em outras páginas do dashboard:

2. Após a criação da conta de testes na Kondado você irá começar o onboarding na ferramenta. Na primeira tela, clique em “Quero descobrir a plataforma sozinho”, pois vamos lhe guiar em todos os passos por aqui:

3. Na próxima tela, clique então em “Conectar fonte de dados” para criar o seu conector do RD Station CRM:

4. Procure pelo conector “RD Station CRM” na barra de busca de clique nele:

4. Clique aqui para seguir as instruções para obter o token do RD Station CRM. Após colar o token no campo “Token” do conector, basta dar um nome a ele, salvá-lo e clicar em “Testar Conexão”:

5. Agora que você já adicionou seu conector do RD Station CRM, vamos adicionar o seu destino de dados. O destino de dados é um repositório (no caso, o Google Sheets) que irá centralizar os seus dados para fazer a conexão com o Looker Studio, é lá onde a plataforma irá manter seus dados sempre atualizados. No próximo passo do tutorial de primeiros passos, clique em “Conectar ao Power BI, Looker Studio ou ferramenta similar”:

6. Na próxima tela escolha o Google Sheets na lista e clique em “OK”:

7. Na próxima tela, clique no botão “Sign in with Google” para entrar na sua conta Google, onde irá ficar a sua planilha de destino. É importante que essa seja a mesma conta de acesso ao Looker Studio:

8. Após fazer login com a sua conta Google, dê um nome ao seu destino de dados, mantenha a opção “Criar nova” no campo “Planilha” e clique em Salvar. Após salvar, clique em “Testar Conexão” para verificar se deu tudo certo com a criação do destino:

9. Agora só falta criar as suas integrações. Clique em “Criar Integração”:

10. Escolha o destino Google Sheets que criou nos passos 7 e 8 e clique em “Próximo”:

11. Escolha o conector RD Station CRM que criou no passo 4 e clique em “Próximo”:

12. Nesta tela precisaremos fazer algumas parametrizações importantes. O objeto a ser integrado deverá ser “Negociações” (usaremos os objetos “Negociações” e “Tarefas” para o dashboard). O savepoint é a data a partir da qual você deseja que busquemos os dados históricos do RD Station CRM na primeira execução da integração (no exemplo, colocamos a partir 01 de Junho de 2023). A janela de atualização é o número de dias para traz que você deseja que suas negociações sejam atualizadas nas próximas execuções da integração (no exemplo, escolhemos 15 dias. Isso quer dizer que após a carga histórica dos dados, atualizaremos negociações criadas em até 15 dias para trás). As tabelas de campos customizados e produtos da negociação são opcionais, você pode mantê-las se desejar, mas não iremos utilizá-las para o dashboard (por isso, no exemplo mantemos como “Não”). Após fazer as parametrizações, clique em “Próximo”:

13. Neste passo, é importante que o nome da aba seja mantido, portanto clique apenas em “Próximo”:

14. Escolha um nome para sua integração, a frequência com que deseja que seus dados sejam atualizados e clique em “Salvar Integração”. É importante que o nome escolhido ajude a identificar do que se trata a integração. No exemplo, colocamos “Negociações – RD Station CRM”, que identifica o nome da integração (Negociações) e do conector (RD Station CRM).

15. Após salvar a integração clique em “Executar” para ela começar a carga histórica imediatamente. Dependendo da sua quantidade de dados, é possível que essa primeira execução demore um pouco para concluir. Quando o ícone de status ficar verde, isso quer dizer que seus dados já foram inseridos em sua planilha:

16. Agora, antes de conectar sua planilha ao template do RD Station CRM no Looker Studio, faltará apenas a criação da integração do objeto “Tarefas”. Para isso, na barra superior clique em “Criar” > “Integração”:

17. Escolha como destino a mesma planilha utilizada anteriormente para fazer a integração de Negociações, no nosso caso, é a “Destino RD Station CRM”. Clique em “Próximo”:

18. Escolha novamente o conector do RD Station CRM e clique em “Próximo”:

19. No passo seguinte, escolha “Tarefas” como o objeto a ser integrado. Defina seu savepoint e a janela de atualização (dias para o passado e futuro que atualizaremos suas tarefas em todas as atualizações da sua integração após a primeira carga – que será a carga histórica) e então clique em “Próximo”:

20. Neste passo, é importante que o nome das abas sejam mantidos, portanto clique apenas em “Próximo”:

21. Escolha um nome para sua integração, a frequência com que deseja que seus dados sejam atualizados e clique em “Salvar Integração”. É importante que o nome escolhido ajude a identificar do que se trata a integração. No exemplo, colocamos “Tarefas – RD Station CRM”, que identifica o nome da integração (Tarefas) e do conector (RD Station CRM).

22. Após salvar a integração clique em “Executar” para ela começar a carga histórica imediatamente. Dependendo da sua quantidade de dados, é possível que essa primeira execução demore um pouco para concluir. Quando o ícone de status ficar verde, isso quer dizer que seus dados já foram inseridos em sua planilha:

Conectando seus dados ao template do RD Station CRM no Looker Studio

1. Agora que seus dados já foram carregados em sua planilha do Google, volte na página inicial do dashboard e clique em “Editar e compartilhar” na parte superior direita da tela:

2. Clique em “Confirmar e salvar”:

3. Na barra superior, clique em “Recurso” e então em “Gerenciar fontes de dados adicionadas”:

4. Na fonte de dados “rdstationcrm_tasks” clique em “Editar”:

5. Clique em “Editar Conexão”:

6. Busque a sua própria planilha clicando em “De minha propriedade”, selecionando o nome da sua planilha criada pela Kondado, e então selecionando a aba “rdstationcrm_tasks”. Clique então em “Reconectar” no canto superior direito:

7. Clique em “Aplicar”:

8. E então em “Concluído” no canto superior direito:

9. Agora, clique em “Editar” ao lado da fonte de dados “rdstationcrm_deals”:

10. Clique então em “Editar Conexão”:

11. Busque a sua própria planilha de destino novamente clicando em “De minha propriedade”, selecionando o nome da sua planilha criada pela Kondado, mas agora selecionando a aba “rdstationcrm_deals”. Clique então em “Reconectar” no canto superior direito:

12. Clique em “Continuar”:

13. Clique em “Concluído” no canto superior direito:

14. Clique em “Fechar”, também no canto superior direito:

15. Clique então em “Ver”:

16. E então clique no botão “Dashboard RD Station CRM”:

17. Pronto! Você verá seus próprios dados no dashboard e poderá usá-lo e filtrá-lo a vontade:

Funcionalidades do Dashboard

Página Negociações

Essa página traz um panorama das negociações da empresa, mostrando informações importantes como o número de negociações por fase do funil, motivos de perda mais comuns e as principais fontes das oportunidades de venda.

Componentes da Página

Filtros
FiltroDescriçãoTabelas FonteColunas Fonte
ResponsávelNome do vendedor responsável pela negociaçãordstationcrm_dealsuser_name
Funil de VendasNome do funil de vendas ao qual pertencem as negociaçõesrdstationcrm_dealsdeal_stage_pipeline_name
DataSeleção de data de acordo com “Referência de Filtro de Data” de cada gráficordstationcrm_dealsDe acordo com “Referência de Filtro de Data” de cada gráfico
Gráficos
GráficoTipoDescriçãoReferência de Filtro de DataTabelas FonteColunas Fonte
Negociações CriadasVisão geral com minigráficoContagem total de negociações criadas no período selecionado

O percentual mostrado abaixo da contagem demonstra a variação em relação ao período anterior. Exemplo: Se seu filtro de data está configurado para mostrar os últimos 3 meses, a comparação é feita com os 3 meses anteriores a estes

A linha de tendência mostra o crescimento ou redução da criação de oportunidades por mês no período selecionado
Data de criação da negociação (created_at)rdstationcrm_dealsid
created_at
Negociações em AndamentoVisão geral com minigráficoContagem total de negociações em andamento (que ainda estão abertas no funil de vendas) que foram criadas no período selecionado

O percentual mostrado abaixo da contagem demonstra a variação em relação ao período anterior. Exemplo: Se seu filtro de data está configurado para mostrar os últimos 3 meses, a comparação é feita com os 3 meses anteriores a estes

A linha de tendência mostra o crescimento ou redução do número de negociações em andamento por mês no período selecionado
Data de criação da negociação (created_at)rdstationcrm_dealsid
created_at
win
Negociações PerdidasVisão geral com minigráficoContagem total de negociações que foram criadas no período e foram perdidas.Data de criação da negociação (created_at)rdstationcrm_dealsid
created_at
win
Negociações GanhasVisão geral com minigráficoContagem total de negociações que foram criadas no período e foram ganhasData de criação da negociação (created_at)rdstationcrm_dealsid
created_at
win
Negociações por StatusGráfico de combinações empilhadasRepresentação do número de negociações criadas no período, divididas em Ganhas, Perdidas e Em Andamento. 

A linha pontilhada representa a contagem total de negociações criadas no período indicado no eixo X do gráfico
Data de criação da negociação (created_at)rdstationcrm_dealsid
created_at
win
Motivos de Perda de NegociaçõesGráfico de barras empilhadasRepresentação das negociações criadas no período que foram perdidas, agrupadas pelo motivo da perda indicado na negociaçãoData de criação da negociação (created_at)rdstationcrm_dealsid
created_at
win
deal_lost_reason_name
Tabela de Negociações por FaseTabela com barrasContagem total de negociações por fase do funil de vendas e sua representatividade em percentual sobre o totalData de criação da negociação (created_at)rdstationcrm_dealsid
created_at
win
deal_stage_name
Fonte das NegociaçõesGráfico de RoscaContagem total de negociações criadas no período agrupadas pela fonte de origemData de criação da negociação (created_at)rdstationcrm_dealsid
created_at
deal_source_name

Página Lista de Negociações

Essa página traz uma lista contendo informações e indicadores detalhados de todas as negociações criadas, obedecendo aos filtros selecionados.

Componentes da Página

Filtros
FiltroDescriçãoTabelas FonteColunas Fonte
ResponsávelNome do vendedor responsável pela negociaçãordstationcrm_dealsuser_name
Funil de VendasNome do funil de vendas ao qual pertencem as negociaçõesrdstationcrm_dealsdeal_stage_pipeline_name
FaseFase atual das negociações dentro do funil de vendasrdstationcrm_dealsdeal_stage_name
StatusCampo calculado indicado status atual da negociação no funil de vendas, podendo ser:

Em Andamento – Negociação ainda aberta no funil de vendas (win = nulo)
Ganha – Negociação ganha (win = true)
Perdida – Negociação perdida (win = false)
rdstationcrm_dealswin
DataSeleção de data de acordo com “Referência de Filtro de Data” de cada gráficordstationcrm_dealsDe acordo com “Referência de Filtro de Data” de cada gráfico
Id da NegociaçãoIdentificação da negociação no RD Station CRMrdstationcrm_dealsid
Nome da NegociaçãoNome da negociaçãordstationcrm_dealsname
Gráficos
GráficoTipoDescriçãoReferência de Filtro de DataTabelas FonteColunas Fonte
NegociaçõesVisão geralContagem total de negociações de acordo com os filtros selecionadosData de criação da negociação (created_at)rdstationcrm_deals
rdstationcrm_tasks
rdstationcrm_deals:
id
PerdidasVisão geralContagem total de negociações perdidas de acordo com os filtros selecionadosData de criação da negociação (created_at)rdstationcrm_deals
rdstationcrm_tasks
rdstationcrm_deals:
id
win
GanhasVisão geralContagem total de negociações ganhas de acordo com os filtros selecionadosData de criação da negociação (created_at)rdstationcrm_deals
rdstationcrm_tasks
rdstationcrm_deals:
id
win
Valor das NegociaçõesVisão geralSoma total do valor de todas as negociações que possuem informação de valor preenchida, de acordo com os filtros selecionadosData de criação da negociação (created_at)rdstationcrm_deals
rdstationcrm_tasks
rdstationcrm_deals:
amount_total
Lista de NegociaçõesTabela– Id da Negociação: Identificação da negociação
– Nome: Nome da negociação
– Data de Criação: Data de criação da negociação
– Data de Fechamento: Data de fechamento da negociação caso ela tenha sido ganha ou perdida
– Responsável: Vendedor responsável pela negociação
– Funil de Vendas: Funil ao qual pertence a negociação
– Fase: Fase atual da negociação no funil de vendas
– Status: Campo calculado indicado status atual da negociação no funil de vendas, podendo ser: Em Andamento (negociação ainda aberta no funil de vendas), Ganha ou Perdida
– Valor: Valor das negociações que possuem tal informação cadastrada
– Próxima Tarefa: Data da próxima tarefa agendada para a negociação
– Status Próxima Tarefa: Campo calculado indicando o status da próxima tarefa, podendo ser: Ok (a data da próxima tarefa ainda está no futuro), Atraso (a data da próxima tarefa já passou e ela ainda não foi concluída), Sem Tarefa Agendada (a negociação ainda está em aberto e não há uma próxima tarefa agendada) e Negociação Finalizada (indica que a negociação está ganha ou perdida, portanto não há mais tarefas a serem feitas para ela)
– Tarefas Concluídas: Número de tarefas concluídas atribuídas à negociação
Data de criação da negociação (created_at)rdstationcrm_deals
rdstationcrm_tasks
rdstationcrm_deals:
id
name
created_at
closed_at
user_name
deal_stage_pipeline_name
deal_stage_name
win
amount_total

rdstationcrm_tasks:
date
id
deal_id
done
done_date

Página Tarefas

A página Tarefas traz cenário com métricas importantes relacionadas a realização de tarefas vinculadas as negociações, levando a insights importantes como o esforço necessário para fechar uma negociação, a pontualidade dos vendedores na realização das tarefas agendadas, entre outros.

Componentes da Página

Filtros
FiltroDescriçãoTabelas FonteColunas Fonte
ResponsávelNome do responsável pela negociação ou pela tarefa, conforme indicado na referência de gráficos abaixordstationcrm_deals
rdstationcrm_tasks
user_name
Funil de VendasNome do funil de vendas ao qual pertencem as negociações que estão vinculadas às tarefasrdstationcrm_dealsdeal_stage_pipeline_name
DataSeleção de data de acordo com “Referência de Filtro de Data” de cada gráficordstationcrm_deals
rdstationcrm_tasks
De acordo com “Referência de Filtro de Data” de cada gráfico
Gráficos
GráficoTipoDescriçãoReferência de Filtro de DataTabelas FonteColunas Fonte
Tarefas ConcluídasVisão geral com minigráficoContagem de tarefas concluídas Data de conclusão da tarefa (done_date)rdstationcrm_tasksid
done_date
Tempo de Resposta Médio (Dias)Visão geral com minigráficoMédia de tempo entre a criação das negociações e a conclusão da primeira tarefa relacionada a elas

No caso de negociações que ainda estão em andamento e não possuem tarefa associada, é calculado o número de dias entre a data de hoje e a data de criação da negociação

No caso de negociações fechadas (ganhas ou perdidas) que não possuem tarefa associada, é calculado o número de dias entre o fechamento da negociação e a criação dela
Data de criação da negociação (created_at)rdstationcrm_tasks
rdstationcrm_deals
rdstationcrm_tasks:
deal_id
done_date

rdstationcrm_deals:
created_at
closed_at
id
Média de Tarefas por NegociaçãoVisão geral com minigráficoMédia da contagem de tarefas (concluídas ou não) associadas a cada negociaçãoData de criação da negociação (created_at)rdstationcrm_tasks
rdstationcrm_deals
rdstationcrm_tasks:
id
deal_id

rdstationcrm_deals
id
Cobertura das NegociaçõesVisão geral com minigráficoPercentual de negociações que possuem uma ou mais tarefas associadas a elasData de criação da negociação (created_at)rdstationcrm_tasks
rdstationcrm_deals
rdstationcrm_tasks:
id
deal_id

rdstationcrm_deals
id
Tarefas Concluídas por TipoGráfico de colunas empilhadasContagem total de tarefas concluídas, agrupadas por tipo:

task (tarefa)
visit (visita)
lunch (almoço)
email
whatsapp
meeting (reunião)
call (ligação)
Data de conclusão da tarefa (done_date)rdstationcrm_tasksdone_date
type
Tempo de Resposta (Dias)Gráfico de séries temporais suavizadasMédia de tempo entre a criação das negociações e a conclusão da primeira tarefa relacionada a elas

No caso de negociações que ainda estão em andamento e não possuem tarefa associada, é calculado o número de dias entre a data de hoje e a data de criação da negociação

No caso de negociações fechadas (ganhas ou perdidas) que não possuem tarefa associada, é calculado o número de dias entre o fechamento da negociação e a criação dela
Data de criação da negociação (created_at)rdstationcrm_tasks
rdstationcrm_deals
rdstationcrm_tasks:
deal_id
done_date

rdstationcrm_deals:
created_at
closed_at
id
Cobertura das NegociaçõesGráfico de combinações empilhadasO gráfico traz em barras empilhadas o número de negociações que possuem tarefa associada (Negoc. c/ Tarefas) e o número de negociações que não possuem nenhuma tarefa associada (Negoc. s/ Tarefas)

Na linha (Tarefas p/ Negoc.) é retratado o número médio de tarefas (concluídas ou não) associadas as negociações
Data de criação da negociação (created_at)rdstationcrm_tasks
rdstationcrm_deals
rdstationcrm_tasks:
id
deal_id

rdstationcrm_deals
id
Tarefas Atrasas X Tarefas em DiaGráfico de colunas 100% empilhadasRepresentação em número e em percentual das tarefas que foram concluídas em atraso ou estão ainda em aberto mas estão atrasadas (quando não há data de conclusão da tarefa, é comparada a data de hoje com a data de agendamento da tarefa).

Também está disponível o número e percentual das tarefas que foram concluídas na data agendada ou antes dela, ou que ainda estão em aberto mas sua data de agendamento é maior que a data atual
Data da tarefa (date)rdstationcrm_tasksdate
done_date

Página Lista de Tarefas

Essa página traz uma lista contendo informações e indicadores detalhados de todas as tarefas agendadas e concluídas, obedecendo aos filtros selecionados.

Componentes da Página

Filtros
FiltroDescriçãoTabelas FonteColunas Fonte
Tipo da TarefaTipo da tarefa (task, visit, lunch, email, whatsapp, meeting, call)rdstationcrm_taskstype
Status TarefaCampo calculado indicando o status da tarefa, entre: Concluída, Atraso (em aberto, cuja data está no passado), Ok (em aberto, cuja data está para o futuro)rdstationcrm_tasksdone_date
date
ResponsávelNome do responsável pela tarefardstationcrm_tasksuser_name
Funil de VendasNome do funil de vendas ao qual pertencem as negociações cujas tarefas estão associadasrdstationcrm_dealsdeal_stage_pipeline_name
DataSeleção de data de acordo com “Referência de Filtro de Data” de cada gráficordstationcrm_tasks
rdstationcrm_deals
De acordo com “Referência de Filtro de Data” de cada gráfico
Nome da NegociaçãoNome da negociação a qual a tarefa está associadardstationcrm_dealsname
Id da NegociaçãoIdentificação da negociação no RD Station CRM a qual a tarefa está associadardstationcrm_dealsid
Id da TarefaIdentificação da tarefa no RD Station CRMrdstationcrm_tasksid
Gráficos
GráficoTipoDescriçãoReferência de Filtro de DataTabelas FonteColunas Fonte
TarefasVisão geralContagem total de tarefas de acordo com os filtros selecionadosData da tarefa (date)rdstationcrm_tasksid
Tarefas ConcluídasVisão geralContagem total de tarefas concluídas de acordo com os filtros selecionadosData da tarefa (date)rdstationcrm_tasksid
done_date
Tarefas em AtrasoVisão geralContagem total de tarefas em atraso acordo com os filtros selecionadosData da tarefa (date)rdstationcrm_tasksid
date
done_date
Lista de TarefasTabela– Id da Tarefa: Identificação da tarefa
– Assunto: Assunto da tarefa
– Responsável: Vendedor responsável pela tarefa
– Data da Tarefa: Data de agendamento da tarefa
– Data da Conclusão: Data da conclusão da tarefa, caso tenha sido concluída
– Tipo: Tipo da tarefa
– Funil de Vendas: Funil ao qual pertence a negociação cuja tarefa está associada
– Id da Negociação: Identificação da negociação cuja tarefa está associada
– Nome: Nome da negociação cuja tarefa está associada
– Status Tarefa: Campo calculado indicando o status da tarefa, entre Concluída, Atraso (em aberto, cuja data está no passado), Ok (em aberto, cuja data está para o futuro)

Data da tarefa (date)rdstationcrm_deals
rdstationcrm_tasks
rdstationcrm_tasks:
id
subject
user_name
date
done_date
type

rdstationcrm_deals:
deal_stage_pipeline_name
id
name

Página Vendas

Essa página traz um compilado dos resultados do time de vendas, incluindo métricas importantes como o ciclo de vendas, a taxa de conversão, o ticket médio, entre outras.

Componentes da Página

Filtros
FiltroDescriçãoTabelas FonteColunas Fonte
ResponsávelNome do vendedor responsável pela negociaçãordstationcrm_dealsuser_name
Funil de VendasNome do funil de vendas ao qual pertencem as negociaçõesrdstationcrm_dealsdeal_stage_pipeline_name
DataSeleção de data de acordo com “Referência de Filtro de Data” de cada gráficordstationcrm_dealsDe acordo com “Referência de Filtro de Data” de cada gráfico
Gráficos
GráficoTipoDescriçãoReferência de Filtro de DataTabelas FonteColunas Fonte
Valor de VendasVisão geral com minigráficoSoma do valor de vendas realizadasData da venda (win_at)rdstationcrm_dealsamount_total
win_at
Número de VendasVisão geral com minigráficoContagem do número de vendas realizadasData da venda (win_at)rdstationcrm_dealswin_at
Ticket MédioVisão geral com minigráficoValor médio por venda (valor de vendas dividido pelo número de vendas)Data da venda (win_at)rdstationcrm_dealsamount_total
win_at
Ciclo MédioVisão geral com minigráficoMédia de dias para o fechamento das negociações (média da data da venda subtraída da data de criação das negociações)Data da venda (win_at)rdstationcrm_dealswin_at
created_at
Valor de Vendas e Número de VendasGráfico de combinaçãoA coluna mostra a soma do valor de vendas realizadas no período indicado no eixo X, e a linha indica o número de vendas realizadas nesse mesmo períodoData da venda (win_at)rdstationcrm_dealsamount_total
id
win_at
Ticket MédioGráfico de séries temporais suavizadasValor médio por venda (valor de vendas dividido pelo número de vendas) das vendas realizadas no período indicado no eixo XData da venda (win_at)rdstationcrm_dealsamount_total
win_at
Ciclo Médio (Dias)Gráfico de séries temporais suavizadasMédia de dias para o fechamento das negociações fechadas no período indicado no eixo X (média da data da venda subtraída da data de criação das negociações) Data da venda (win_at)rdstationcrm_dealswin_at
created_at
Taxa de Conversão Negociação <> VendaGráfico de séries temporais suavizadasPercentual das negociações criadas no período indicado no eixo X que se transformaram em vendasData de criação da negociação (created_at)rdstationcrm_dealswin
id
Lista de VendasTabela– Id da Negociação: Identificação da negociação
– Nome: Nome da negociação
– Data da Venda: Data de fechamento da negociação
– Responsável: Vendedor responsável pela negociação
– Funil: Funil de vendas ao qual a negociação ganha pertence
– Valor: Valor total da venda
Data da venda (win_at)rdstationcrm_dealsid
name
closed_at
user_name
deal_stage_pipeline_name
amount_total