Integração de Aplicações e Integração de Dados: Entenda a Diferença

Integração de Aplicações e Integração de Dados: Entenda a Diferença

Inscreva-se

Abordamos dados e análises dentro das empresas.

Receba novos artigos por e-mail


Compartilhe

É muito comum que os processos das empresas passem por várias ferramentas distintas, e cada uma dessas ferramentas guarda informações importantes sobre o negócio. Para fazer com que essas informações conversem entre si, podem ser adotadas duas abordagens: A integração de aplicações e/ou a integração de dados.

O que é a integração de aplicações?

A integração de aplicações conecta duas ferramentas em um nível funcional, fazendo com que a informação entre elas flua geralmente em tempo-real.

Tipicamente a integração de aplicações é acionada por um evento, como por exemplo um cliente realizando o pagamento de um pedido, essa informação então vai do software de pagamento para o CRM ou para o software de gestão de entregas, que vai avisar para o armazém para embalar e despachar o pedido.

É importante ressaltar que na integração de aplicações a transformação dos dados deve ocorrer antes do envio deles para o destino final, afinal nem sempre existirão campos correspondentes nos dois sistemas, ou eles aceitarão os dados no mesmo formato. A transformação servirá então para preparar os dados que virão da origem para o formato adequado para o destino.

O que é a integração de dados?

Já a integração de dados consiste em coletar os dados de todos esses diferentes sistemas da empresa e reuni-los em um único repositório de dados (data lake ou data warehouse), tanto para fins analíticos como para fins operacionais.

A integração de dados, também chamada de ETL ou ELT, é feita geralmente em lotes com uma frequência pré determinada (1 vez ao dia, a cada 1 hora, etc…), mas também pode ser feita em tempo real (streaming). A troca de dados na integração de dados é menos complexa, pois não exige regras de negócio, nem que seja feita qualquer transformação nos dados para que eles sejam acomodados no destino.

O fluxo de dados nesse caso é um só: da origem para o destino. Enquanto na integração de aplicações os dados podem entrar e sair por diversas fontes.

Em resumo…

A escolha do tipo de integração ideal para sua empresa dependerá da aplicação dela. Para ajudar nessa escolha, resumimos em uma tabela simples quais as principais diferenças entre os dois tipos de integração:

A Kondado é uma plataforma de integração de dados que facilita e dá ainda mais velocidade a esse processo, levando mais de 70 fontes para sua base de dados, para que seu time analítico possa focar em fazer transformações e análises conforme desejar. A Kondado ainda conta com uma funcionalidade de criação de modelos, onde uma vez que seus dados estejam no seu repositório de dados, você possa deixar suas transformações prontas e executáveis automaticamente de forma que você só precise realizá-las uma vez.

Publicado em 2020-08-04