- Motivos mais comuns de divergências entre métricas obtidas nas integrações e nos relatórios do Facebook Ads
- Diferença entre a métrica “page_fans” e número de seguidores na integração de Métricas de Páginas do Facebook
- Diferença entre o campo “metric_date” da integração de Métricas de Páginas e as datas nos relatórios do Facebook
- Quando uma página não aparece para seleção na criação do conector do Facebook
- Sobre os dados de Resultados do Facebook
#1 – Motivos mais comuns de divergências entre métricas obtidas nas integrações e nos relatórios do Facebook Ads
- Detalhamento
Devido a forma como certas métricas são calculadas pelo Facebook (algumas métricas únicas se baseiam em dados de amostra – veja mais aqui), ao realizar a soma de dados obtidos com detalhamento, o resultado será diferente do que a soma de dados obtidos sem detalhamento, sendo a integração com detalhamento mais utilizada para observar dados de forma mais granular.
Veja mais sobre detalhamentos na documentação do conector Facebook.
Para verificar se a sua integração possui detalhamento, basta localizá-la na página de Integrações da Kondado, acessá-la e clicar em “Detalhes”. No lado direito da tela você poderá encontrar as propriedades de sua integração:
Caso deseje realizar a comparação direta entre os relatórios do Facebook e os dados das suas integrações, recomendamos não configurá-las com detalhamento. Note que quando uma integração já foi configurada com detalhamento, não é possível retirá-lo fazendo uma edição avançada, nesses casos se faz necessária a criação de uma nova integração.
- Período
O período define a granularidade da coluna metric_date. Ele é útil para melhor mensuração de algumas métricas do tipo “count distinct” que podem ser diferentes em uma somatória mensal (com granularidade mensal) versus somatória dos dias do mês (com granularidade diária), por exemplo unique_clicks – se um mesmo usuário clicou no seu anúncio todos os dias de um mês, ele será contado como um clique por dia em uma granularidade diária, mas se for somado, ele será considerado 30 cliques para um mês. O correto, neste caso, seria considerar apenas 1 clique do usuário no mês, utilizando o período mensal na integração.
- Níveis de estrutura das campanhas
Os anúncios do Facebook possuem três níveis de estrutura: Campanha, grupo de anúncio e anúncio. Ao realizar a comparação de dados com seus relatórios do Facebook é necessário que os dados estejam no mesmo nível de estrutura, ou podem apresentar divergências.
Por exemplo, fazer a somatória de métricas de todos os grupos de anúncios de uma campanha provavelmente não trará o mesmo resultado do que a visão por campanha (não quebrada por grupo de anúncio) no mesmo período.
Isso ocorre porque as métricas únicas do Facebook não possuem duplicação de usuários, então se um mesmo usuário foi impactado por 2 grupos de anúncio diferentes na mesma campanha, ele será contabilizado somente 1 vez no relatório de campanha, enquanto será contabilizado 2 vezes no relatório de grupo de anúncio para a mesma campanha (pois foi único em dois grupos diferentes).
- Configurações de atribuição
A configuração de atribuição do Facebook determina o período de tempo que, após ser impactado por um anúncio, o usuário poderá ter suas ações atribuídas a ele. Por exemplo, um usuário pode ser impactado por um anúncio hoje, mas só converter daqui a 3 dias. Se essa conversão estiver dentro da janela de atribuição, ela passará a contar para o resultado do anúncio que o impactou.
Para que os dados da sua integração sejam consistentes com os seus relatórios no Facebook, é importante que ela tenha a mesma janela de atribuição (ou atualização) da sua configuração no Facebook. Caso essas configurações estejam diferentes entre si, é possível que um usuário tenha ações atribuídas a um certo anúncio em determinado período em uma visão, e em outra não, causando diferença nos resultados das métricas.
A janela de atualização é configurável no momento da criação da sua integração na Kondado e pode ser alterada a qualquer momento através de uma edição avançada.
Para saber qual janela de atribuição/atualização está sendo usada em sua integração basta entrar nela e clicar em “Detalhes”, essa informação estará dentro de “Propriedades”:
- Versão da métrica
Algumas métricas – principalmente nas tabelas de “Actions” – possuem múltiplas versões (por exemplo “Purchase”, “Omni Purchase” ou “Onsite Conversion Purchase”) que soam parecidas, mas podem representar valores diferentes. Se você estiver encontrando resultados diferentes, verifique em nossa documentação se você está utilizando a versão da métrica correta para o dado que está sendo comparado.
#2 – Diferença entre a métrica “page_fans” e número de seguidores na integração de Métricas de Páginas do Facebook
Na nova experiência de páginas do Facebook existem dois indicadores de usuários que podem apoiar a sua página: os que seguem a página e os que curtem ela. Os usuários que curtem a página podem optar por não segui-la, fazendo com que não vejam as publicações dela.
A métrica “page_fans” indica o número total de usuários que deram like em uma página, mas não indica necessariamente o número de usuários que a seguem. Leia mais sobre isso clicando aqui.
#3 – Diferença entre o campo “metric_date” da integração de Métricas de Páginas e as datas nos relatórios do Facebook
Devido a diferenças de fuso-horário entre os dados reportados pelo Facebook na plataforma (que é feita no fuso do pacífico) e via API, haverá uma diferença de 2 dias entre a data da plataforma e a data dos dados inseridos no seu destino (metric_date). Dessa forma, diretamente no Facebook o dado que você vê no dia 1 será inserido como dia 3 no seu destino.
#4 – Quando uma página não aparece para seleção na criação do conector do Facebook
No passo 5 do tutorial de criação do conector Facebook, serão mostradas todas as páginas vinculadas ao usuário disponíveis para o uso com as integrações da Kondado.
Se uma página não é selecionada nesse passo, não será possível extrair dados (de anúncios ou orgânicos) dela através de nossas integrações. Quando uma página não é listada nesta tela, ela provavelmente não atende a todos os critérios necessários para funcionamento do conector. Todas as permissões necessárias podem ser encontradas aqui.
Lembre-se que mesmo que você deseje criar apenas integrações de anúncios, o usuário a ser usado para autenticação do conector deve ter permissão de acesso a página em que estão sendo veiculados os anúncios (não somente à conta de anúncio).
#5 – Sobre os dados de Resultados do Facebook
Pela API do Facebook não é possível refletir os dados do campo de “Resultados” mostrados na interface do Business Manager neste mesmo formato. Porém, como os resultados são as conversões, estes dados podem ser obtidos através das tabelas de Actions.
Exemplificando, quando o resultado de uma campanha for o número de leads obtidos, é possível trazer este valor através de uma das métricas da tabela de Actions referentes a leads (como “lead” ou “offsite_conversion.fb_pixel_lead”, por exemplo). No caso do campo de “Resultados” se referir a compras, é possível utilizar métricas como “purchases”, “offsite_conversion.fb_pixel_purchase”, “onsite_conversion.purchase”, entre outras.
Para entender melhor o funcionamento da tabela de Actions e as “action_type” disponíveis, consulte esta seção na nossa documentação do Facebook.
Também temos este tutorial mostrando como pivotar dados das tabelas de Actions do Facebook e explicando um pouco mais sobre seu funcionamento.
Google Ads
- Motivos mais comuns de divergências entre dados obtidos nas integrações e nos relatórios do Google Ads
- Sobre a combinação de métricas e dimensões nos relatórios do Google Ads
- Integrações integrais ou incrementais com janela de atualização
- Sobre a extração de dados de campanhas do tipo Performance Max nos relatórios do Google Ads
- Sobre a extração de dados de campanhas do tipo “Geração de demanda” (Demand Gen) e Discovery nos relatórios do Google Ads
#1 – Motivos mais comuns de divergências entre dados obtidos nas integrações e nos relatórios do Google Ads
- Tipo de atribuição do relatório
Ao comparar os dados dos relatórios de dentro do Google Ads com os dados integrados pela Kondado, é importante notar que enquanto os relatórios da ferramenta podem possuir dois tipos de atribuição (atribuição única e atribuição múltipla), todos os relatórios da API do Google Ads são de múltipla atribuição. Isso pode causar variação nos dados que estão sendo comparados. Veja mais sobre os tipos de atribuição e suas diferenças aqui.
- Dimensões que podem filtrar resultados
Em alguns casos, certas dimensões podem filtrar os resultados. Por exemplo, utilizar uma dimensão do tipo keyword, irá fazer com que anúncios de vídeo não sejam retornados.
- Dimensão de data
Algumas métricas podem apresentar divergência se forem comparadas usando dimensões de data diferentes, como comparar um mesmo anúncio usando a dimensão ‘Month’ (com granularidade mensal) versus usando a dimensão ‘Date’ (granularidade diária) e fazendo a somatória dos dias do mês para obter o resultado final mensal.
Isso ocorre porque algumas métricas consideram apenas usuários distintos em sua contabilização. Por exemplo, um mesmo usuário pode fazer uma atividade em determinado anúncio várias vezes durante o mesmo mês, no relatório usando a granularidade mensal ele será contabilizado uma única vez, enquanto no relatório diário ele será único para vários dias, sendo contabilizado em cada um deles.
- Uso correto das métricas, dimensões e relatórios
A API do Google Ads dispõe de uma grande variedade de tipos de relatórios para as mais diferentes finalidades, e cada um deles possui múltiplas dimensões e métricas disponíveis para serem escolhidas. Várias dessas dimensões e métricas, inclusive, possuem nomes similares. Por isso, é importante se certificar de que a métrica ou dimensão que você selecionou ao criar a integração na Kondado corresponde ao dado que deseja extrair. Temos alguns materiais em nossa documentação que podem ajudar nesse processo:
#2 – Sobre a combinação de métricas e dimensões nos relatórios do Google Ads
Algumas métricas e dimensões não podem ser combinadas, por isso, o durante o processo de criação da integração, a lista de métricas e dimensões possíveis será constantemente recarregada por alguns segundos para refletir as métricas e dimensões que poderão ser selecionadas. Caso você não encontre alguma métrica ou dimensão para seleção em determinado relatório, ela não está disponível para a combinação criada.
#3 – Integrações integrais ou incrementais com janela de atualização
A integração poderá ser integral ou incremental, dependendo das dimensões selecionadas. As dimensões que farão com que a integração seja incremental são: Date, Week, Month, Quarter e Year. Caso a integração seja incremental, além do savepoint inicial, será necessário prover uma janela de atualização. O valor da janela de atualização será subtraído do savepoint no momento da integração, para atualizar dados do passado. Este valor poderá ser dias, ou meses, depp[endendo do menor período selecionado, nesta ordem: Date=dias, Week=dias, Month=meses, Quarter=meses, Year=meses.
Consulte nossa documentação sobre savepoint e janela de atualização.
#4 – Sobre a extração de dados de campanhas do tipo Performance Max nos relatórios do Google Ads
Campanhas do tipo “Performance Max” não possuem grupo de anúncio. Dessa forma, elas não são retornadas em integrações que utilizem dimensões de grupos de anúncio ou anúncios ou relatórios que contenham estas dimensões. Recomendamos utilizar o relatório “Campaign” para retorná-las
#5 – Sobre a extração de dados de campanhas do tipo “Geração de demanda” (Demand Gen) e Discovery nos relatórios do Google Ads
Campanhas do tipo “Geração de demanda” (Demand Gen) com feeds de produto ainda não estão disponíveis para leitura por limitações da API do Google Ads
Google Analytics
#1 – Motivos mais comuns de divergências entre métricas obtidas nas integrações e nos relatórios do Google Analytics
- Dimensões de data e período
Métricas que contam valores distintos (por exemplo, “usuários distintos”) possuem um comportamento diferente caso você utilize uma dimensão “dia” versus uma dimensão “mês”. Por exemplo, digamos que o mesmo usuário acesso a sua página durante um mês inteiro. Em uma integração que vê usuários distintos por dia, você obterá o valor de 1 por linha. Somar este valor para obter o número de usuários únicos naquele mês resultaria em um valor de 30 – que é errado, já que naquele mês foi o mesmo usuário único que acessou a sua página todos os dias. Neste caso, o certo seria utilizar a métrica usuários únicos com a dimensão mês. Para que os valores obtidos sejam próximos à ferramenta, é sempre importante que o relatório seja criado na mesma dimensão do relatório da ferramenta.
- Amostragem de dados
Para contas do GA com grande volume de dados, pode haver diferença entre os valores obtidos pela integração e os visualizados na ferramenta. Isso ocorre devido a uma amostragem que o GA faz ao enviar os dados. Na integração da Kondado, nós já tentamos evitar ao máximo o efeito da amostragem, mas é algo que pode ocorrer devido à forma como o GA disponibiliza os dados e não há nada que possa ser feito a respeito.
- Uso correto das métricas e dimensões
A API do GA dispões de múltiplas métricas e dimensões possíveis, algumas delas possuem sutis diferenças entre si, por isso, é importante se certificar de que a métrica ou dimensão que você selecionou ao criar a integração na Kondado corresponde ao dado que deseja extrair ou está comparando.
Para saber quais métricas e dimensões utilizar, você pode utilizar esta ferramenta de exploração criada pelo Google:
– Aqui está a lista de métricas e dimensões: https://ga-dev-tools.appspot.com/dimensions-metrics-explorer/
– Aqui você pode testar as métricas e dimensões antes de criar sua integração: https://ga-dev-tools.appspot.com/query-explorer/
As ferramentas disponibilizadas acima para listar e selecionar as dimensões e métricas são muito úteis, mas em raros casos podem gerar “falsos positivos” – indicando que uma dada combinação de métricas e dimensões podem ser consultadas em conjunto quando na verdade não podem. É comum que isso aconteça com dimensões ultra-granulares como pagepath, que pode conter dados sensíveis e neste caso o GA irá retornar algumas métricas como 0 por regras internas de proteção de dados. Como sempre, a melhor saída é executar antes a integração na Kondado e para observar os dados obtidos.
- Latência da API
A API do Google Analytics e a sua interface web, em alguns momentos, podem não estar em total sincronia. As integrações da Kondado extraem dados da API do GA, e nesses casos podem apresentar resultados diferentes aos vistos diretamente na ferramenta.
- Extração de dados orgânicos e dados de anúncios do Instagram
- Motivos mais comuns de divergência na métrica de seguidores da integração de Estatísticas de Audiência
- Quando mídias não são retornadas nas integrações de Mídias e Estatísticas de Mídias
- Solucionando problemas de permissão
#1 – Extração de dados orgânicos e dados de anúncios do Instagram
Apenas dados orgânicos são retornados neste conector. Para obter dados de anúncios, você deve utilizar o conector do Facebook, que também traz os dados de anúncio do Instagram
#2 – Motivos mais comuns de divergência nas métricas de seguidores
- Dimensões de demografia não disponíveis para todos os usuários
Nem todos os usuários do Instagram informam dados demográficos como cidade, país, idade, sexo, entre outros. Isso significa que ao contabilizar seguidores segmentando por alguma dessas dimensões, a soma dos seguidores provavelmente não será igual ao total de seguidores da conta.
- Dados de seguidores por métricas de demografia disponíveis apenas para os 45 melhores resultados
No caso de métricas demográficas como cidade, país, entre outras, são retornadas apenas as 45 melhores categorias de cada uma. Por exemplo, no caso de cidade, será retornado o número de seguidores apenas das 45 cidades com mais seguidores da conta.
- Perfis com menos de 100 seguidores
Dados de usuários com menos de 100 seguidores não são contabilizados nas métricas de audiência (campos como follower_count, online_followers, ou outros relacionados a audiência).
- Métricas follower_count e online_followers disponíveis apenas para os últimos 30 dias
As métricas online_followers e follower_count estão disponíveis pela API apenas para os últimos 30 dias.
- Atraso de disponibilidade das métricas pela API do Instagram
Alguns dados usados para calcular métricas de seguidores podem conter um atraso de alguns dias para serem disponibilizados pela API do Instagram.
#3 – Quando mídias não são retornadas nas integrações de Mídias e Estatísticas de Mídias
Caso você esteja sentindo falta de algum tipo de mídia em sua integração do Instagram, leve em consideração os seguintes fatores:
- A API do Instagram pode remover dados mais antigos que 2 anos, não sendo possível a extração desses dados;
- As integrações do Instagram trazem apenas mídias orgânicas. Para obter dados de anúncios, você deve utilizar o conector do Facebook, que também traz os dados de anúncio do Instagram;
- Por limitação da API do Instagram, a integração de “Mídias” traz apenas as 10 mil mídias mais recentes;
- Por limitação do Instagram, stories ficam disponíveis por apenas 24 horas. Isso quer dizer que, caso a execução da sua integração seja realizada durante esse período de disponibilidade, os dados serão integrados e permanecerão no seu destino;
- Por limitação do Instagram, na integração de Estatísticas de Mídias, mídias com menos de 5 visualizações não serão retornadas;
- Caso nenhuma mídia esteja sendo retornada ou esteja recebendo valores nulos, siga estas instruções para solucionar o problema.
#4 – Solucionando problemas de permissão
Primeiramente, verifique se os requisitos listados aqui estão cumpridos.
Caso estejam e mesmo assim você não esteja conseguindo obter os dados de um dado perfil, isto pode ser devido a uma falha de conexão do lado do Facebook e será necessário refazer o processo de autorização da Kondado:
- Faça login na sua conta de Facebook que está conectada à página do perfil do Instagram
- Acesse a página de configuração de conexões em https://www.facebook.com/settings?tab=business_tools
- Encontre o ícone da Kondado, selecione-o e clique em Remove
- Acesse a plataforma da Kondado > Conectores > encontre o seu conector do Instagram e clique no botão de switch mais a direita para desabilitá-lo
- Siga as instruções para adicionar um novo conector do Instagram
- Tente criar uma nova integração com o novo conector criado acima
Caso tenha outro conector de Facebook ou Instagram da Kondado, o processo acima irá remover a permissão que foi anteriormente concedida à Kondado e será necessário reautorizar os outros conectores. Neste caso, basta acessá-los > EDITAR > Botão de autorizar > Processo de autorização > Salvar
Se mesmo assim o problema persistir, pode ser necessário recriar o vínculo entre Instagram e Facebook:
- Siga os passos descritos na seção “Disconnect Your Facebook Page and Instagram Account” deste artigo do Facebook https://www.facebook.com/help/1148909221857370
- Siga estes passos para reconectar Instagram e Facebook
- Motivos mais comuns de divergências em dados de integrações do LinkedIn Ads
- Motivos mais comuns de divergências em dados de integrações orgânicas do LinkedIn
#1 – Motivos mais comuns de divergências em dados de integrações do LinkedIn Ads
- Segmentação por demografias
Para proteger a privacidade dos usuários, as métricas demográficas do LinkedIn Ads são aproximadas, impactando principalmente os números de impressões, cliques e conversões. Devido a isso, você poderá encontrar inconsistências ao comparar a soma total diária de algumas métricas versus o resultado total do período, ou então ao comparar dados a nível de anúncio com dados a nível de campanha, por exemplo.
Além disso, um mesmo usuário pode se encaixar em mais de uma categoria da mesma demografia, sendo contabilizado duas vezes. Por exemplo, um usuário pode ter cargo de CEO e Founder de uma empresa, ou então o mesmo membro pode ter cargos em empresas diferentes simultaneamente. Veja mais sobre isso aqui.
#2 – Motivos mais comuns de divergências em dados de integrações orgânicas do LinkedIn
- Período máximo de consulta de dados diários
Por limitações da API do LinkedIn, o período máximo de consulta dos dados orgânicos é de 1 ano (365 dias) para o período diário.
- Atrasos na disponibilidade dos dados pela API do LinkedIn
A documentação da API do LinkedIn alerta para alguns atrasos que podem ocorrer na disponibilização de alguns dados, como:
– Seguidores (followers): 2 dias de atraso em relação à situação atual de seguidores;
– Curtidas e comentários (likes and comments): Até 48 horas de atraso para contabilização de comentários e curtidas removidos ou deletados;
– Métricas de posts ou updates em geral podem ter atraso de até 48 horas.
RD Station
#1 – Dicas sobre divergências entre os dados da integração e da ferramenta RD Station
- Caso note que algum contato não está sendo enviado para sua tabela de destino, recomendamos verificar se todos os eventos de conversão estão sendo corretamente enviados à URL da integração (verificar passo 16 do tutorial do conector).
- Apenas eventos de conversão no RD Station fazem com que os leads sejam enviados para o webhook e assim integrados ao seu destino. Caso deseje que as informações dos leads sejam atualizadas no seu destino quando são feitos outros tipos de alterações no lead, como por exemplo, mudanças de estágio que não configurem eventos de conversão, siga esse tutorial aqui.
- Os dados de webhook são enviados ao seu destino apenas a partir do momento em que o webhook é salvo. Para enviar os contatos que já estão cadastrados na sua conta do RD Station (carga histórica), basta clicar aqui e seguir nosso tutorial.
- Alguns indicadores do dashboard do RD são calculados de forma diferente. Por exemplo, o número de Leads do dashboard traz todos os visitantes que tiverem pelo menos uma conversão no período, podendo ser a primeira ou não. O entendimento do que cada métrica nos relatórios da ferramenta significa é importante para a identificação de possíveis divergências com as visões criadas a partir dos dados da integração da Kondado. Recomendamos a leitura das páginas de documentação do RD Station indicadas abaixo para compreensão dessas diferenças:
– Significado de cada métrica nos relatórios do RD Station
– Explicação sobre os indicadores do dashboard do RD Station