Usando o Power BI com o BigQuery e a Kondado

Clique aqui para acessar o tutorial mostrando as maneiras de compartilhamento no Power BI

A maioria dos stacks de Data Analytics compreendem três etapas: Uma ferramenta de ETL + um Data Warehouse para centralizar os dados + uma ferramenta de visualização ou BI. Aqui vamos mostrar como usar o Microsoft Power BI como ferramenta de BI, junto do BigQuery como Data Warehouse e a Kondado como sua ferramenta de ETL.

  1. Preparando o seu Data Warehouse: Caso você não tenha o seu banco de dados BigQuery ainda, siga esse passo a passo para criá-lo e deixá-lo pronto para receber os dados da Kondado.
  2. Cadastrando seu BigQuery como Destino na Kondado: Agora que você já tem o seu banco de dados, é hora de entrar na Kondado e cadastrá-lo para receber os dados de suas ferramentas. Para cadastrar seu BigQuery como destino siga o passo a passo, clicando aqui.
  3. Criando seus conectores: Os conectores são as fontes de dados ou ferramentas das quais você deseja extrair dados para centralizar em seu Data Warehouse. Para cadastrar suas fontes de dados na Kondado, escolha-as nessa lista e siga o respectivo passo a passo.
  4. Criando sua primeira integração: Agora que seu destino de dados e seus conectores estão cadastrados, você já pode criar a sua primeira integração. Para saber como criar a sua primeira integração, clique aqui.
  5. Entrando no Power BI: Caso ainda não tenha, faça download do Power BI desktop (versão gratuita) e siga o passo a passo da ferramenta para se cadastrar.
  6. Conectando o BigQuery ao Power BI:
  • Na página inicial do Power BI clique em “Obter Dados” na barra superior:
  • Selecione a opção “Banco de Dados” no menu lateral:
  • E então escolha a opção “Google BigQuery” na lista de opções e clique em “Conectar”:
  • Na tela que abrirá, aparecerá uma mensagem que você não está conectado ao BigQuery. Clique então em “Entrar”:
  • Uma tela de login do Google abrirá, onde você deverá informar o seu e-mail, e na tela posterior a senha, que possui acesso ao Google BigQuery:
  • Após informar a senha, clique em “Allow” ou “Permitir” para que o Power BI ganhe acesso ao seu BigQuery:
  • Você voltará à tela anterior, que informará que você está conectado ao BigQuery. Clique então em “Conectar”:
  • Agora você precisará escolher em uma lista quais as tabelas do BigQuery que deseja levar ao Power BI (lembre-se de pesquisar pelo nome das tabelas que definiu ao criar a sua integração na Kondado, de acordo com o passo 4). Basta marcar a caixa de seleção do lado do nome das tabelas e clicar em “Carregar” uma vez que todas estejam selecionadas:
  • Neste passo o Power BI pede para que você escolha uma configuração de conexão. Recomendamos usar “DirectQuery” para que os dados sejam atualizados em tempo real, conforme forem atualizados no BigQuery:
  • Pronto! Agora seu BigQuery está conectado ao Power BI e seus dados estarão disponíveis para serem visualizados ou transformados sempre que você precisar: