DBMS: Conheça a sua importância e os seus benefícios

DBMS: Conheça a sua importância e os seus benefícios

Inscreva-se

Abordamos dados e análises dentro das empresas.

Receba novos artigos por e-mail


Compartilhe

A sigla DBMS, significa Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (em português), a proposta geral do DBMS é permitir a definição, criação, atualização e administração do banco de dados.

Saiba mais sobre DBMS e entenda os benefícios de usá-lo!

O que é DBMS?

O Data Base Management System (DBMS) é um mecanismo de banco de dados que auxilia no gerenciamento do banco de dados, possibilitando que os dados sejam acessados, bloqueados e modificados. Sendo esses os elementos fundamentais para o fornecimento de simultaneidade, segurança, integridade de dados e realização de procedimentos padronizados durante a administração dos dados.

O DBMS oferece suporte às tarefas de administração de banco de dados, como gerenciamento de alterações, monitoramento e ajustes no desempenho, segurança e backup. Os sistemas de banco de dados também são os responsáveis por reverter e reiniciar automaticamente, registrar e realizar a auditoria de atividades nos bancos de dados e nos aplicativos que acessaram. 

Existem dois tipos de DBMS: o relacional e o não relacional, conhecido como banco de dados NoSQL.

Origem do DBMS

1960: Charles Bachman desenvolveu um DBMS de navegação conhecido como Data Store. No mesmo ano a IBM (International Business Machines Corporation) criou o Information Management System (IMS), um tipo de DBMS hierárquico projetado para suportar mainframes IBM ainda usado por algumas empresas.

1970: Edgar Codd da empresa IBM introduziu em seu artigo seminal um modelo relacional de dados para grandes bancos de dados compartilhados. Entretanto, o primeiro RDBMS lançado foi o Ingres, desenvolvido na Universidade da Califórnia, em Berkeley, a equipe de criação foi liderada por Michael Stonebraker. No mesmo tempo a IBM estava desenvolvendo o projeto System R, para enfim criar seu próprio RDMS.

1971: O lançamento do Conference/Committee on Data Systems Languages (CODASYL) fez com que o sistema integrado de gerenciamento de banco de dados fosse uma implementação comercial do  estilo de banco de dados de modelo de rede avançada criada pela CODASYL.

1979: O Oracle foi desenvolvido, sendo seguido pelo Db2 da IBM (ano) e o Sysbase SQL Server (ano).

1990: O termo NoSQL foi criado, após a programação orientada por objetos (OO) tornar-se popular, fez-se necessária a criação de um novo tipo de sistema, que logo ganhou popularidade no mercado.

2000: Novos produtos de DBMS não relacionais, como chave-valor, gráfico, documento, foram incluídos na categoria de NoSQL.

Atualmente o mercado de DBMS foi dominado por RDBMS, entretanto, a popularidade dos sistemas de banco de dados New SQL e NoSQL continua crescendo.

Composição do DBMS

A estrutura do sistema de gerenciamento de banco de dados é definida pelos seguintes componentes:

Catálogo de Metadados: Também conhecido como catálogo de sistemas ou dicionário de banco de dados, age como um repositório para os objetos de um banco de dados.

Motor de armazenamento: Usado para armazenar os dados.

Linguagem de acesso ao banco de dados: O DBMS fornece uma API para acessar e modificar dados, que também pode ser usada para a criação de objetos no banco de dados, proteger e autorizar o acesso aos dados.

Motor de otimização: Fornece um mecanismo de otimização, que pode ser usado na realização de análises sobre as solicitações de linguagens de acesso do banco de dados.

Processador de consultas: O DBMS fornece uma forma de executar a consulta e retornar os resultados.

Gerenciador de registros: Registra todas as alterações feitas nos dados, conhecido como log, esse componente é usado para garantir a precisão e eficiência dos registros, sendo ativado na inicialização e finalização a fim de manter a integridade dos dados.  

Utilitários de dados: Oferece um conjunto de utilitários para gerenciar e controlar as atividades de um banco de dados. Realizando processos como: organizar, recuperar backup, verificação de integridade, carregamento de dados, descarregamento de dados e reparo de banco de dados.

Como funciona o DBMS?

O DBMS, Database Management System, é um sistema que ajuda no gerenciamento, segurança e manipulação das informações dentro do banco de dados, de forma centralizada e organizada, para que toda a empresa tenha acesso de forma ágil, confiável e compartilhada.

Assim como existe uma diferenciação dos bancos de dados, também há o DBMS relacional e o não relacional, conhecido como banco de dados NoSQL.

DBMS relacional

O DBMS relacional é amplamente utilizado, sendo considerado mais popular. Seu sistema de uso gerencia os dados em tabelas, linhas e colunas, usando o método SQL, cada linha representa um registro e cada coluna representa um campo dentro desse registro. Exemplos: MySQL, PostgreSQL, MariaDB, Microsoft SQL Server e Oracle.

DBMS não-relacional 

A característica fundamental dos bancos de dados não-relacionais é o seu uso de métodos variados para gerenciar os dados, como por meio do valor-chave e a utilização de relacionamento entre tabelas como uma forma de vincular dados, permitindo consultas e análises de dados eficientes. Exemplos comuns de DBMSs não-relacionais incluem MongoDB, Elasticsearch e CouchDB.

Esses dois tipos de DBMS possuem suas vantagens dependendo do caso em que serão utilizados, enquanto o relacional apresenta uma melhor performance em transações, processos e constância de dados, o NoSQL é melhor para lidar com grandes quantidades de dados não estruturados e cargas de trabalho de big data.

Benefícios do DBMS

O uso do DBMS traz diversas vantagens para sua empresa, confira algumas:

  • Equilibra as necessidades de vários aplicativos usando os mesmos dados
  • Acesso simplificado por meio de uma API padrão 
  • Capacidade de recuperar dados após falhas
  • Possibilita a estruturação de uma organização lógica
  • Otimiza o processamento de grande quantidade de dados
  • Segurança de dados aprimorada
  • Retém a consistência dos dados
  • Melhor flexibilidade e escalabilidade
  • Fácil manutenção 
  • Reduz o risco de falhas

Além disso, um DBMS pode fornecer inúmeras visualizações de um único esquema de banco de dados, possibilitando uma exibição que define quais dados o usuário vê e como esse usuário vê os dados. Fornece um nível de abstração entre o esquema conceitual que define a estrutura lógica do banco de dados e o esquema físico, descreve os arquivos, índices e outros mecanismos físicos que o banco de dados usa. 

Em qual situação usar o DBMS?

A empresa que tenha necessidade de armazenar e acessar constantemente uma grande quantidade de dados tem um caso viável para a implementação deste software. Aplicativos que pedem o armazenamento e manipulação de dados que podem ser acessados ​​por vários usuários ou clientes também são candidatos ao uso de um DBMS.

A maioria das empresas de pequeno, médio e grande porte podem se beneficiar do uso de um sistema de manuseamento de dados, porque elas têm mais necessidades de compartilhamento de dados e ao mesmo tempo são capazes de superar de imediato os problemas de custo e complexidade das operações. 

Além de promover fácil acesso e rapidez, o DBMS garante a segurança do acesso às informações por meio de confirmações de acesso. 

Publicado em 2023-01-23