Conheça 9 carreiras na área de dados

Conheça 9 carreiras na área de dados

Inscreva-se

Abordamos dados e análises dentro das empresas.

Receba novos artigos por e-mail


Compartilhe

Os dados são considerados atualmente um dos recursos mais importantes para uma empresa. Afinal, eles são fundamentais para auxiliar na tomada de decisões estratégicas, táticas e operacionais de uma companhia.

Por conta disso, a demanda por profissionais de dados tem aumentado cada vez mais, fazendo com que esses profissionais sejam bastante valorizados no mercado de trabalho.

De acordo com o relatório de 2020 do Fórum Econômico Mundial, a respeito das profissões do futuro, ciência e análise de dados estão entre as profissões com maior índice de aumento até o ano de 2025. Merece destaque também as áreas de inteligência artificial e profissionais de Big Data.

O aumento da procura por profissionais de dados tem se refletido na busca por profissionais qualificados, garantindo o comprometimento e qualidade na análise de dados e em cada uma das etapas deste processo.

Quer conhecer mais sobre as carreiras de dados? Então continue a acompanhar este artigo.

Descubra como ingressar no mercado como um dos melhores profissionais de dados

Um dos primeiros passos para entrar na área de dados é investir numa formação no ensino superior, de preferência em alguma área que seja relacionada a área de tecnologia, ou buscar especialização realizando cursos de curto período com foco em programação, dados ou analytics, que se aproximam dos requisitos exigidos para as oportunidades no mercado de dados.

Outro aspecto fundamental para se tornar um dos melhores profissionais de dados é construir experiência, algumas áreas do mercado de dados exigem mais experiência do que outras.

Segundo o co-fundador e CEO da startup de educação DIO, Iglá Generoso: para atuar como cientista de dados, analista de BI ou machine learning, espera-se que o profissional tenha mais tempo de experiência.

No caso do profissional que deseja atuar como analista de BI, existe a possibilidade de realizar uma transição de carreira, passando por diversas áreas administrativas até chegar a um cargo na área de ciência de dados.

É importante ressaltar, que muitas empresas na hora de contratar um profissional para a área de dados, não levam somente em consideração se o candidato tem um curso específico para preencher a função.

Além disso, é importante que você aprenda a amar os números, pois afinal, você vai ter de lidar bastante com eles. Outra dica importante, é estar aberto para aprender diversas formas de manipular dados e extrair valor deles.

Lembre-se que para atuar com a área de dados é necessário estar em constante atualização, por isso, procure sempre por cursos de especialização voltados para essa área e não se esqueça de pôr em prática toda a teoria que aprendeu.

Faça conexões com profissionais da área e estabeleça um bom networking, dessa forma você não só cria novos contatos, como também fica por dentro do mercado de trabalho.

Se você tem vontade de atuar no mercado de dados, confira a seguir algumas opções de carreiras.

Dicas de 9 opções de carreiras de dados

Para você que é apaixonado por números e programação, as carreiras de dados são uma ótima opção profissional. Listamos a seguir algumas oportunidades para atuar como profissional de dados.

Antes de mais nada é preciso salientar que as nomenclaturas das profissões e funções podem variar de acordo com a empresa.

Análise de dados

São responsabilidades atribuídas ao analista de dados a limpeza e organização dos dados, além da análise e interpretação dos resultados através de ferramentas e técnicas de estatística. Além disso, esse profissional descobre padrões em conjuntos de dados, e verifica a existência de novas oportunidades para propor melhorias para os processos.

Engenharia de dados 

A engenharia de dados é a área responsável por cuidar da coleta, gerenciamento e transformação de dados brutos em dados acessíveis e prontos para o uso de outros profissionais, como por exemplo, analistas e cientistas de dados.

Cabe ao engenheiro de dados obter ou criar soluções de integração, criar algoritmos para testar, validar e transformar dados e garantir o compliance com as regras de segurança e governança de dados da empresa. 

Ciência de dados

A ciência de dados é uma área que combina diferentes campos, como o de estatística, metodologia científica, inteligência artificial e a análise de dados,tudo isso, para que se possa extrair valor dos dados.

Os cientistas de dados devem possuir uma série de habilidades para a análise dos dados coletados da internet, softwares, pesquisas e outras fontes para obtenção de insights.

Sua função é descobrir padrões nos dados para prever ou simular cenários, responder perguntas de negócio e ajudar na tomada de decisão estratégica.

Engenharia de analytics

A principal função da engenharia de analytics é assegurar que a base de dados tenha dados de alta qualidade, tais dados devem estar higienizados e modelados, prontos para o consumo dos analistas de dados e usuários finais.

As atribuições deste profissional podem variar de acordo com a empresa, entretanto, o engenheiro de analytics não é responsável por construir integrações ou analisar dados, por isso não pode ser chamado de engenheiro, analista ou cientista de dados, já que a sua função é cuidar do stack de analytics. 

Dessa forma, garante que toda a organização tenha acesso a dados confiáveis e atualizados,desempenhando outra importante função: a de treinar usuários para manipulação dos dados em ferramentas específicas de visualização. 

Business Intelligence

O analista de Business Intelligence, como o próprio nome “Inteligência de Negócios” indica, auxilia diretamente na tomada de decisão do negócio e também no dia a dia da sua operação.

Esse profissional lida diretamente com os dados das ferramentas usadas na gestão da empresa e utiliza-os para criar e interpretar indicadores, relatórios e dashboards que ajudem nessa tarefa. É de responsabilidade deste profissional também examinar os sistemas e processos, a fim de encontrar áreas em que seja possível aumentar a eficiência e produtividade do negócio.

Governança de Dados

O especialista em governança de dados encarrega-se de implementar e aplicar políticas e procedimentos para garantir que os dados sejam usados e mantidos de forma adequada dentro das empresas.

Para isso, é necessário que o profissional conheça e crie mecanismos eficientes para gerenciar os dados da empresa, de forma que atenda as necessidades da instituição, e também garanta a segurança dos dados.

Machine Learning

A área de machine learning consiste na criação de algoritmos e métodos de análise que possam se adaptar automaticamente baseando-se em experiências aprendidas. Essa área é especialmente conhecida pela criação de modelos preditivos, por isso, o profissional de machine learning deve dominar conhecimentos em matemática e análise de dados, assim como em criação de algoritmos de computador.

Inteligência Artificial

O profissional que opta pela carreira de IA trabalha diretamente com algoritmos de machine learning para a criação de inteligência artificial, ou seja, para fazer com que computadores tomem decisões de forma inteligente. Esse profissional deve ter aptitude para inovação e fortes habilidades matemáticas.

MIS (Sistemas de Informações Gerenciais/Management Information Systems)

O sistema de informação gerencial trata-se de um sistema que compõe a rede de canais de comunicação de uma empresa, nele estão inclusos todos os componentes que fazem a coleta, manipulação e disseminação de informações. Compõe esse sistema hardwares, softwares, pessoas, sistemas de telecomunicações e dados.

Entre as atividades que fazem parte da área de MIS, destacam-se a introdução de dados, processamentos dos dados em informações, armazenamento de dados e a produção de resultados.

Kondado: a plataforma pensada para os profissionais de dados

A Kondado é uma plataforma de integração de dados para fins analíticos, permitindo a migração de dados de várias fontes para um único lugar. Oferecendo a analistas, gestores, engenheiros e cientistas a possibilidade de cruzar informações, consultar e modelar dados de forma eficiente e rápida.

Aproveite o período de teste grátis para conhecer como funciona a nossa plataforma e como ela pode ajudar a integrar, modelar e documentar os seus dados.

Conclusão

Estamos no final deste artigo que apresentou um panorama das profissões que trabalham com dados. Vamos recapitular os principais aspectos sobre o tema?

Primeiro contextualizamos sobre o mercado de dados, que são de suma importância para as empresas, já que influenciam na tomada de decisões de um negócio. Fazendo com que as empresas procurem por especialistas para atuar na área, contribuindo para o crescimento das carreiras de dados.

Depois apresentamos dicas para quem deseja apostar neste mercado de trabalho, que exige formação técnica e experiência.

Em seguida listamos algumas das possíveis carreiras para quem deseja ingressar na área de dados. E por fim, fomos apresentados à plataforma Kondado de integração de dados, que facilita o trabalho dos profissionais da área.

Publicado em 2022-05-31