Entenda o que é People Analytics e como colocar em prática

Entenda o que é People Analytics e como colocar em prática

Inscreva-se

Abordamos dados e análises dentro das empresas.

Receba novos artigos por e-mail


Compartilhe

People Analytics ou – traduzindo para português – análise de pessoas, é uma estratégia para a coleta, organização e verificação de dados sobre as equipes das empresas, utilizando softwares para o cruzamento de informações de mais de uma fonte, sendo seu principal objetivo otimizar o gerenciamento do departamento de RH.

Este recurso pode auxiliar os setores de RH na análise de seu banco de talentos, ajudando inclusive os gerentes e executivos em suas tomadas de decisões sobre o seu quadro de funcionários, para que sejam mais assertivas.

Através da abordagem do people analytics fica mais fácil acompanhar fatores importantes sobre a equipe de trabalho como: engajamento, produtividade e se os colaboradores estão satisfeitos em trabalharem na organização.

Antigamente as informações sobre os colaboradores de uma empresa eram anotadas em fichas e cada vez que o RH precisava de algum dado sobre um funcionário, precisava localizar o arquivo em uma pasta física.

Com o avanço da tecnologia, isso não é mais necessário. O people analytics permite a integração dos dados das equipes em um único lugar, dando mais agilidade e facilidade para a busca de uma informação.

Por meio do people analytics é possível identificar comportamentos, preferências, competências, dentre outras informações que podem otimizar a gestão de pessoas, diminuindo na rotatividade de funcionários, contribuindo para atrair e manter profissionais qualificados, aumentando consequentemente o engajamento e produtividade.

Se você quer descobrir mais sobre essa importante ferramenta de informações e gestão, o people analytics, continue acompanhando este artigo.

Confira os benefícios de implantar o people analytics na sua empresa 

Implantar o people analytics na sua empresa ajuda a estabelecer métricas de atratividade para manter profissionais que estejam mais aptos a proporcionar engajamento a sua empresa, bem como favorecer na motivação das equipes e auxiliar na tomada de decisões da gerência.

Esses são alguns dos ganhos que uma empresa pode obter ao implementar  o people analytics. Veja a seguir alguns dos principais benefícios da utilização deste método de gestão.

  • Encontrar uma maneira mais adequada de realizar a gestão de pessoas e agilizar a produtividade e evolução dos colaboradores para que façam entregas cada vez melhores;
  • Auxilia no processo de recrutamento e seleção definindo os perfis que correspondem melhor a uma determinada vaga e a cultura organizacional;
  • Para o departamento de treinamento e desenvolvimento contribui na identificação de habilidades e competências que possam ser desenvolvidas individualmente ou coletivamente;
  • Pode ajudar a definir quais tipos de benefícios, como plano de saúde ou odontológico atende melhor a necessidade do colaborador, cruzando informações sobre seu estado civil, quantidade de filhos, idades, etc;
  • Possibilita a análise preditiva dos dados, para que a empresa possa mensurar os efeitos de uma determinada ação, antes mesmo de colocá-la em prática;
  • Permite ao setor de recursos humanos ter mais controle sobre os processos;
  • Aumenta a eficiência da área de Recursos Humanos..

Portanto, o people analytics é uma ferramenta que permite armazenar, coletar, cruzar, analisar e utilizar inúmeras informações e dados por meio de análises objetivas e de um eficiente validador de decisões que poderão acrescentar muito futuramente.

Agora que você já conhece as vantagens em adotar o people analytics na sua empresa, vamos descobrir como aplicá-lo e implantá-lo.

Como implantar e aplicar o people analytics?

O people analytics pode ser implantado em empresas de qualquer tamanho e segmento. Podendo ser considerada um método essencial para a utilização de dados disponíveis no seu banco, permite seu uso de maneira mais prática, possibilitando a combinação de dados da sua equipe, com dados do objetivo da sua empresa para a obtenção de insights.

Confira algumas dicas para a aplicação do people analytics no seu setor de RH.

  1. Definição de ferramentas e plataforma – existem muitas empresas que oferecem plataformas e ferramentas para a implantação do people analytics, elas irão auxiliar na organização, centralização e análise dos seus dados;
  2. Capacite a equipe – após a implantação de ferramentas que ajudem nos esforços de People Analytics, é importante que a equipe (gestores e analistas) sejam treinados em como usá-las para inserir, coletar e organizar dados relevantes dos recursos humanos da empresa;
  3. Use os dados disponíveis – mesmo tendo pouco dados já é possível gerar insights. Foque em informações que possam solucionar um problema do seu negócio, utilizando um grupo diversificado de pessoas das mais diferentes áreas, a fim de explorar o problema e contorná-lo através dos dados;
  4. Verifique a qualidade dos dados – encontre a melhor maneira de lidar com dados ausentes, não brigue com a perfeição;
  5. Evite análises pontuais – uma análise pontual pode ser complexa, saiba identificar tendências, dessa forma você poderá concentrar melhor as suas ações;
  6. Desenvolva recursos de análises de dados – uma análise de dados demanda habilidade e conhecimento específico. Isso exige o trabalho em conjunto dos departamentos para obter um aproveitamento máximo dos dados.

Vale ressaltar que essa estrutura é apenas para o início da implementação do people analytics e que cada empresa pode desenvolver a sua própria metodologia para a aplicação do método.

Um fator importante sobre a implantação do people analytics é saber se sua empresa está pronta para isso. Confira a seguir quais os impactos e desafios que a sua empresa pode enfrentar para tal implantação.

Descubra se a sua empresa está preparada para implantar o people analytics

A implantação do P.A pode ser um grande desafio para a sua empresa, por isso recomenda-se identificar em qual momento a organização está, sendo importante entender a maturidade dos seus processos de RH.

Faça questionamentos sobre como a sua empresa toma as decisões de gerenciamento de pessoas e quais metodologias utiliza.E ainda quais os resultados que essa metodologia traz e quanto em tempo e custo ela gera. Caso a resposta para estas perguntas não sejam satisfatórias, talvez seja hora de aplicar mudanças na empresa.

Não tenha medo de mudar a estrutura organizacional da sua empresa, desde que seja para melhor. Proporcionando assim a produtividade e engajamento dos seus profissionais.

Com a implantação do People Analytics a sua empresa poderá utilizar os dados do registro de RH com muito mais assertividade.

Descubra uma plataforma que facilita o acesso aos dados que serão usados no people analytics.

Qual a melhor plataforma para acessar os dados do people analytics?

A Kondado é uma plataforma de integração de dados para fins analíticos, onde o cliente acessa essa plataforma e cria integrações migrando os dados das suas ferramentas que podem auxiliar na gestão de RH ao seu banco de dados analítico em alguns cliques, sem precisar escrever uma linha sequer de código.

Nossa plataforma facilita o acesso aos dados que serão usados para people analytics centralizando tudo e permitindo que o acesso seja mais rápido e fácil. Oferecemos muitos conectores de ferramentas que podem ser usados para tal finalidade.

Uma vez que os dados estejam centralizados nesse banco, o cliente poderá fazer o que quiser com eles.

Temos um processo comercial muito simples, que inicia-se com o período de teste gratuito, que dura 14 dias e dá direito a 10 integrações ou 5 milhões de linhas integradas gratuitamente.

Para ter acesso a plataforma, o cliente deve fazer o signup, cadastrar seu destino de dados e conectores para assim criar integrações em apenas alguns cliques, e nós começamos a enviar os dados para você na frequência que acreditar ser melhor.

Se após o período de teste, você gostar dos nossos serviços pode escolher um dos nossos planos mensais de assinatura pela própria plataforma, sem precisar contar com um vendedor.

Durante todo o processo, se você tiver qualquer dúvida, colocamos à disposição uma equipe pelo chat da plataforma que estará sempre pronta para te ajudar.

Conclusão

Agora que chegamos ao final deste artigo que abordou sobre um método que facilita a coleta, organização e armazenamento de dados, principalmente no setor de recursos humanos, que tal recapitularmos tudo o que aprendemos?

Primeiro, fomos apresentados ao conceito de people analytics, um processo que permite a integração das informações referentes ao quadro de funcionários de uma empresa, em um só lugar. Podendo otimizar a gestão de pessoas, aumentando o engajamento, produtividade e diminuindo a rotatividade de funcionários da sua empresa.

Em seguida vimos os benefícios que a aplicação do people analytics pode trazer a uma empresa, principalmente no que se refere a tomada de decisões mais assertivas pelo departamento de recursos humanos, podendo verificar os riscos de uma ação antes mesmo de colocá-la em prática.

Depois conferimos algumas dicas de como aplicar o people analytics no RH da sua empresa, permitindo a otimização de vários processos, principalmente no uso e armazenamento de dados que são relevantes para a tomada de decisão de uma organização.

Vimos também que a implantação do people analytics pode ser um grande desafio para empresas, que talvez precisarão passar por mudanças para obter um aproveitamento máximo desse métodos. 

Por último, fomos apresentados a Kondado uma plataforma de integração de dados que proporciona mais facilidade para o uso dos dados que serão utilizados pelo people analytics.

Conheça a plataforma da Kondado e otimize os seus dados

A Kondado oferece diversos conectores que podem facilitar o uso dos dados para o people analytics. Sabemos que a integração de dados é considerada o coração da área de Data Science e BI, possibilitando que dados de vários lugares sejam centralizados em um local só.

Fornecemos a analistas, gestores e cientistas a possibilidade de cruzar, consultar e analisar dados de forma rápida e eficiente. Disponibilizamos integração de mais de 80 fontes de forma online, sem a necessidade de instalar nada ou se preocupar com a manutenção de um servidor.

Contamos ainda com uma sessão de modelagem de dados em SQL, que permite a automação de toda a preparação de dados para suas análises e visualizações.

Contrate um de nossos planos mensais de assinatura e desfrute da nossa integração de dados, podendo usar a sua ferramenta de banco de dados migrando todos para um único lugar.

Escolha um dos nossos planos que variam entre 10 milhões de registros, dando direito a 30 integrações até 2 bilhões de registros, dando direito a 2000 integrações. Aproveite também o período de teste grátis e conheça melhor sobre como funciona nossos serviços e desfrute das excelentes soluções de integração de dados da nossa plataforma. Utilize as facilidades da análise de dados oferecidas pela Kondado!

Publicado em 2022-04-12