Os dados, como muitos produtos, possuem uma data de validade ou shelf life. A data de validade de um dado depende não apenas da informação, mas também da forma em que ela está sendo armazenada,além da finalidade de uso dos dados e onde eles serão aplicados.
Vale ressaltar ainda que cada aspecto relevante sobre a informação é diferente para cada tipo de empresa, influenciado também no shelf-life. Ou seja, o segmento da empresa que está usando os dados é um fator importante para a definição da validade da informação.
Portanto, o data shelf-life de um dado refere-se ao período em que este consegue manter suas características originais em conformidade com as condições adequadas de seu armazenamento e utilização.
Contrariando o que muitos acreditam a informação não é finita, um dado pode ser utilizado inúmeras vezes para distintas finalidades, não tendo um valor comercial. Porém, é imprescindível conhecer e entender cada especificação de como essas informações se aplicam às organizações, ao mercado e a sociedade, para garantir que o valor agregado à coleta e análise de dados seja aproveitado ao máximo.
Conheça quais os fatores que influenciam na data de validade dos dados e porque isso é importante para as empresas. Continue acompanhando a leitura.
O que influencia na validade dos dados?
Como já mencionamos anteriormente, existem muitos aspectos que interferem no prazo de validade de um dado/informação. Iremos conhecer melhor alguns deles e como eles podem influenciar no shelf-life.
- Tipo de dados – um dos fatores mais relevantes é o tipo de dados que será utilizado, se são informações que dificilmente mudam com o tempo e possibilitam o processo de coleta e armazenamento de maneira simples e sem muita preocupação;
- Quem vai utilizar o dado – não estamos nos referindo a pessoas específicas, mas sim ao nicho de mercado. A validade de cada aspecto de um dado é diferente, conforme o segmento em que a empresa atua;
- Para que os dados serão utilizados – é preciso que a empresa selecione o tipo de informação que ela precisa, para que os dados estejam atualizados adequadamente.
- Como o dado será aplicado – esse último aspecto está relacionado ao anterior, e muitas vezes são confundidos. Para explicar melhor, iremos supor que uma empresa utilize dados pessoais para falar direto com o cliente e também para comunicação externa ou seja em campanhas de marketing para as redes sociais, neste caso a possibilidade de uma comunicação incorreta não é apenas menor, como também a utilidade dessas informações é maior.
Devido a destreza de tais fatores, se faz indispensável conhecer e compreender qual a data de referência de cada informação das quais se está trabalhando. Compreender a importância desses fatores é fundamental para realizar o melhor aproveitamento e uso dos dados pela sua empresa.
Podemos concluir que o data shelf-life, refere-se ao tempo que uma informação leva para se tornar inútil para uma empresa.
Descubra porque é importante para as empresas que lidam com dados saber qual o seu prazo de validade.
Qual a importância do shelf-life de dados para quem lida com eles?
Identificar o shelf-life dos dados é importante para manter sempre atualizadas as informações que são importantes para uma determinada finalidade, e assim organizar uma base com dados que realmente são úteis para a sua empresa, sempre em conformidade com seu segmento de atuação.
Vale ressaltar que a data de validade das informações são determinadas pelo tempo em que elas são tidas como úteis para as empresas.
Entretanto, o prazo de validade dos dados pode ser prolongado conforme forem atualizados, podendo ser estendido até a empresa identificar que a operação ou o custo com a manutenção de tais dados não seja mais interessante.
Esse fenômeno de estender a vida útil dos dados, é conhecido no meio científico como Half-Life ou Meia-Vida, sendo comumente empregado em estudos de quantidade de tempo que leva ao menos 50% de uma substância para sofrer uma mudança externa.
A meia-vida dos dados consiste no tempo que leva para o gasto com a informação passar a ser superior ao seu próprio valor.
É importante esclarecer a diferença do shelf-life e do half-life. O primeiro considera apenas características internas dos dados, já o segundo também leva em consideração fatores externos que podem interferir nos custos com o dado e no seu valor.
Sendo assim, não importa o tempo que uma informação foi coletada, se ela estiver no shelf-life, quer dizer que ela ainda é interessante para uma empresa.
Mas quando uma informação chega ao half-life, sua revalidação deixa de agregar valor e a sua manutenção pode ser considerada um prejuízo para a sua empresa.
O data shelf-life vai depender do tipo de armazenamento, objetivo e a maneira que os dados são utilizados, já o data half-life varia em conformidade com a categoria das informações da empresas, podendo ser classificada em: tática, operacional e estratégica.
Conheça melhor as três categorias do data half-life.
Tática
Refere-se à estratégia usada pela as empresas, com a utilização de dados que possam influenciar seus processos quase que em tempo real. A primeira vez que os dados são recebidos são muito valiosos, mas passam a perder esse valor rapidamente. Essa categoria reforça o quanto é importante as empresas investirem em tecnologia para atuar o mais rápido possível usando os dados adicionados.
Operacional
Consiste em uma série de decisões tomadas pela empresa, baseando-se na análise de dados tais decisões podem levar um dia ou uma semana. Essa categoria possui um nível de meia-vida que diminui o grau de valiosidade dos dados lentamente.
Estratégica
Esta última categoria refere-se ao modo como as empresas usam os dados em planos e processos de longo prazo. Diferentemente da primeira categoria, os dados estratégicos possuem valor mais distribuído, perdendo-o de forma gradativa ao decorrer do tempo.
Agora você já sabe o quão é importante se atentar ao shelf-life e half-life dos dados que a sua empresa coleta. Que tal entender quais impactos ocasionados caso a sua empresa ignore o prazo de validade dos dados.
Quais os impactos causados se sua empresa ignorar o shelf-life dos dados?
Entender como coletar, obter e usar os dados fornecidos pelos seus clientes, bem como saber identificar o prazo de validade e quando se deve atualizar os dados é extremamente importante para uma boa estratégia de marketing, de qualquer empresa.
Afinal, quanto mais atualizado o banco de dados da sua empresa estiver, maiores são as suas chances de ter retorno sobre os investimentos feitos para esta operação.
Assegurar que os dados estejam sempre atualizados, aumenta a confiabilidade e credibilidade do público em relação a sua empresa, além é claro de proporcionar mais eficiência para o trabalho.
Por isso, recomenda-se manter a regularidade dos dados e procurar por soluções que facilitem e otimizem essa tarefa, como a Kondado.
Além disso, informações consideradas irrelevantes e desatualizadas podem levar a tomada de decisões inadequadas, podendo prejudicar inclusive a reputação da empresa perante ao mercado, trazendo até mesmo problemas jurídicos.
Não podemos esquecer de mencionar o custo elevado com manutenção e proteção dos dados, que podem se tornar mais altos que o valor agregado aos próprios dados.
Para minimizar esse tipo de risco o melhor a se fazer é apostar em um banco de dados sempre atualizado para que a sua empresa tenha um bom controle das informações e faça o melhor proveito delas.
Por fim, podemos concluir que um dado vai perdendo seu valor com o decorrer do tempo, e que quanto mais antiga for esta informação, menor a sua utilidade para a empresa.
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Conclusão
Agora que chegamos ao fim deste artigo sobre o shelf-life de dados, que tal recapitularmos os pontos mais importantes?!
Vimos que os dados não são infinitos e que muitos fatores colaboram para o seu prazo de validade, como a sua coleta, armazenamento, utilização e aplicação. E que a data de validade de uma informação também é influenciada pelo segmento que faz uso dela.
Em seguida, conhecemos os principais fatores que interferem no shelf-life de dados que são: o tipo de dado, quem vai utilizá-lo, qual sua finalidade e de que modo será aplicado.
Depois aprendemos o quão a identificação do shelf-life é importante para que a sua empresa possa manter os dados coletados e armazenados sempre atualizados, mantendo em sua base apenas os dados que são realmente interessantes para a empresa.
Também pudemos entender o impacto causado por ignorar o shelf-life dos dados, que pode ocasionar a perda de confiança nos dados, além de prejudicar na tomada de decisões uma vez que as informações usadas estejam desatualizadas e não sejam mais úteis para a empresa.
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Publicado em 2022-04-05