Alterações nas integrações de Google Sheets da Kondado

Alterações nas integrações de Google Sheets da Kondado

Inscreva-se

Abordamos dados e análises dentro das empresas.

Receba novos artigos por e-mail


Compartilhe

Nossas integrações com o Google Sheets sofrerão alterações a partir do dia 5 de Novembro de 2020.

O motivo é que, a partir do início de 2021, o Google irá restringir o acesso para alguns dos serviços que utilizamos para realizar as nossas integrações do Google Sheets e realizaremos as alterações necessárias para nos adequar e continuar oferecendo nossas integrações sem interrupções.

Abaixo, explicamos estas mudanças mais a fundo e algumas ações que você precisará tomar para evitar interrupções no seu fluxo de dados.

Porque a mudança?

Atualmente, nossas integrações do Google Sheets utilizam-se de 2 APIs do Google: Drive e Sheets. A API do Google Drive é necessária para que possamos ver a data de última modificação dos arquivos e também listá-los na nossa aplicação para que você possa escolher a planilha em uma lista conforme imagem abaixo

A API do google sheets utilizamos para… bem… ler os dados 🙂

De acordo com as novas regras do Google, o acesso à API do Drive não permitirá mais listagem de arquivos ou mesmo leitura da data de alteração.

Novo modelo de criação e execuçao da integração

Com as novas regras de acesso ao Google Drive, agora não iremos mais ler as suas planilhas disponíveis, então a criação de integrações mudará um pouco. Esta será a nova forma de definir qual planilha será lida:

Em “URL da planilha” bastará você copiar e colar o endereço da planilha que você deseja integrar (o link na barra de navegação do seu navegador onde a planilha está aberta) e as abas serão carregadas automaticamente (caso a URL da planilha esteja correta)

Além disso, não poderemos mais ler a data de atualização da sua planilha para identificar se ela deve ser integrada ou não, então todas as integrações de Google Sheets passarão a ser integrais.

Ações que devem ser tomadas por você

A partir do dia 5 de novembro de 2020, iremos disponibilizar o novo método de criação de integrações em substituição ao método antigo. Neste dia, caso você tenha um conector de Google Sheets já criado, você deverá reautenticar o seu conector para que ele receba as novas permissões. Para fazer isso, basta reautorizar o conector clicando em EDITAR > “AUTORIZAR” > [conceder permissões] > SALVAR (conforme tutorial do conector)

O processo para reautorizar o conector listado acima foi atualizado em 2021-09-21 para refletir o novo método de autorização

Cronograma de implementação

5 de Novembro de 2020

  • Novo método de criação de integrações e do conector será disponibilizado
  • Ação necessária da sua parte: atualizar o seu conector existente conforme demonstração acima
  • Todas as suas novas integrações de Google Sheets serão executadas no modelo integral e as integrações de Google Sheets anteriores continuarão no modelo incremental até…

12 de Novembro de 2020

  • Todas as suas integrações de Google Sheets existentes serão automaticamente atualizadas para o novo modelo (integral)
  • Caso você não tenha realizado a alteração necessária, suas integrações irão sofrer instabilidades e não será mais possível criar novas integrações até que você atualize o seu conector
  • Além da atualização do conector do google sheets mencionada, nenhuma ação será necessária da sua parte para que elas continuem sendo executadas. Entretanto, para evitar um aumento do seu consumo, talvez você queira rever a frequência da sua integração

Como sempre, fique à vontade para tirar qualquer dúvidas conosco através dos nossos canais de atendimento!

Publicado em 2020-10-29