Este artigo foi originalmente publicado em https://www.smartdatacollective.com e traduzido pelo time da Kondado
Autor: Nathan Sykes

O objetivo da indústria 4.0 é simples: maximizar eficiência e lucros, operar de forma enxuta, e sempre que possível, introduzir automação em áreas que os humanos acham perigosas ou repetitivas. Alcançar cada um desses feitos requer comprometimento mental e monetário, e também acesso à informações operacionais importantes. Em outras palavras, é necessário recorrer ao Big Data. Qualquer companhia que quiser colher os frutos da Indústria 4.0 terá que atacar os seguintes desafios com Big Data antes:
1. Dados Isolados
A falta de uma plataforma que cruze todas as áreas da empresa, faz com que o compartilhamento de dados entre departamentos seja provavelmente o maior desafio da Indústria 4.0. Dados isolados são aqueles que podem beneficiar um departamento, mas que muitas vezes são desperdiçados. O Business Intelligence de verdade não existe se os departamentos de uma empresa não conseguem trocar dados e insights entre si. Como um exemplo do que você pode estar deixando de fora, considere uma fabricante de semicondutores que, em modo de falar, criou um “loop” de dados devolvendo dados da fase de teste da produção aos estágios iniciais de desenvolvimento, possibilitando a identificação de produtos defeituosos antes e melhorando a sua qualidade.
2. Redundância no sistema de dados
Outro problema parecido aos dados isolados, é a redundância nos sistemas de dados. Sua companhia provavelmente usa um ERP para rastrear todos as partes do negócio, incluindo seus clientes e vendedores. Mas e se você tivesse mais de um ERP, digamos um para cada planta ou território de vendas, para transferir dados entre eles? E se você tivesse 30? Foi isso que aconteceu com a Anheuser-Busch InBev quando eles consolidaram suas subsidiárias para virar um dos maiores nomes do mercado de bebidas. Em certo ponto, a organização chegou a ter 27 ERPs diferentes. Agora, eles estão transacionando para apenas um para tirar maior vantagem de análises de dados, relatórios e outras ferramentas digitais que se beneficiam de um repositor central e ordenado de dados da empresa.
3. Falta de talentos
Empregadores no mundo todo estão lutando para contratar especialistas em dados para ajudar a construir e manter seus bancos de dados e então ganhar (ou construir ferramentas para ganhar) insights de seus dados organizados. Isso cria um problema – todas as empresas estão aumentando suas equipes ao mesmo tempo. Nesse momento, as empresas americanas estão precisando de mais de 150 mil cientistas de dados. Isso de acordo com uma pesquisa do Linkedin sobre os negócios americanos. E essas posições não são um acumulado de alguns anos, elas estão disponíveis agora. Um segundo desafio relacionado à falta de mão-de-obra especializada, envolve as habilidades que são requeridas aos candidatos. Existem as hard-skills, como matemática e desenvolvimento de softwares, que não são negociáveis, mas também várias soft-skills são necessárias para bons cientistas de dados, como a habilidade em comunicar-se e contar aos outros as histórias que enxergam nos dados.
4. Segurança e acesso aos dados
Muito está sendo escrito sobre as vulnerabilidades em segurança da Internet das Coisas, incluindo dispositivos de controle de máquinas industriais. E muito mais está ainda para ser escrito. No âmbito comercial, os tomadores de decisões dos negócios continuam hesitantes em investir em IoT (Internet das Coisas) e outras tecnologias digitais transformadoras porquê se preocupam com os gaps de segurança que essas tecnologias introduzem. De fato, 77% das empresas entrevistadas pelo Forrester and ForeScout, dizem que encaram agora desafios de segurança significantes que não precisavam se preocupar anteriormente. Mas quais são esses desafios?
- Equipamentos industriais conectados incluindo sensores, rastreadores e dispositivos de controle nem sempre vêm equipados com segurança robusta de fábrica. Os colaboradores precisam entender como atualizar esses equipamentos para garantir que eles recebam atualizações de segurança regularmente.
- O acesso de dados em companhias digitais é outra grande preocupação na segurança desses dados. As empresas precisam implantar procedimentos com credenciais para garantir que seus colaboradores só possam acessar os dados para os quais tem liberação.
- Até a segurança física nos armazéns modernos e plantas de manufatura é uma grande preocupação. As salas de servidores precisam ser mantidas trancadas e vigiadas em todos os momentos, com os devidos procedimentos de registros de entrada, para garantir que seus valiosos servidores e equipamentos analíticos (sem mencionar toda a propriedade intelectual guardada lá) sejam resguardados.
Muitos detalhes podem escapar aos seus olhos no que diz respeito à segurança dos seus dados e a habilidade de acessá-los. Se você tem um contrato com uma empresa terceirizada para usar seus servidores, pergunte-se isso – você sabe o quão bem eles estão preparados para isso? Existe sempre um tradeoff entre construir sua própria infraestrutura de dados ou confiá-la a outra empresa, mas alguns dos desafios, como se planejar para os imprevistos, são os mesmos nas duas experiências.
5. Falta de engajamento (e compatibilidade)
Finalmente, existe o desafio de garantir o engajamento. Não existe dúvida que a indústria 4.0 está decolando em grandes proporções, e pode melhorar a produtividade de indústrias em ramos como transporte, energia, saúde, manufatura e muito mais, em até 35%. Enquanto isso, no entanto, temos um misto de sistemas novos e legados – e eles nem sempre trabalham bem juntos. Aqui podemos ver onde a adoção de tecnologias disruptivas abre novas portas às companhias, mas também aumenta as apostas em complexas cadeias de suprimentos. Assim como os departamentos de sua empresa precisam das ferramentas digitais certas para fazer com que os dados fluam suavemente, sua companhia precisa estar apta a trocar registros, autenticações e notificações mais instantaneamente e perfeitamente.
Conclusão
Contando que a sua companhia se mantenha atenta a esses desafios e você invista nas pessoas certas, você poderá encontrar formas criativas de superá-los. Existe muito potencial produtivo e lucrativo vindo da união do Big Data com a Indústria 4.0 para desistir agora que as coisas parecem um pouco complicadas.
Publicado em 2019-11-05