A importância do BI e Data Analytics para sua empresa

A importância do BI e Data Analytics para sua empresa

Inscreva-se

Abordamos dados e análises dentro das empresas.

Receba novos artigos por e-mail


Compartilhe

Os dados e informações de uma empresa são um recurso muito importante, mas só podem ser utilizados se estiverem armazenados em local de fácil acesso e bem organizados. 

A maioria das empresas salva seus dados de forma isolada em diferentes ferramentas, dificultando o seu acesso e obtenção de informações com o uso deles. 

Para que possam obter o aproveitamento máximo de todos os seus dados, recomenda-se mover os dados desses silos para um data warehouse, onde é possível analisá-los e transformá-los utilizando apenas ferramentas de Business Intelligence (BI) ou Data Analytics para ajudar na tomada de decisões e otimizar as operações.

Você deve estar se perguntando, mas afinal, o que são as ferramentas de Business Intelligence (BI) e Data Analytics. Vamos esclarecer isso agora. 

O BI é um processo de coleta, armazenamento e análise de dados referentes a operações de uma empresa, este pode ser realizado praticamente em tempo real, tendo como objetivo auxiliar nas tomadas de decisão.

Já o Data Analytics faz o uso de dados de uma empresa para antecipar tendências e fazer previsões, baseando-se em análises estatísticas, data mining e modelos preditivos.

Ambos os processos possuem ferramentas que podem ser podem ser de grande importância para uma melhor visualização e análise de dados da sua empresa, começando pela criação de um banco de dados que permite  a integração de dados de forma organizada e de fácil acesso.

Confira a seguir de que modo a implantação de uma ferramenta de integração de dados pode impactar positivamente no seu negócio. Aprenda sobre as principais diferenças do BI e do Data Analytics e qual escolher para ajudar a sua empresa a tirar melhor proveito dos seus dados.

Entenda como a implantação de uma ferramenta de BI pode impactar positivamente a sua empresa

As ferramentas de BI não ajudam as empresas somente nos processos de coleta, armazenamento ou análise de dados, as empresas sabem que os dados estão ali, mas em sua maioria não são utilizados, então a grande sacada dessas ferramentas é ajudar a encontrar insights que possam ser úteis em meio a tantos dados.

Nossa mente memoriza melhor imagens e recursos visuais, que são mais fáceis de entender do que os números e as palavras. Ao olharmos para tabelas com muitos números e textos temos dificuldade de visualizar os dados, não sendo possível interpretar aquelas informações rapidamente.

Mas se estes dados se apresentam em forma gráfica, nós conseguimos não só apenas entendê-los como identificamos padrões. Por isso, o recurso de visualização de dados tornou-se tão importante, e parte integrante das ferramentas de BI. Com isso fica mais fácil visualizar os dados, identificar padrões e tendências.

Além disso, tais ferramentas podem ajudar as empresas a terem um melhor controle sobre suas operações, podendo visualizar melhor o que está acontecendo na corporação. Mantendo um acompanhamento constante dos dados sobre processos e procedimentos possibilita a identificação e correção de qualquer erro rapidamente.

Outro aspecto relevante ao adotar o recurso de inteligência de negócios é ter dados suficientes para ajudar na tomada de decisões. Isso não é possível com o uso de relatórios tradicionais, onde fica mais difícil obter insights acionáveis. Estes insights são métricas que possibilitam a execução de qualquer ação.

Um  banco de dados proporciona mais organização e consequentemente influencia de forma positiva na eficiência da empresa. Isso porque, ao tornar os dados acessíveis para diferentes setores de uma companhia, reduz o tempo de espera das solicitações e relatórios, aumentando a produtividade de cada departamento da empresa.

Ter um stack de BI que fornece dados rapidamente, pode reduzir significativamente erros humanos na elaboração de relatórios de dados críticos, por exemplo. Obter  acesso aos dados em instantes, permite que a empresa esteja sempre informada e ajuda a tomar decisões mais assertivas.

Isso não é tudo, um sistema de dados possibilita que a sua empresa tenha insights de seus concorrentes podendo ser uma vantagem competitiva, para que esteja melhor informada e possa se planejar  sair a frente no mercado.

Agora que você já entende o porque é importante ter um sistema de BI ou Data Analytics na sua empresa, que tal conhecer as principais diferenças entre os dois recursos?

Descubra quais as diferenças e semelhanças do BI e Data Analytics

Como vimos anteriormente o BI é um processo de coleta, armazenamento e análise de dados e o Data Analytics por sua vez é um recurso que atua de forma preventiva, analisando e baseando-se nos dados.

Vamos esclarecer melhor as diferenças desses dois sistemas:

  • BI refere-se ao estágio descritivo do uso de dados, corresponde ao uso de métricas e indicadores chave de performance que muitos gestores usam para auxiliar na tomada de decisões do dia a dia. A sua visualização de dados é feita utilizando ferramentas que possam ajudar na montagem de relatórios BI, como a Metabase, Tableau e Power BI.
  • Data Analytics envolve três estágios de uso de dados, são eles: diagnóstico, predição e prescrição. Sua utilização exige conhecimento estático e matemático, para identificar algum padrão nos dados que não são tão óbvios. As ferramentas de Data Analytics baseiam-se em algoritmos e simulações.

No que se refere à semelhança entre os recursos, um ponto em comum entre ambos é que é necessário o uso de um stack centralizando os dados das ferramentas ou softwares em um data warehouse através de ELT ou ETL.

O ELT sigla de Extract, Load e Transform que pode ser traduzida para Extrair, Carregar e Transformar, consiste em um processo de dados cujo objetivo seja replicá-los de uma fonte para um banco de dados de destino.

Já o ETL é um processo que inclui as etapas de Extração, Transformação e Carregamento, sendo comumente utilizado para combinar dados de diferentes fontes, construindo um data warehouse.

O que diferencia um processo do outro, é que o ETL a transformação dos dados é realizada anteriormente a sua gravação ao destino final, tornando o processo de replicação mais complexo pois exige conhecimentos técnicos do desenvolvedor para criar e alterar sempre que existir uma modificação no padrão dos dados.

 O ELT por sua vez, o processo de carregamento dos dados é feito de forma mais simples com ajuda de ferramentas, que possibilitam modelá-los e transformá-los sem a necessidade de um desenvolvedor, o próprio analista de negócio pode realizar o processo.

Você já sabe a diferença de Data Analytics e BI e que é necessário o uso de um stack de dados, para enviá-los para a sua base. Saiba como escolher o sistema que melhor atenda as necessidades do seu negócio.

Saiba como escolher um dos sistemas de dados que atenda melhor às necessidades da sua empresa

Como vimos anteriormente, tanto o BI como o Data Analytics são importantes recursos dentro do mundo dos negócios. Sendo que o primeiro pode oferecer um panorama da situação atual da empresa verificando as suas metas, enquanto o segundo permite traçar estratégias futuras.

Apesar de atuarem em estágios diferentes da área de dados, ambos os processos podem ser considerados complementares, implementar os dois na sua empresa permite uma gestão muito mais estratégica.

Muitos gestores acreditam que BI seja um recurso mais simples, enquanto o DA apresenta um grau maior de complexidade. Se sua empresa necessita da obtenção de dados rapidamente para auxiliar na tomada de decisão, então recomenda-se o Business Intelligence, mas se você quer traçar metas e verificar tendências, o Data Analytics é o mais indicado.  

Agora que você já sabe as aplicações de cada um dos processos de dados, saiba quem pode te ajudar nesse processo.

Encontre a ajuda certa para centralizar e integrar os dados da sua empresa

A Kondado é uma plataforma de integração de dados para finalidades analíticas, ou seja, nossos clientes acessam nossa plataforma para criar integrações migrando os dados das suas ferramentas ao seu banco de dados analítico, em apenas alguns cliques, sem precisar escrever uma linha ou usar um código.

Uma vez que os dados estejam centralizados no banco, o cliente poderá usá-los como quiser, conectando-os por exemplo ao seu sistema de BI ou Data Analytics.

Podemos auxiliar na integração de dados para um BI ou DA, possibilitando que os dados de vários lugares sejam encontrados em um único lugar. Esse processo é um grande aliado dos analistas, gestores e cientistas, pois possibilita o cruzamento de informações, consultar e analisar dados de forma mais eficiente e rápida.

Na Kondado realizamos a integração de mais de 80 fontes de forma online, sem a necessidade de instalar nada ou se preocupar com a manutenção de um servidor. Contamos também com uma sessão de modelagem de dados em SQL, que permite a automatização de toda a preparação de dados para análises e visualizações.

Te ajudamos a ter acesso aos seus dados, para que você foque em utilizá-los da melhor maneira para que a sua empresa possa crescer. Veja como é simples!

  1. Você escolhe o destino do seus dados, começando pelo período de teste gratuito que dura cerca de 14 dias e dá direito a 10 integrações ou 5 milhões de linhas integradas gratuitamente;
  2. Acesse a plataforma da Kondado e cadastre seu destino de dados e seus conectores;
  3. Cria sua integrações com apenas alguns cliques;
  4. Modele seus dados;
  5. Enviamos os dados conforme a frequência de sua escolha;
  6. Passando o período de teste se você gostar dos serviços da Kondado pode fazer a assinatura de um de nossos planos mensais;
  7. Em caso de dúvida, durante qualquer etapa do processo, colocamos à disposição nossa equipe, que estará sempre pronta para ajudar através do chat em nossa plataforma.

Conclusão

Chegamos ao fim deste artigo que reforça a importância de um sistema de dados para a sua empresa. Que tal recapitularmos, os pontos mais relevantes sobre o tema? 

Primeiro vimos que os dados de uma empresa são um recurso valiosíssimo, e que é importante contar com sistema para facilitar o seu acesso e reunir todos os dados em um único lugar. Fomos apresentados ao Business Intelligence e ao Data Analytics.

Depois vimos como o uso de um sistema de dados pode influenciar de forma positiva na sua empresa tanto internamente, melhorando a produtividade, como externamente preparando estratégias para sair à frente da concorrência.

Em seguida apresentamos as principais diferenças do BI e DA, que se dá sobretudo no estágio em que são inseridos, o primeiro para a obtenção de dados em tempo real e o seguro para traçar estratégias no futuro.

Também aprendemos como escolher o processo que atenda melhor às necessidades do seu negócio, e como eles podem melhorar a sua gestão se usados em conjunto.

Por fim, fomos apresentados à Kondado uma plataforma que pode te ajudar no processo de centralização dos dados da sua empresa. 

Não perca tempo, aproveite o período de teste gratuito e conheça os benefícios da nossa plataforma para facilitar o acesso aos dados da sua empresa! 

Publicado em 2022-01-24