Conheça 8 ferramentas para visualizar seus dados!

Conheça 8 ferramentas para visualizar seus dados!

Inscreva-se

Abordamos dados e análises dentro das empresas.

Receba novos artigos por e-mail


Compartilhe

O controle de informações de uma empresa, seus projetos, programas e portfólios é o grande aliado de sucesso da mesma. A partir do acompanhamento, criação e análise de relatórios é possível verificar quais são os pontos fortes e a melhorar de uma instituição.

Por isso, é imprescindível ter um sistema que recolha esses dados, como a plataforma da Kondado, que os integra, configura, personaliza as informações que você precisa, etc.

Entretanto, não basta ter uma ótima performance em integração de dados e não utilizá-la adequadamente, principalmente se a quantidade de dados for muito grande. Nesses casos, a visualização dos dados, data visualization, torna-se ainda mais importante.

Ao entender essa importância, esse artigo apresenta 8 ferramentas para quem precisa visualizar dados e otimizar as tomadas de decisão.

Portanto, se você precisa disso para melhorar o funcionamento da sua empresa, não deixe de conferir esse texto!

Boa leitura!

Por que a visualização de dados é relevante? E por que utilizar ferramentas para visualizar seus dados?

A velocidade das informações está cada vez mais rápida e isso quer dizer que a facilidade de perda de controle administrativo também está. Escolhas certas se baseiam em conhecimento, o que inclui visão geral e acompanhamento das estatísticas da empresa.

É necessário ter embasamento para tomar iniciativas e abdicar de outras a fim de atingir o sucesso da organização.

Entretanto, com tantos dados disponíveis, números, setores e stakeholders, pode ser difícil lidar com tudo. Para isso, é importante primeiro identificá-los e associá-los e isso envolve uma boa visualização dos mesmos.

Afinal, de que adianta operar com o melhor software para coleta de informações se você não consegue traduzi-las e utilizá-las?

A organização e disposição dos dados são tão indispensáveis quanto a integração dos mesmos e é necessário ter isso em mente durante o acompanhamento corporativo!

Para o acompanhamento de dados ser efetivo, é necessário complementar a sua coleta com o seu entendimento. Essa é mais uma das razões do por que você deve dedicar um tempo na criação das suas visualizações de dados.

Mas se você ainda não faz isso, não se preocupe e confira nos tópicos abaixo 8 ferramentas para realizar o processo de visualização de dados.

Com elas, certamente será muito mais fácil administrar a sua empresa da maneira correta!

1º ferramenta de visualização de dados: Power BI

O Power BI é um programa da Microsoft e que cada vez mais está sendo requisitado pelas empresas. Desde a sua aparição, tornou-se comum que pessoas com experiência nesse software tivessem diferenciais em seleções.

Acontece que ele oferece ótimos serviços para disposição de dados para exercer o  Business Intelligence, a chamada Inteligência Empresarial. No Power BI, é possível agregar os dados e torná-los mais fáceis de visualizar. 

Assim, o software junta uma grande quantidade de informações e as dispõe de uma maneira que seja legível de o cérebro interpretar a partir de diferentes gráficos da plataforma. Ele também é muito útil para a criação de estratégias e por isso as pessoas o utilizam comumente no processo decisório das empresas.

A plataforma dispõe de um plano gratuito com armazenamento de 1GB onde é possível utilizar também na nuvem e outro plano pago com extensão de armazenagem de dados.

2ª ferramenta de visualização de dados: Looker

Para quem precisa acessar dados organizados a qualquer hora e qualquer lugar, o Looker surge como uma ótima opção! Essa plataforma atua quase que inteiramente na nuvem, o que possibilita a visualização de dados de maneira online.

No Looker é possível reunir todas as informações com segurança e extrair o valor de cada uma delas demonstrando os dados relevantes para a empresa. Ele foi o primeiro software de Business Intelligence do mercado e por isso é amplamente conhecido.

Frequentemente utilizado por analistas, técnicos e engenheiros, o Looker é bastante profissional com painéis personalizáveis e com diversas ferramentas que potencializam a leitura de dados.

3º ferramenta: Google Data Studio 

O Google é responsável por diversas ferramentas atualmente e ele não poderia ficar de fora quando o assunto é visualização de dados. Por isso, o Google Data Studio é uma ferramenta da empresa que permite a criação de relatórios, exploradores, origens de dados e painéis informativos para o melhor entendimento de dados.

O conteúdo é criado online com a possibilidade de download e é possível conectar diversas  fontes de dados e insights.

De fácil manuseio, o Data Studio ainda permite que mais de uma pessoa edite e acesse os relatórios e painéis ao mesmo tempo, o que é uma grande vantagem para as organizações.

Até porque é possível editar quem pode alterar ou não o documento, limitar o acesso à visualização, etc. Além disso, os editores de fontes de dados podem atualizar os campos e editar as conexões e a SQL (Linguagem de Consulta Estruturada) personalizada.

4ª ferramenta para visualizar dados: Metabase

O Metabase é uma ferramenta de código-aberto (open-source), onde seu funcionamento ocorre através da busca de respostas para as perguntas que uma empresa tem sobre seus dados. Para isso, é feita a análise de dados para a posterior amostragem das informações de forma relevante e organizada.

Metabase é bem simples de utilizar, de construir gráficos, dashboards e reúne dados de diversos bancos de dados disponíveis atualmente. Com tudo isso, o Metabase ainda é uma ferramenta totalmente gratuita.

5ª ferramenta: Looqbox

O Looqbox é uma ferramenta de Business Intelligence simples e escalável com dashboards interativos e de ótima visualização de dados. O Looqbox pode ser utilizado em diversos segmentos como: varejo, shopping, saúde, indústria ou serviços financeiros, somando uma grande variedade de público.

Nele também é possível definir as camadas de acesso, assim como visualizar seus dados de qualquer lugar utilizando um dispositivo com internet, até mesmo um smartwatch. Decerto, uma ferramenta muito acessível e útil para quem quer ter controle dos dados e melhora nas decisões.

Ferramenta nº 6: Klipfolio

A visualização de dados em nuvem é o grande diferencial de ferramentas de junção e organização de dados e nessa lista o Klipfolio está inserido. Ele é mais uma opção para reunir milhares de dados coletados e disponibilizá-los de maneira bonita e simplificada para o melhor entendimento.

Na plataforma há diversas sugestões de relatórios, gráficos, entre outros modelos, para que o cliente escolha a que melhor satisfaz a sua vontade ou necessidade.

Os painéis feitos pelo Klipfolio costumam ser bastante esclarecedores e a atualização de gráficos, dashboards, indicadores de desempenho pode ser atualizada a partir da conexão com o Data Warehouse.

Ferramentas para visualizar seus dados – nº 7: Tableau

Quem quer unir boa visualização de dados com facilidade de navegação na plataforma pode contar com a Tableau. Talvez por essas razões essa ferramenta esteja há tanto tempo no mercado, já que é possível considerar o Tableau uma das pioneiras do Business Intelligence através da visualização de dados gráficos, relatórios, etc.

Junto à experiência temporal, soma-se a grande quantidade de clientes que o Tableau atende e auxilia ao longo desses anos.

O diferencial dessa ferramenta é sua utilização para dados massificados, o que garante uma boa organização em caso de empresas com alta demanda, grande número de informações e indicadores a considerar. Afinal, é uma ferramenta que abrange todos esses aspectos e dispõe de maneira a facilitar o entendimento.

8ª ferramenta: Qlikview

Além de dispor os dados de maneira setorizada, o Qlikview é conhecido por ter um dos maiores índices de personalização para painéis, relatórios corporativos e gráficos. Também é uma ferramenta de fácil manuseio e que permite que em poucos passos ocorra uma bela apresentação de dados. 

Ela também tem o diferencial de permitir que empresas criem seus próprios aplicativos através de scripts únicos. Com relação à segurança das informações, é possível definir quem pode acessar e o que pode fazer com relação à elas. Desse modo é possível exibir no modo leitor toda uma organização de dados sem ter riscos de alterações.

Conte com a Kondado na hora de escolher as ferramentas para visualizar seus dados!

Após conhecer 8 ferramentas que auxiliam na visualização de dados, a importância disso e também como o uso delas pode ser uma ótima oportunidade de melhorar as iniciativas de Business Intelligence em sua empresa, temos uma pergunta: você ainda não tem seus dados centralizados?

Essa é uma pergunta relevante, pois é necessário ter dados reunidos para tomar as decisões certas e que se embasam em gráficos e relatórios feitos nessas ferramentas.

Então, antes de escolher as ferramentas para visualizar informações pertinentes para a sua empresa, é importante ter uma plataforma que integre os dados da mesma. Assim sendo, o próximo passo é escolher a ferramenta que mais se adequa à sua necessidade ou desejo de organização de dados.

Portanto, se você leu até aqui pois está preocupado (a) com o nível de qualidade das decisões de sua organização, não deixe de contratar uma boa ferramenta para compilar seus dados.

Pensando em te ajudar com isso, a Kondado separou um período de teste sem custos para que você desfrute da plataforma e tire a prova a qualidade do nosso serviço.

Visite o site, cadastre-se no teste e garanta já!

Publicado em 2021-10-14