Como começar a medir os resultados do seu e-commerce?

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O aumento do e-commerce foi uma realidade no Brasil com a ocorrência da pandemia e do isolamento social. Apesar da diminuição de casos e também do retorno gradual de rotinas presenciais, o comércio eletrônico veio para ficar devido à sua praticidade.

Com esses avanços, muitas lojas precisaram se reinventar, bem como se adequar ao mundo do comércio digital. Esse processo envolve não apenas a adesão da internet, redes sociais e websites, mas também o entendimento de que não há tanta diferença entre as vendas na loja física ou na loja virtual.

Em ambos os casos, existem diversos fatores que colaboram com o crescimento e resultados de uma empresa e é importante saber analisar cada um deles.

Falando sobre o âmbito do e-commerce, este artigo pretende falar justamente com quem está iniciando a análise sobre os resultados do próprio comércio eletrônico. Para isso, você entenderá um pouco sobre as métricas de e-commerce e como começar a medí-las para potencializar os seus resultados.

Então se você tem um e-commerce e está curioso para medir e otimizar os seus resultados, não deixe de conferir este texto! 

Boa leitura!

Métricas do e-commerce: o que são indicadores do comércio eletrônico?

As métricas ou indicadores de e-commerce são os dados que vão inferir sobre todos os resultados de uma loja virtual. Esses dados servem como referências, como indicadores de desempenho (também conhecidos pela sigla em inglês KPI ‘s).

Esses indicadores podem fazer referência aos acessos na sua página, a determinados produtos, alas do seu e-commerce, etc.

Todas essas informações podem servir como trunfos para que você saiba exatamente no que investir tanto para melhorar quanto para atrair ainda mais clientes.

Da mesma maneira, essas métricas são ideais para analisar os resultados da sua loja virtual, afinal, de onde está vindo seu maior lucro?

O que mais interessa o seu público-alvo?

Essas e outras questões podem ser respondidas através da análise das métricas do e-commerce. Essa supervisão garante o acompanhamento dos dados do seu e-commerce, bem como o planejamento para melhorar o seu negócio.

Como o monitoramento dos indicadores pode ajudar a medir os resultados do e-commerce?

É possível visualizar cada métrica do seu e-commerce como um pilar do mesmo. Essa analogia faz com que você idealize os níveis que os seus indicadores devem ter.

Por exemplo, a satisfação do cliente é um dado extremamente importante e influente sobre o sucesso do seu negócio. Por isso, é necessário que minimamente esse indicador aponte bons números, pois caso contrário, o seu e-commerce pode estar deixando de fazer vendas.

Nesse caso, é imprescindível entender o porquê. Veja que este é apenas um exemplo a respeito da supervisão dos indicadores.

O importante é compreender que o monitoramento das métricas te dá a possibilidade e intervenção, tanto em casos positivos quanto em situações que seja necessário melhorar determinado indicador.

Como consequência, o seu e-commerce irá sempre operar de uma maneira em que você tenha o controle, que você entenda o desejo do seu público, que entenda como ele lida com o layout, o que mais lhe interessa dentro da sua loja virtual, etc.

Todos esses pontos são cruciais para o seu e-commerce e podem ser os principais indicadores de resultados dele.

O que fazer para começar a medir o sucesso do seu e-commerce?

Se você ainda não realizou a análise de métricas do seu e-commerce, saiba que existem alguns aspectos que podem te ajudar na aquisição de resultados assertivos. Confira:

Escolha os KPI’s corretos

Ao iniciar uma loja física é preciso considerar diversos fatores que interferem na entrada do cliente no ambiente até a finalização da compra. Com o e-commerce não é diferente e esses diversos fatores são transformados em indicadores.

Entretanto, todas essas informações de uma só vez podem te atrapalhar em atingir as informações mais relevantes para o seu negócio. Por isso, é muito importante selecionar os KPI’s mais importantes para o seu e-commerce. 

Para ser assertivo na escolha, elenque os KPI’s de acordo com os seus objetivos para sua loja virtual, esse é um bom primeiro passo para monitorar fatores que geram os resultados que você espera.

Centralize seus dados

Um fator indispensável para quem está lidando com e-commerce e quer medir resultados é a centralização de dados. Por meio dessa organização, é possível estar a par de tudo sem risco de confusões.

Esses dados também serão extremamente pertinentes para as tomadas de decisão, planejamentos e revisão de planos. Lembre-se que o seu negócio está no mundo digital, então aproveite a tecnologia ao seu favor!

Como a integração de dados pode ajudar no monitoramento de resultados do e-commerce?

Não basta escolher bem as informações que você deseja ter se o seu acesso a elas for limitado. Por isso, é indispensável que você invista em integrações de dados. Desse modo, você terá acesso a todo momento às informações que seu e-commerce precisa, evitando prejuízos causados pela desorganização de dados.

E se você concorda com isso, saiba que a Kondado tem a oferta certa para você monitorar os seus resultados através de uma integração de dados eficiente.

Com nossa plataforma, você escolhe o plano que mais se encaixa na sua necessidade, além de contar com modelos, fontes de dados, destinos e usuários ilimitados para acessar as informações!

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Publicado em 2021-09-20