02. Chaves

O que são chaves?

Uma chave é um texto sensível que você pode cadastrar na Kondado para utilizar em conjunto com as nossas funções. Por exemplo, você pode cadastrar uma chave que será utilizada por uma função que pseudononimiza um endereço de e-mail.

Segurança das chaves

Uma vez salva, a sua chave será armazenada de forma criptografada em um local que só é acessível pelos nossos servidores de integração.

Isso quer dizer que, uma vez que a sua chave seja salva, o texto não será mais exibido de forma crua na nossa plataforma.

Chaves versus destinos e conectores

Para que os nossos servidores de integração possam acessar os seus conectores e destinos, é necessário que você informe alguns dados de acesso, entre eles podem estar senhas e tokens, que são dados sensíveis e armazenados com a mesma segurança das suas chaves.

Entretanto, as chaves e as informações de acesso fornecidas são componentes diferentes da Kondado e não devem ser confundidos.

Componentes de uma chave

As chaves são compostas de 3 campos:

  • Nome: Campo livre, aberto e obrigatório que serve como um identificador para que você possa localizar sua chave facilmente. Por exemplo: “Chave para Hash de emails”
  • Descrição: Campo livre, aberto e opcional que fornece informações adicionais sobre a sua chave. Por exemplo: “Chave de 256 caracteres gerada em 2020-09-10 para funções de criptografia de emails”
  • Texto: Esse campo é a sua chave de fato. Ele é o componente sensível que será utilizado pelas nossas funções

Como criar e gerenciar suas chaves

Agora que você está familizarizado com o conceito das chaves, chegou a hora de vermos como utilizá-las:

1) Faça login na sua conta da Kondado

2) À direita do menu superior, clique no seu email e depois em configurações

3) Na seção de configurações, clique em “CHAVES”

4) Na seção de chaves, você verá a lista das suas chaves e um botão à esquerda “Nova Chave”. Clique neste botão

5) No menu que irá se abrir, você deve preencher os componentes da sua chave, conforme explicado anteriormente. Caso deseje, você pode também escolher que a Kondado gere a sua chave automaticamente clicando no botão “GERAR AUTOMATICAMENTE”

6) Preencha os campos obrigatórios e clique em CRIAR. Lembre-se que, uma vez criada, o texto da chave não será mais exibido

7) Uma vez criada, a sua nova chave irá aparecer no topo da lista de chaves. Você pode editar o seu nome e descrição clicando no ícone do lápis e ativá-la ou desativá-la utilizando o toggle à direita. Lembre-se que chaves desativadas não poderão ser utilizadas em novas funções