Com a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) no Brasil, percebemos a necessidade de auxiliar nossos clientes a aumentar a proteção da privacidade dos dados que a Kondado insere em seus destinos de dados. Para tal finalidade, foram criadas as funções.
O que são funções?
As funções são processos aplicados aos dados antes mesmo de serem escritos no destino. Você pode, por exemplo, escolher por aplicar uma função que transforme a condição de um texto para caixa alta. Desta forma, você terá um texto como “olá, mundo!” transmutado para “OLÁ, MUNDO!”.
Encadeamento de funções
As funções da Kondado são granulares. Isso quer dizer que elas realizam uma operação por vez. Em decorrrência disso, você pode encadeá-las, fazendo com que elas sejam aplicadas sequencialmente.
Voltando ao exemplo do campo “olá, mundo!”, você pode utilizar a função de transformar a condição do texto para caixa alta e depois aplciar uma função de remover espaços. Assim sendo, teríamos o seguinte fluxo:
- No conector: “olá, mundo!”
- Primeira função (caixa alta): “OLÁ, MUNDO!”
- Segunda função (remover espaços): “OLÁ,MUNDO!”
- Escrito no destino: “OLÁ,MUNDO!”
Categorias de funções
Na Kondado, as funções são classificadas em 3 (três) categorias:
Transformação: Aplica um processo ao campo que ainda permite sua identificação de forma simples. Como exemplo, têm-se as funções de remover espaços e condicionar as letras para caixa alta.
Anonimização: Aplica um processo ao campo que não guarda qualquer relação com seu valor original. Como exemplo, tem-se uma função que substitui um valor por um UUID aleatório.
Pseudonimização: Aplica um processo ao campo que guarda certa relação com o valor original. Contudo, a reversão do campo ao valor original será computacionalmente custosa ou só poderá ser feita com outros valores. Para fins de exemplificação, pense que você precisaria saber o ID do registro que foi pseudonimizado para buscar em outro lugar o seu valor original ou mesmo deduzir, com várias associações, qual é o valor original.
Tipagem
Algumas funções alterarão o tipo de dado original. Exemplo: utilizar uma função que substitui um campo por um UUID aleatório irá alterar qualquer tipo de dado para texto.
Além disso, algumas funções são limitadas para alguns tipos de dado. Exemplo: uma função que escreve o ano de uma data só pode ser aplicada em campos do tipo “timestamps” e “datas”.
Com o encadeamento de funções, o tipo de dado que as próximas funções irão utilizar é sempre relativo ao tipo gerado pela última função aplicada (ou ao tipo do campo original, caso seja a primeira função da cadeia.) Exemplo: um campo do tipo “data” está no conector como “2020-09-10”. Você pode aplicar uma função de transformação que altere o tipo desse campo para “texto” e depois aplicar uma função que remova caracteres especiais (utilizada apenas em campos do tipo “texto”). Tal processo ocorrerá da seguinte forma:
- –No conector: date (2020-09-10)
- Primeira função (transformar em texto): “2020-09-10”
- Segunda função (remover caracteres): “20200910”
- Escrita no destino: “20200910”